Buscar

PROTESTO EM CARTÓRIO - O QUE É? COMO FUNCIONA?

Prévia do material em texto

PROTESTO EM CARTÓRIO: O QUE É? COMO FUNCIONA? E COMO RESOLVER?
O QUE É O PROTESTO EM CARTÓRIO?
	O protesto em cartório acontece quando uma pessoa ou uma empresa registra a dívida de um terceiro (em cartório).
	É interessante destacar que, nesse caso, a pessoa jurídica ou física faz uma notificação judicial a respeito de um valor pelo qual tem direito de receber o pagamento. Ou seja, a dívida não foi paga dentro do prazo.
	Depois da notificação, há consequências para o inadimplente. Vale a pena destacar que há diversos tipos de protesto de títulos. Por exemplo, contratos de aluguel, prestação de serviços, cheques sem fundo, boletos em atraso, pendências judiciais, entre outros.
	Dessa forma, o protesto serve para tornar oficial a relação de inadimplência.
	A empresa estará apta a comprovar de modo formal que há um débito a pagar em seu nome, com intuito de que a dívida seja paga o mais rápido possível.
	O protesto vincula oficialmente a dívida ao pagador até o pagamento. Como consequência, aumenta-se a probabilidade de que a fatura seja paga.
	Nesse sentido, os próprios cartórios apresentam de modo automático o protesto aos órgãos de proteção ao crédito, como a SERASA.
	Tal procedimento influenciará a capacidade de compra do inadimplente. Como isso acontece na prática? Se o nome estiver negativado, outras empresas poderão fazer a consulta do nome e do CPF e barrar a concessão de crédito.
	Por esses motivos, é importante que o devedor se preocupe em resolver o problema para não ter dificuldades em sua vida financeira.
COMO ACONTECE O PROTESTO EM CARTÓRIO?
	Imaginemos que um sujeito não conseguir quitar seu débito, seja ele por falta de planejamento financeiro, por deixar de pagar uma fatura boba e depois acabou esquecendo, ou porque não quis pagar mesmo.
	Para entendermos o que é título protestado em cartório, precisamos compreender também o que acontece após a medida. Para pessoas jurídica, é necessário encaminhar ao cartório uma duplicata do protesto.
	Para isso, torna-se necessário reunir os documentos relativos à dívida e enviá-los ao cartório para que haja a averiguação e formalização da intimação ao inadimplente. Se não houver irregularidades nos documentos, emite-se a intimação que será enviada de modo pessoal ao devedor.
	Depois disso, o inadimplente precisa procurar o cartório em até três dias úteis. Então, ele precisa realizar o pagamento do débito, além dos encargos cartoriais.
	
QUAL A DIFERENÇA ENTRE NOME PROTESTADO E NOME NEGATIVADO?
	Imaginemos que um sujeito comprou em parcelas um fogão, caso deixe de pagar em dias as faturas e elas se acumulem, muito provavelmente o credor vai negativá-lo na SERASA com o atrsao no pagamento.
	Afinal, ele poderá continuar desfrutando de seu fogão. Para o credor, negativar um devedor é uma forma de trazer mais segurança ao negócio.
	Por isso, ainda que a empresa não faça o protesto da dívida, o devedor poderá ter o nome sujo. Em outras palavras, o nome poderá entrar nos cadastros negativados, em órgãos como a SERASA, SCPC Boa Vista ou SPC.
	Com isso haverá impedimentos no mercado para que o devedor consiga crédito, como a possiblidade de financiamentos, obter empréstimos ou fazer uma compra parcelada.
	O SCORE também tende a cair, o que atrapalha ainda mais a vida do inadimplente.
	Porém, depois de 5 anos o nome precisa ser obrigatoriamente retirado dos birôs de crédito. Se alguma empresa consultar o seu nome, ele não estará mais sinalizado como “mau pagador”.
	Embora a dívida continue existindo, o nome deixa de constar como sujo após esse período.

Continue navegando