Buscar

Avaliação Discursiva - Epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O evento sentinela é caracterizado por um acontecimento grave que envolve a saúde de uma pessoa ou de uma coletividade, necessitando gerar uma investigação epidemiológica. Assim, acredita-se que seja necessário melhorar algum atendimento, ou processo assistencial, ou até mesmo estrutura, a fim de eliminar ou reduzir o dano ao ser humano. Disserte sobre o evento sentinela.
Resposta esperada
Evento sentinela é um sinal de alerta a ser dado para um evento de uma mesma natureza, assim, podemos citar: doença prevenível, incapacidade ou morte inesperada. Dessa forma, quando for identificada uma ocorrência, o sistema de vigilância deve ser acionado, para que medidas possam ser rapidamente acionadas.
2) A epidemiologia pode ser definida como o ramo da medicina que estuda os padrões de ocorrência, distribuição e causas das doenças na população. Os indicadores de saúde podem ter interpretações diversas, de acordo com a situação epidemiológica e o tipo de evento observado, mas convém abordar os indicadores baseados na proporção de eventos incidentes e na proporção de eventos prevalentes. As medidas de frequência mais utilizadas na epidemiologia são enquadradas em duas categorias. Diante dessa informação, disserte sobre prevalência e incidência.
Resposta esperada
*Prevalência é a medida de todos os números de casos identificados, de uma doença, em um período de tempo e em uma população determinada, sem distinguir se são casos novos ou não. A prevalência é um indicador de grande importância na saúde pública, pois fornece uma medida do volume ou carga da doença em uma população, num determinado momento, o que auxilia no planejamento dos serviços de saúde.
*Já a incidência, é a medida de ocorrência de novos casos de doença, em uma população sob risco, em um tempo determinado.

Continue navegando