Buscar

Lives e Artigos sobre Educação Física

Prévia do material em texto

Trabalho de Estágio Supervisionado 1
Aluno: 
Matrícula:
Professor: 
1ª Atividade da matéria de Estagio Supervisionado 1
Resumo das Lives:
29/08 Benefícios da atividade física na deficiência intelectual
Foi abordado como através dos exercícios físicos deficientes podem ter melhora em seus doenças e se terem um progresso visível em seus respectivos quadros de deficiência.
31/08 SBV: Atuação do profissional em tempos de pandemia
Como que através da internet os profissionais de educação física fizeram de tudo para manterem seus clientes com a mente e corpo saudável através de seus conhecimentos.
01/09 Suplementação: Mitos e Verdades
Foi abordado os principais produtos que são vendidos como suplementos, seus benefícios, mitos, pra que servem, quem deve tomar e precauções, pois suplementos que atuam como estimulante podem ser perigosos para saúde de algumas pessoas.
02/09 Esporte como fator de desenvolvendo pessoal e profissional
Foi abordado como a pratica de esporte pode influenciar a vida de um indivíduo de forma direta, através do foco, disciplina, respeito entre outras virtudes dessa pratica. 
03/09 Importância da Educação Física para o profissional de artes márcias
Como as artes marciais trabalham o corpo todo, o profissional ter o conhecimento especifico de anatomia, e suas capacidades fisiológicas tende a ser de grande ajuda para seu progresso dentro do esporte.
04/09 Treinamento tridimensional em circuito
Foi feito uma aula online desse treinamento, que abrange várias capacidades corporais, como agilidade, condicionamento e resistência. A abordagem do circuito deixa tudo mais dinâmico e divertido por não há uma monotonia no treinamento.
04/09 Dança uma pratica de vida
Foi feito uma aula online de dança, demonstrando algumas modalidades e formas de realizar essa atividade.
05/09 Postura profissional e ética nos tempos de pandemia
Foi demostrado como o profissional diante de todas essas adversidades deve se comportar nesse novo momento.
12/09 Dança: Uma prática para a vida
Foi discutido nessa live como a dança em forma de atividade física pode ser muito benéfica para saúde do corpo e da saúde mental aos indivíduos que praticam.
26/09 A importância da pesquisa cientifica – noções, conceitos e abordagens pertinentes.
Como através da pesquisa cientifica a nossa área de educação física cada dia mais cresce e temos como trabalhar de forma mais correta, e cada vez mais com embasamento cientifico, que antes era mais utilizado o conhecimento empírico.
29/09 Formação de professores nos novos tempos
Tema de como está aos aulas, adesão dos alunos nas matérias da faculdade, dificuldades abordadas nesse período de pandemia e qual o futuro da nossa profissão.
3/10 Treinamento da fascia muscular
Explicação do que é a fascia, como é a forma certa de treinar essa musculatura, como ela atua na força elástica e sai função. 
10/10 As diversas modalidades de dança na academia
Foram apresentadas as modalidades já existentes e novas que sempre surgem, quais suas funções e benefícios e como elas mudam de tempos em tempos seguindo tendências. 
24/10 Treinamento intervalado – HIIT
O que é o HIIT, os benefícios desse treinamento, pra quem ele é recomendado, sua vantagem em relação ao treinamento convencional.
2ª Atividade da matéria de Estágio Supervisionado 1
LEITURA E ANALISE DO ARTIGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O PIBID COMO INTERMEDIADOR DESSA EXPERIÊNCIA
No artigo em questão é abordado o tema do planejamento das aulas de educação física e a experiência dos bolsistas do Pibid. Percebe- se que há uma grande importância de explicar qual o papel da educação física na escola, antes de pensar sobre o planejamento e organização das aulas em si. Como é mostrado por alguns teóricos dos estudos, cada um deles da sua teoria acerca do que é a educação, assim como a currículo escolar, que muitas vezes é interpretado de uma forma errada, como a necessidade de se separar as atividades nucleares que são as indispensáveis e as atividades extracurriculares que são as adicionais. A partir desse conhecimento é visto qual a função do currículo escolar podendo direcionar melhor o papel da educação física como uma forma social e humana, diferente de outras matérias.
3ª Atividade da matéria de Estagio Supervisionado 1
Leitura e entrega do resumo do artigo denominado: Para uma formação de professores.
No artigo em questão, o autor questiona o comportamento atual dos professores, que replicam o mesmo tipo de conteúdo e formato de lecionar, de anos, tornando-os repetitivos e sem muita eficácia. A partir dessa indagação ele elabora 5 propostas para elevar o nível dos profissional, a primeira cujo o objetivo seria aproximar a práxica , com foco na aprendizagem dos alunos, focados no âmbito escolar, a segunda seria adquirir uma cultura profissional em contato com professores mais velhos , a terceira sendo como incrementar o tacto pedagógico, adquirindo mais base nas relações e comunicação, a quarta a valorização do trabalho em equipe e projetos escolares e por último criar o princípio da responsabilidade social, dentro da escola e no trabalho em equipe com outros colegas de profissão. 
A partir dessas indagações ele destrincha todos esses campos na resposta do que seria um bom professor, além da trilogia do saber, saber-fazer e do saber-ser. Ele vai fundo na sua procura pela resposta e cita algumas características como o conhecimento, cultura profissional, tacto pedagógico, trabalho em equipe e o compromisso social que julga ser necessário para se tornar um bom professor.
Após avaliar a fundo cada uma das 5 propostas concluiu-se que a formação de um bom professor se encontra dentro da profissão, sendo assim necessária uma vontade do próprio professor para evoluir na carreira, já que a nem sempre existe um incentivo para fazer cursos e programas educacionais voltados para essas áreas. 
4 ª Atividade da matéria de Estagio Supervisionado 1
Fichamento do artigo: Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial
	Fichamento Textual
	BAGNARA, Ivan Carlos; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 42, e2029, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100226&lng=en&nrm=iso>. Acesso 08 Dec. 2020. Epub julho 06, 2020. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2019.03.003.
	O objetivo do artigo em questão é descobrir qual a responsabilidade da educação física na escola, para isso foi feito uma pesquisa colaborativa na perspectiva qualitativa com 12 professores com formação de licenciatura em educação física. Após destacar os princípios da educação física escolar, foi realizado uma pergunta aos entrevistados: “os professores são formados para quê?”. De modo geral a maioria das respostar foi que a educação física na escola tem a função de promover a saúde dos indivíduos que a praticam. A ideia dessa pesquisa é mostrar que a educação física escolar (EFE) vai além de promover a saúde, é uma ferramenta que mostra aos alunos os movimentos corporais e o desenvolvimento da cultura corporal. Um das críticas feitas pelo artigo é que não existe um debate para o que será lecionado nas aulas, e os profissionais são mais levados pelo senso comum e modismo, uma das formas de melhorar o ensino seria a partir de uma legislação para que as aulas tivessem um melhor direcionamento. Outro fator importante mencionado é que os professores não conseguem desenvolver suas ideias em sala de aula, ficando sempre estagnados nas mesmas modalidades e formas de ensino. Sendo assim, conclui-se que devido a esses fatores, os professores estão a deriva e só tendo a inclusão de alguma legislação essa realidade vai mudar.
5ª Atividade da matéria de Estagio Supervisionado 1
DESCREVA A PARTIR DA LEITURA DO ARTIGO CINCO PRINCÍPIOS METODOLÓGICOSPARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
De acordo com o artigo os cinco princípios metodológicos são: Interação, contextualização, dimensões do conteúdo, Valorização das experiências dos alunos e a Diversidade de vivências.
Interação:
Esse princípio foi visto em 32 artigos, onde foi relatado que o professor deve atuar como uma mediador e na interação dos alunos e também desenvolver debates, jogos cooperativos, com objetivo de que todos possam interagir e participar igualmente. Também foi relatada como crucial na educação e processo de ensino dos alunos, assim como na sala de aula, os alunos precisam ter um lugar de fala, ser incentivados a se relacionar com a sociedade e o ambiente que está inserido.
Contextualização
Esse princípio objetiva que o conteúdo passado durante as aulas de educação física seja relevante não apenas na parte pratica em si, mas nas questões históricas, sociais e sua relação com o cotidiano dos alunos.
Dimensões dos conteúdos
Esse princípio são citados três dimensões dos conteúdos em uma aula de educação física, sendo elas: procedimental, atitudinal e conceitual, que em oposição so modelo tradicional de ensino utiliza somente a dimensão procedimental. 
Em relação a dimensão atitudinal, o ensino deve proporcionar ao alunos no âmbito social que durante a aulas práticas possam ser discutidos assuntos como preconceito, respeito, racismo, violência etc. 
A dimensão conceitual, apoia que o tenha um processo cultural e histórico dos conteúdos que são abordados em sala de aula de educação física e que tenha um contexto em relação a realidade dos alunos. 
Em relação a dimensão procedimental, os autores apoiam a procura pela aprendizagem técnica e o desenvolvimento motor. Não apoiam o ensino tradicional focado na repetição motora e na excelência, para eles o objetivo da aula de educação física é proporcionar a vivencia de práticas alternativas da cultura corporal, articulada as dimensões anteriores.
Valorização das experiências dos alunos
Esse princípio é mostrado como resposta ao ensino tradicional focado no professor, colocando o aluno como foco oficial da aula, usando os conhecimentos e experiências do mesmo para desenvolver a temática da aula de educação física.
Diversidade de vivências
Esse princípio visa que nas aulas de educação física os alunos devem ser estimulados de formas diferentes das tradicionais, assim tendo uma experiência diferenciada, que enriqueça o conhecimento cultural e também a ideia que o professor utilize materiais e locais alternativos para isso.
6ª Atividade da matéria de Estagio Supervisionado 1
APRESENTE AS UNIDADE TEMÁTICAS DENTRO DO CAMPO DE EXPERIENCIAS, RESPEITANDO OS OBJETOS DEAPRENDIZAGEM; OS EIXOS TEMATICOS/ CONTEUDOS E DESCREVENDO QUATRO PLANOS DE AULA PARA CADA UM DOS ELEMENTOS ABAIXO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA OTICA DA BNCC.
Plano de Aula 1
1 - CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
	Objetivo
	Conteúdo
	Metodologia
Técnica e recurso de ensino
	Avaliação
	Bibliografia
	· Instruir os alunos dessa faixa etária sobre o conhecimento da ginástica no campo escolar
· Orientar a prática da dança infantil trabalhando os movimentos do corpo
· Proporcionar uma brincadeira de pular corda em grupo aplicando a coordenação motora dos participantes
	· A história, os tipos e conceito da ginastica;
· Os principais benefícios da dança na infância;
· A importância de pular corda para o desenvolvimento da psicomotor.
	· Movimentos: saltar, rolar, dar cambalhota, alongar.
· Dinâmica: agilidade e flexibilidade
· Orientação em relação as suas capacidades corporais.
· Interação dos colegas de classe e com si mesmo
· Apresentação de cantigas em escrita para que elas expressem suas oralidade em forma de canto.
· Coordenação motora do grupo através de brincadeiras com a corda
	· Participação 
· Agilidade
· Precisão dos movimentos
· Performance
· Desempenho físico
· O salto 
	· https://www.todamateria.com.br/ginastica/
· https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/entretenimento-e-diversao/brincadeiras-e-atividades/beneficios-danca-para-criancas/
· https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pular-corda#:~:text=BENEF%C3%8DCIOS%20DE%20PULAR%20CORDA%20PARA%20O%20DESENVOLVIMENTO%20PSICOMOTOR,-Aparentemente%2C%20o%20pular&text=(21)%20Atrav%C3%A9s%20da%20psicomotricidade%2C,%2C%20ritmo%2C%20lateralidade%20e%20equil%C3%ADbrio.
Plano de Aula 2
2- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
	Objetivo
	Conteúdo
	Metodologia
Técnica e recurso de ensino
	Avaliação
	Bibliografia
	· Ensinar os alunos a atividade Morto-vivo;
· Reconhecer as formas do Bambolê
· Apresentar aos alunos novas possibilidades de trabalhar sua criatividade através da Oficina de artes.
	· Atividade rítmica que utiliza o corpo para ser praticada;
· 7 Atividades com Bambolê para Crianças Pequenas;
· . 5 atividades criativas de artes para Educação Infantil
	· Movimentos: Levantar e agachar;
· Orientação em relação as suas capacidades corporais.
· Interação dos colegas de classe e com si mesmo
	
· Agilidade física e cognitiva;
· Precisão e capacidade corporal;
· Criatividade e a dinâmica entre os colegas de classe.
	· https://novaescola.org.br/conteudo/17241/campos-de-experiencia-na-pratica-como-trabalhar-tracos-sons-cores-e-formas-na-educacao-infantil
· http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/7-atividades-com-bambole-para-criancas-pequenas/
· http://naescola.eduqa.me/atividades/5-atividades-criativas-de-artes-para-educacao-infantil/
Plano de Aula 3
3- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
	Objetivo
	Conteúdo
	Metodologia
Técnica e recurso de ensino
	Avaliação
	Bibliografia
	· Compreender historias narrativas;
· Estimular a inteligência das crianças com brincadeiras de adivinhas;
· Desenvolver e aprimorar coordenação motora grossa e trabalhar as letras do alfabeto;
	· Mímica Contemporânea ou Teatro Físico;
· Adivinhas ou adivinhações para brincar com as crianças;
· Alfabeto oficial da língua portuguesa
	· Encenação de histórias teatrais e mimicas;
· Imaginação, fantasia, estimular a capacidade e as habilidades das crianças e melhorar sua comunicação com os demais;
· Apresentação do alfabeto cursivo para os alunos encontrarem escondidos na toca;
	· Capacidade de interpretar gestos;
· Habilidade, interação e comunicação dos alunos;
· Aprendizado das letras e trabalhar agilidade.
	· https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/mimica;
· https://br.guiainfantil.com/adivinhacoes/136-adivinhacoes-para-brincar-com-as-criancas.html
· https://www.todamateria.com.br/alfabeto/
Plano de Aula 4
4- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
	Objetivo
	Conteúdo
	Metodologia
Técnica e recurso de ensino
	Avaliação
	Bibliografia
	· Desenvolver a atitude de cooperação, agilidade e atenção;
· Estimular a coordenação motora ampla, atenção e a estruturação do tempo;
· Vivenciar o jogo e aprimorar o raciocínio das crianças através dos números;
· Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades
	· Trabalhando o espaço com a brincadeira do campo minado; 
· Usar um objeto para derrubar outro;
· Boliche (Origem, história e regras);
· Explorando e construindo com materiais de largo alcance.
	· Apresentação da atividade campo minado;
· Orientação sobre o tempo para arremessar as bolas e acertar dentro dos objetos, “alvos”;
· Organização das regras sobre o boliche;
· Exploração e interação das crianças com os objetos.
	· Noção de espaço e velocidade;
· Arremesso e a coordenação motora;
· Número de acertos;
· Intencionalidade e o sequenciamento de uma proposta para ampliar o repertório das crianças e auxiliar no seu desenvolvimento.
	· https://centrodeensinoacolher.com/brincadeira-do-campo-minado-aula-de-educacao-fisica/;
· https://www.tempojunto.com/2019/06/24/brincadeira-de-lancamento-para-estimular-as-criancas/;
· https://www.portalsaofrancisco.com.br/esportes/boliche;· https://novaescola.org.br/conteudo/17507/campos-de-experiencia-na-pratica-como-trabalhar-espaco-tempo-quantidades-relacoes-e-transformacoes-na-educacao-infantil.
7ª Atividade da matéria de Estagio Supervisionado 1
Apresente um plano de curso referente a faixa etária que desenvolveu os planos de ensino (Atividade 6) ou seja, você deve apresentar o plano de curso (anual) com todos os elementos necessários
PLANEJAMENTO ANUAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
4 ANOS
	CAMPO DE EXPERIENCIAS
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
	EIXOS TEMÁTICOS/CONTEUDOS
	ATIVIDADES
	· Corpo, gestos e movimentos
	· Instruir os alunos dessa faixa etária sobre o conhecimento da ginástica no campo escolar
· Orientar a prática da dança infantil trabalhando os movimentos do corpo
· Proporcionar uma brincadeira de pular corda em grupo aplicando a coordenação motora dos participantes
	1 - Experiências com ginástica
Beneficiação dos movimentos corporais no ambiente escolar:
· Movimentos: saltar, rolar, dar cambalhota, alongar.
· Dinâmica: agilidade e flexibilidade
· Orientação em relação as suas capacidades corporais.
2 - Experiências com dança
Organização em grupo informando os passos necessários para performance da dança:
· Interação dos colegas de classe e com si mesmo
· Apresentação de cantigas em escrita para que elas expressem suas oralidade em forma de canto.
3 - Experiências com corda
· Coordenação motora do grupo através de brincadeiras com a corda
	· Brincadeiras, práticas esportivas, etc.;
· Danças regionais e cantigas; 
· Pular e movimentar-se. 
 
	CAMPO DE EXPERIENCIAS
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
	EIXOS TEMÁTICOS/CONTEUDOS
	ATIVIDADES
	· TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS 
	· Ensinar os alunos a atividade Morto-vivo;
· Reconhecer as formas do Bambolê
· Apresentar aos alunos novas possibilidades de trabalhar sua criatividade através da Oficina de artes.
	1- Linguagem Musical
Identificar o som para que possa realizar movimentos em sincronia com o som.
2- Linguagens Visuais
Realizar atividades relacionadas como: desenhar, pintar, criar, descobrir outras formar e jeitos de se expressar.
	· Atividade rítmica que utiliza o corpo para ser praticada;
· 7 Atividades com Bambolê para Crianças Pequenas;
· 5 atividades criativas de artes para Educação Infantil
	CAMPO DE EXPERIENCIAS
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
	EIXOS TEMÁTICOS/CONTEUDOS
	ATIVIDADES
	· ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
	· Compreender historias narrativas;
· Estimular a inteligência das crianças com brincadeiras de adivinhas;
· Desenvolver e aprimorar coordenação motora grossa e trabalhar as letras do alfabeto;
	1 – Linguagem oral
Ampliação do vocabulário;
Exposição oral de ideias com clareza e sequência lógica;
Interpretação de imagens, símbolos e sinais;
Narrar, descrever, explicar, relatar, ouvir e argumentar com outras crianças.
2 – Leitura
Jogos verbais: modalidades de linguagem: trava-línguas, adivinhas, parlendas, quadrinhas, poemas e canções
3 – Linguagem escrita
Apresentação do alfabeto cursivo (vogais e consoantes);
Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
	· Mimica contemporânea ou Teatro Físico;
· Adivinhas ou adivinhações para brincar com as crianças;
· Alfabeto oficial da língua portuguesa
	CAMPO DE EXPERIENCIAS
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
	EIXOS TEMÁTICOS/CONTEUDOS
	ATIVIDADES
	· ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
	· Desenvolver a atitude de cooperação, agilidade e atenção;
· Estimular a coordenação motora ampla, atenção e a estruturação do tempo;
· Vivenciar o jogo e aprimorar o raciocínio das crianças através dos números;
· Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades
	1– Experiências em relação ao espaço 
Noções espaciais: estática (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora) e dinâmica (para frente, para trás, para o lado, para cima, para baixo, na mesma direção, para a direita, para a esquerda).
• Representação do espaço a partir de diferentes pontos de referência: situações de exploração tátil e visual das propriedades (forma, tamanho, posição, direção) e das formas geométricas (planas e não planas)
2 - Experiências em relação ao tempo 
Noções de tempo cronológico (ontem, hoje, amanhã; semana, mês e ano);
3 - Experiências em relação à quantidade contagem de objetos (brinquedos, livros etc.); 
Contagem de objetos (brinquedos, livros etc.);
Numerais de 1 a 50.
Comparar a quantidade de grupos de objetos.
4 - Experiências quanto às relações e transformações 
Mover objetos de diferentes maneiras e observar seu resultado.
	· Trabalhando o espaço com a brincadeira do campo minado; 
· Usar um objeto para derrubar outro;
· Boliche (Origem, história e regras);
· Explorando e construindo com materiais de largo alcance.
	DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (BNCC)
	➢CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
➢ BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
➢ PARTICIPAR ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
➢ EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
➢ EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
➢ CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário. RECURSOS
	RECURSOS MATERIAIS:
	Colchonetes, caixa de som, bambolês, cones, bolas, cordas, massa de modelar, tintas, papeis, tecidos, etc.
	AVALIAÇÃO
	A avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento dos processos de aprendizagem das crianças; para refletirmos sobre a qualidade das interações estabelecidas com outras crianças, funcionários e com o professor, auxiliando no planejamento educativo, sem o objetivo de promoção.
8ª Atividade da matéria de Estagio Supervisionado 1
FAÇA UMA ENTREVISTA COM UM DIRETOR/ COORDENADOR PEDAGOGICO SOBRE A ROTINA ESCOLAR COM REFERENCIA AO SEU ESTAGIO E DEPOIS FAÇA UMA ENTREVISTA COM UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUE JUNTE AO SEGMENTO ESCOLAR - A ENTREVISTA DEVE TER ESTAS QUESTÕES ABAIXO, ALEM DAS QUE ACHAR CONVENIENTE PERGUNTAR SOBRE PLANEJAMENTO/ ROTINA ESCOLAR/AVALIAÇÃO/PROJETO POLITICO; ETC
Nome do Coordenador: Tiago França 
Nome da Instituição: Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio
1 - COMO A ESCOLA ESTA UTILIZANDO A EDUCAÇÃO FISICA PARA AUXILIAR NA CONSCIENTIZAÇÃO DA COVID;
Atualmente a rede municipal de ensino está em ensino remoto. Foram planejados conteúdos essenciais de acordo com a matriz curricular e os professores planjam a apostila.
Especificamente no componente curricular de Educação Física os primeiros módulose as atividades suplementares trataram desse assunto específico.
2- COMO TEM SIDO O SEU TRABALHO REMOTO FRENTE AS QUESTÕES PRATICAS DA AÇÃO EDUCATIVA NA ESCOLA - QUAIS TEM SIDO AS SUAS ESTRATEGIAS PARA EXECUÇÃOD AS AULAS
Os alunos recebem as atividades e realizam. A dificuldade é na questão do acesso ao material e presença nas mediações.
3- QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE O(A) SENHOR(A) TEM ENFRENTADO
No trabalho de coordenação a maior dificuldade é na conferência de todas as atividades do componente curricular de Educação Física para postagem na plataforma.
4- QUAL TEM SIDO O PAPEL DA EDUCAÇÃO FISICA NO TRATO DA SAUDE INDIVIDUAL NESTE MOMENTO DE PANDEMIA
Os professores estão sugerindo atividades que podem ser realizadas em casa visando a profilaxia psicofísica dos alunos.
5- COMO SÃO FEITAS AS AVALIAÇÕES
Ainda não está ocorrendo avaliação, somente mediação de conteúdo.
A proposta é que no retorno presencial seja realizada uma avaliação diagnóstica dos conteúdos lecionados. Mas isso ainda está em discussão na secretaria.
Nome do Professor: Ciedi Vieira da Costa Junior
Nome da Instituição: Creche escola Municipal Parque Eldorado
1 - COMO A ESCOLA ESTA UTILIZANDO A EDUCAÇÃO FISICA PARA AUXILIAR NA CONSCIENTIZAÇÃO DA COVID;
A escola está orientando sempre lembrarmos os pais dos alunos sobre a importância da utilização de EPI e lavar as mãos e utilizar o álcool em gel. Se não puder lavar as mãos com água e sabão.
2- COMO TEM SIDO O SEU TRABALHO REMOTO FRENTE AS QUESTÕES PRATICAS DA AÇÃO EDUCATIVA NA ESCOLA - QUAIS TEM SIDO AS SUAS ESTRATEGIAS PARA EXECUÇÃOD AS AULAS
Tem sido satisfatório, tenho utilizado os recursos encontrados a mão que podem ser adaptados na execução da atividade. Coisa do dia-a-dia que todo casa normalmente tem para passar para os pais adaptarem as atividades em casa. Usando coisa simples, por exemplo tapete para simular um rio ou uma toca etc.
3- QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE O(A) SENHOR(A) TEM ENFRENTADO
Acredito que seja os pais aderirem as atividades, terem mais interesse e feedback. Não sei se pela correria do dia, tempo, interesse ou algum outro motivo.
4- QUAL TEM SIDO O PAPEL DA EDUCAÇÃO FISICA NO TRATO DA SAUDE INDIVIDUAL NESTE MOMENTO DE PANDEMIA
Como promotora de saúde, ela visa incorporar o hábito de atividade físicas como instrumento de prevenção não apenas da Covid, na questão da imunidade, mas também em manutenção da saúde e prevenção de doenças. A questão é valorizar isso até porque a sociedade tem visado muito a estética esquecendo da saúde. Mas principalmente ela como área da saúde buscar também lembra questões básicas de higiene como tem sido aplicado nas atividades remotas.
5- COMO SÃO FEITAS AS AVALIAÇÕES
A minha atuação é no Pré 1 e 2, avaliação direta não há. O modo que tenho utilizado é o Feedback com as crianças, os pais e a supervisora escolar.
6- COMO TEM SIDO O PLANEJAMENTO DAS SUAS AULAS
O planejamento ele é feito após a observação e leitura das atividades propostas pela plataforma educacional. E implantado com a atividade em vídeo com os recursos mais próximos para também atender aos pais das crianças.

Continue navegando