Buscar

RESUMO AULA 2 CIENCIA DOS MATERIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO
Estrutura dos átomos
 Acreditava-se que o átomo era a menor unidade em que a matéria existia, foi descoberto que o átomo e composto por de unidades ainda menores, e possível subdividir e explora sua estrutura.
 Ligação atômica 
O átomo e composto por um núcleo circundado por elétrons, o núcleo e composto por prótons e neutros, os elétrons são partículas carregadas. A carga de elétron e convencionada negativa. Como os elétrons são componentes de todos os átomos, sua carga elétrica e tomada como unidade, um próton possui uma carga igual numericamente do elétron, só que o sinal oposto. 
Constituição dos materiais 
São constituídos por átomos, que no estado solido, sai unidos por ligação químicas e primarias e secundaria essa ligação afeta a propriedade química e física. 
Arranjo atômico 
A propriedade do material dependo do arranjo dos átomos, podem ser classificas em estrutura molécula isto e átomos e agrupamento, estruturas cristalinas, um arranjo repetitivo de átomos, estrutura amorfa são estruturas sem nenhuma regularidade. Os materiais solidas podem ser classificados em cristalinos ou não cristalinas.
 Matéria Cristalino
 Uma molécula tem uma regularidade estrutural, porque a ligação covalente determina um número especifico vizinhos para átomos e a orientação no espaço formando uma estrutura tridimensional. 
Matérias não cristalinos ou amorfos 
Não existe ordem de longo alcance nas disposições dos átomos. As propriedades e matérias solidas cristalinas dependem da estrutura cristalina, da maneira em que átomos, moléculas e íon estão dispostos. Há um número deferente de estruturas cristalina.
 Força de ligação e energia de ligação 
A medida em que os átomos se aproximam, cada um exerce força sobre o outro, são forças de dois tipos, atrativa e repulsiva, são a magnitude de cada uma delas função de separação e distancia Inter atômica. A força líquida FL entre os dois átomos é exatamente a soma das componentes de atração e de repulsão.
 Ligação Iônica 
E encontrado em campos cuja a composição envolve tanto elementos não metálicos e metálicos, os átomos de um elemento metálico perde perdem facilmente seus elétrons de Valencia para os átomos não metálicos. No processo, todos os átomos adquirem configurações estáveis ou de gás inerte e adicionalmente, uma carga elétrica; isto é, eles se tomam íons. Os elementos químicos que realizam a ligação apresentam algumas características especificas, são moléculas solidas e as organização dos átomos ocorrem formando retículos cristalinos. 
Ligação covalente
 Este material pode ser protegido por direitos autorais e não pode ser reproduzido ou repassado para terceiros. Os elementos químicos que realizam ligações iônicas, apresentam algumas características especificas. são moléculas solidas e a organização dos átomos acontece para que ridículos cristalinos sejam formados, além de serem solúveis na água. 
Ligação metálica 
A ligação metálica, e ultimo timo e ligação primaria, e encontrado em metais e suas ligas, os materiais metálicos possuem um doí ou três elétrons de valência, esses elétrons de valências não se encontram ligados a qualquer átomo em partícula no solido e estão mais ou menos livres para se movimenta ao longo do metal. Eles poder ser considerados pertencentes ao metal. os elétrons restantes aqueles que não são elétrons de Valencia, juntamente com os núcleos atômicos, possuem uma carga líquida positiva igual em magnitude à carga total dos elétrons de valência por átomo.
 LIGAÇÃO SECUNDÁRIA OU LIGAÇÃO DE VAN DER WAALS
 Ligação secundaria existe em todos os átomos ou moléculas, mas a sua presença pode fica obscura se alguma dos três tipos estiverem presentes. A ligação secundária fica evidente para os gases inertes, que possuem estruturas eletrônicas estáveis, e ainda entre suas moléculas, em estruturas moleculares que são ligadas covalentemente. Apresentam propriedades de ductibilidade, maleabilidade e condutividade elétrica. As forças de ligações secundarias surgem de dipolos atômicos ou moleculares, um dipolo elétrico existira sempre que houver separações entre as frações positivas e negativas de um átomo ou molécula. A ligação resulta da aração colombina entre a extremidade positiva de um dipolo e a reação negativa de um dipolo adjacente, as interações entre dipolo ocorre entre dois induzidos e moléculas polares.
 ESTRUTURAS CRISTALINAS 
Um material cristalino é aquele no qual os átomos estão situados em um arranjo que se repete ou que é periódico ao longo de grandes distâncias atômicas; isto é, existe ordem de longo alcance, de tal modo que quando ocorre a solidificação os átomos se posicionarão em um padrão tridimensional repetitivo, no qual cada átomo está ligado aos seus átomos vizinhos mais próximos. Todos os metais, muitos materiais cerâmicos e certos polímeros formam estruturas cristalinas sob condições normais de solidificação. Ao descrever estruturas cristalinas, os átomos (ou íons) são considerados como se fossem esferas sólidas que possuem diâmetros bem definidos. Isso é conhecido como o modelo da esfera rígida atômica, no qual as esferas que representam os átomos vizinhos mais próximos se tocam entre si. 
CÉLULA UNITÁRIA 
As células unitários paralelepípedos ou prismas que possuem três conjuntos de fáceis paralela, uma célula unitária e escolhida para representar a simetria de estrutura cristalina, onde todas as posições nos átomos podem ser geradas mediante translações as distancias inteiras das células unitárias ao longo de cada uma das suas arestas. Assim sendo, a célula unitária consiste na unidade estrutural básica ou bloco de construção básico da estrutura cristalina e define a estrutura cristalina em virtude da sua geometria e das posições dos átomos no seu interior. 
ESTRUTURA CRISTALINA CÚBICA DE FACES CENTRADAS 
Esta é adequadamente chamada de estrutura cristalina cúbica de faces centradas outras características importantes de uma estrutura cristalina são o número de coordenação e o fator de empacotamento atômico (FEA). Para os metais, cada átomo possui o mesmo número de vizinhos mais próximos ou de átomos em contato, o que se constitui no seu número de coordenação.
 ESTRUTURA CRISTALINA CÚBICA DE CORPO CENTRADO 
A estrutura cristalina encontrada em muitos metais possui uma célula unitária com geometria cúbica, com os átomos localiza-dos em cada um dos vértices e nos centros de todas as faces do cubo. Para os metais, cada átomo possui o mesmo número de vizinhos mais próximos ou de átomos em contato, o que se constitui no seu número de coordenação. 
ESTRUTURA CRISTALINA CÚBICA DE CORPO CENTRADO 
Outro tipo comum de estrutura cristalina encontrada em metais também possui uma célula unitária cúbica, com átomos localizados em todos os oito vértices e um único átomo localizado no centro do cubo. Esta é conhecida por estrutura cristalina cúbica de corpo centrado (CCC). Os átomos no centro e nos vértices tocam-se ao longo da diagonal do cubo, e o com-primento da célula unitária a e o raio atômico R estão relaciona-dos através da expressão. Dois átomos estão associados a cada célula unitária CCC: o equivalente a um átomo, distribuído entre os oito vértices, onde cada átomo em um vértice é compartilhado por oito células unitárias, e o único átomo do centro, que está totalmente contido dentro da sua célula. Além disso, as posições atômicas central e no vértice são equivalentes. 
ESTRUTURA CRISTALINA HEXAGONAL COMPACTA 
Nem todos os metais possuem células unitárias com simetria cúbica. A última estrutura cristalina comumente encontrada nos metais que vamos discutir possui uma célula unitária com o formato hexagonal. As faces superior e inferior da célula unitária são compostas por seis átomos que formam hexágonos regulares e que se encontram em tomo de um único átomo no centro. Um outro plano que fornece três átomos adicionais para a célula unitária está localizado entre os planos superior e inferior. Os átomos nesse plano intermediário possuem como vizinhos mais próximos os átomos em ambos os planos adjacentes.

Outros materiais