Buscar

Conceitos sobre o Estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

14/10/2022 20:24	EPS
14/10/2022 20:24	EPS
14/10/2022 20:24	EPS
 
	 1.
	Ref.: 7701865
O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), que desenvolveu pesquisas aprofundadas para desvendar o fenômeno do Estado e sua relação com a sociedade, definiu o Estado como: "uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território - a noção de território corresponde a um dos elementos essenciais do Estado - reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física". (WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1997). A partir dessa definição, podem-se algumas características próprias do fenômeno do Estado.
A partir do texto, analise as afirmações que se seguem.
1. A teoria moderna sobre os Estados nacionais constrói-se sob uma noção fluida de territorialidade.
2. Uma das características próprias do Estado é a autonomia política, manifesta pela soberania nacional.
3. Os Estados nacionais afirmam seu poder sobre o território por meio de forças armadas profissionais sob as ordens dos poderes constituídos.
É correto o que se afirma em
· 1 e 3, apenas.
· 1, apenas.
	2 e 3, apenas. 
· 1, 2 e 3.
· 2, apenas.
Respondido em 07/10/2022 19:40:20
 
	 2.
	Ref.: 7701750
As transformações do início da Idade Moderna se fizeram sentir no ¿tecido social¿ europeu, alterando antigas relações entre as classes sociais tradicionais. Nesse sentido, viu-se a formação da chamada ¿sociedade de corte¿, formada pela tradicional aristocracia que passou a se aglutinar em torno do monarca nas grandes cidades, capitais dos reinos Europeus. No transcorrer dos tempos modernos, A ¿sociedade de corte¿ viria a ser questionada pelo seu ócio e vida luxuosa, sendo um dos fundamentos da crítica ao ¿Antigo Regime¿.
Os impactos sociais do início da Idade Moderna europeia se fizeram sentir na
· inserção das pessoas pobres e comuns na vida política dos reinos europeus. afirmação social da burguesia e declínio da aristocracia tradicional. 	disseminação da tolerância religiosa a partir das reformas religiosas do século XVI. 	democratização das artes e da cultura erudita produzida pelos intelectuais do Renascimento. 	ruralização da economia com o abandono das antigas formas mercantis de fortalecimento do Estado. 
Respondido em 07/10/2022 19:47:54
 
	 3.
	Ref.: 7701655
O governante, diz Maquiavel, deve ser julgado por critérios específicos, diferentes daqueles usados para avaliar o caráter dos homens comuns. A política teria moral própria e seu objetivo sempre é manter a "saúde cívica da República", ainda que para isso o governante precise fazer aquilo que seria considerado inadequado para o homem comum.
A frase de Maquiavel "os fins justificam os meios", significa que
· um governante bom e moral não é qualificado para o cargo. 	não existe moral em assuntos políticos.
o governante não pode, no exercício do poder, contrariar a religião. para o governante a virtude cívica está acima da moral cristã.
os governantes podem ser corruptos para se manterem no poder.
Respondido em 07/10/2022 19:48:38
 
	 4.
	Ref.: 7701848
O fim último, causa final e desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os outros), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a consequência necessária (conforme se mostrou) das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e àquelas leis de natureza que foram expostas. 
HOBBES, T. Leviatã ou matéria, forma e poder de Estado eclesiástico e civil. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
De acordo com Hobbes, o Estado é a garantia
· de uma justiça igual para todos.
· do usufruto da liberdade. 	da prosperidade econômica de uma nação.
 da segurança da sociedade contra a autodestruição. 	de um governo eficiente para os cidadãos. 
Respondido em 07/10/2022 19:49:56
 
	 5.
	Ref.: 7701661
A tradição de pensamento contratualista parte da premissa de que o Estado é resultado de um acordo coletivo, em que, racionalmente, seus membros aderem por concordar que é mais proveitosa a vida em sociedade do que o isolamento. Thomas Hobbes no século XVII fundou esta tradição argumentando que devido ao estado natural do homem ser violento, seria necessário um Estado forte para domesticar a liberdade humana em função da segurança da própria Espécie. Já no século XVIII, o iluminista Jean-Jacques Rousseau, elaborou uma teoria contratualista distinta, em que discordava do fundamento antropológico de Hobbes.
De acordo com Rousseau, a função do Estado é garantir
	a representação de todas as classes sociais no governo. o interesse comum baseado nas nos direitos e liberdades naturais. 	a prevalência da vontade do príncipe nas questões de governo. 	a forma republicana, o sistema federal e a divisão de poderes. 	o desenvolvimento econômico e social de uma nação. 
Respondido em 07/10/2022 19:54:24
 
	 6.
	Ref.: 7701868
O filósofo iluminista Montesquieu (1689-1755), em sua obra clássica O Espírito das Leis (1748) propôs a divisão da autoridade e atribuições do Estado em três poderes distintos: o Executivo, responsável por aplicar as leis, administrar internamente o Estado e cuidar das relações diplomáticas; o Legislativo, responsável por criar e alterar as leis que governam o Estado; o Judiciário, responsável por interpretar as leis e julgar suas violações. Os três poderes teriam atuação independente e, dessa forma, poderiam equilibrar possíveis usos indevidos do poder do Estado. Esta proposta visava suplantar a forma absolutista de governo que concentrava os poderes na monarquia e se tornou um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito.
A ideia central da divisão de poderes é
potencializar a revolução industrial, a acumulação de capital e o modo de produção capitalista. instituir o Estado como mediador dos conflitos de interesse entre as classes sociais.
estabelecer a forma parlamentar bicameral, onde os comuns e os nobres teriam representação. evitar que as instituições públicas sejam utilizadas para a obtenção de vantagens particulares. 	viabilizar a substituição do modo de produção capitalista liberal pela utopia comunista. 
Respondido em 07/10/2022 20:00:22
 
	 7.
	Ref.: 7701751
Antes do século XVII, o termo ¿revolução¿ designava o movimento cíclico dos astros celestes, tendo, portanto, um sentido de continuidade e linearidade. No entanto, a partir dos movimentos políticos e sociais dos séculos XVII e XVIII, o termo passou a ser utilizado para caracterizar as rupturas no tecido social e político que alteraram as estruturas das sociedades. As revoluções modificaram profundamente as sociedades derrubando ou elevando determinados grupos sociais no comando político dos Estados europeus.
Considera-se que duas entre as principais alterações trazidas pelos processos revolucionários foram
 a implantação dos regimes constitucionais e a elevação da burguesia ao topo da hierarquia social. 	a implantação dos regimes absolutistas e a elevação da aristocracia ao topo da hierarquia social. 
· a implantação dos regimes republicanos e a elevação do povo ao topo da hierarquia social.
· a implantação dos regimes comunistas e a elevação do proletariado ao topo da hierarquia social. 	a implantação dos regimes imperiais e a elevação da burocracia ao topo da hierarquia social.
Respondido em 07/10/2022 20:05:33
 
	 8.
	Ref.: 7701957
O processo de emancipação política das 13 colônias inglesas na América do Norte, também conhecido como ¿Revolução Americana¿ consagrou a primeira república das Américas e inspirou processos de independência de outros países por todo o continente. A longa guerra entre colonos e ingleses iniciou-se em nome da autonomia, tradicionalmente experimentada pelas lideranças políticas coloniais. O processo também envolveu mudanças na concepção de Estado e governo nos territórios da América doNorte.
Considera-se que o processo revolucionário na América do Norte iniciou-se devido
· aos ideais de igualdade e democracia professado pelos colonos americanos.
 a tentativa de aumento do controle colonial por parte dos ingleses. 
· a defesa da abolição da escravidão nos territórios coloniais.
· a defesa do direito dos indígenas do uso dos territórios tradicionais. 	disputa entre colonos e ingleses pelo monopólio do comércio de chá.
Respondido em 07/10/2022 20:10:05
 
	 9.
	Ref.: 7701863
Em 1867, era publicado em alemão o primeiro volume da obra O Capital: Crítica da Economia Política, de Karl Marx (1818-1883). O autor já havia se consagrado, por seus escritos anteriores, como um dos principais pensadores do socialismo. Alguns anos antes, em 1848, escrevera junto com Friedrich Engels (1820-1895) O Manifesto do Partido Comunista, em que delineava alguns aspectos da teoria da ¿luta de classes¿ um dos pontos centrais do seu pensamento. A diferença entre as duas obras é que: enquanto O Manifesto é uma obra panfletária, de propaganda política, O Capital busca desenvolver cientificamente uma crítica às teorias liberais, especialmente às de Adam Smith e David Ricardo e estabelecer uma análise da economia capitalista a partir da ótica do trabalho.
Entre as principais propostas do socialismo científico está a
· supressão do estado e de seus mecanismos de opressão. 	aceleração da marcha do progresso.
diminuição progressiva da intervenção do estado na economia.
 abolição da propriedade privada dos meios de produção.
conciliação entre as classes burguesa e proletária.
Respondido em 07/10/2022 20:17:58
 
	 10.
	Ref.: 7701867
Max Weber (1864-1920) em sua obra mais conhecida, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904), desenvolveu a teoria da "jaula de ferro da racionalidade", segundo a qual: as sociedades contemporâneas ao associarem o Estado liberal ao modo de produção capitalista, por um lado proporcionaram inúmeras inovações, jurídicas, tecnológicas e econômicas, por outro lado, no entanto, a liberdade deixou de ser a mediadora das relações sociais.
De acordo com Weber, a jaula de ferro da racionalidade se demonstra na/no
· estado de bem-estar social contemporâneo. aniquilação das formas tradicionais de sociabilidade. 
· Planejamento econômico engendrado pelo Estado. 	constituição de direitos naturais dos indivíduos. 	superação do modo de produção capitalista.
Respondido em 07/10/2022 20:24:22
https://simulado.estacio.br/alunos/	1/4
https://simulado.estacio.br/alunos/	1/4
https://simulado.estacio.br/alunos/	4/4

Continue navegando