Buscar

RITOS E RITUAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
Imagine que você é um importante antropólogo que trabalha com rituais e símbolos, e foi contratado para compreender o funcionamento e os simbolismos presentes do ritual do bar-mitzvá de Daniel, um menino de 12 anos.
Antes de participar desse rito, Daniel não tem compromisso religioso com a comunidade judaica, pois ainda é muito novo para compreender a relevância desse compromisso. Assim, ele ainda é percebido pela sua comunidade como um menino, mas, após passar pelo ritual do bar-mitzvá, ele passará a ser reconhecido como alguém que pode arcar com seus compromissos religiosos na comunidade judaica.
Tendo em vista o processo ritual pelo qual Daniel passará, explique os elementos presente nas três fases (separação, liminaridade e agregação) do ritual que lhe conferem o seu significado.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
​
A separação é quando os meninos com menos de 13 anos e as meninas com menos de 12 anos não têm compromisso religioso com a comunidade judaica, pois ainda são considerados muito novos para entender a importância desse compromisso.
Na liminaridade, o sujeito está fora da estrutura mais próxima a ela, numa condição extrema.
No bar-mitzvá ele é apresentado à sociedade ao ler a Torá publicamente e participa de elementos culturais para demonstrar a possibilidade de sua nova condição social na comunidade. Após o ritual, ele é agregado na comunidade religiosa e já pode se responsabilizar por seus compromissos com os Mandamentos Divinos
Posteriormente, há a fase da agregação, quando o indivíduo é reintegrado à estrutura.
Padrão de resposta esperado
A separação é quando os meninos com menos de 13 anos e as meninas com menos de 12 anos não têm compromisso religioso com a comunidade judaica, pois ainda são considerados muito novos para entender a importância desse compromisso.
Na liminaridade, o sujeito está fora da estrutura mais próxima a ela, numa condição extrema.
No bar-mitzvá ele é apresentado à sociedade ao ler a Torá publicamente e participa de elementos culturais para demonstrar a possibilidade de sua nova condição social na comunidade. Após o ritual, ele é agregado na comunidade religiosa e já pode se responsabilizar por seus compromissos com os Mandamentos Divinos
Posteriormente, há a fase da agregação, quando o indivíduo é reintegrado à estrutura.

Continue navegando