Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Desafio Receitas e Despesas
Você, como gestor público, tem em mãos uma lista com o detalhamento de diversas receitas. Lembrando a importância de mensurar o impacto das decisões do Governo na economia, como você classificaria as receitas listadas a seguir? Justifique a sua resposta.
1. Prédio locado para a iniciativa privada.
Um prédio locado para a iniciativa privada se refere a uma receita corrente patrimonial, a qual é proveniente de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicações de disponibilidades em operações de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. São os recursos previstos em legislação e arrecadados pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atenda às necessidades ou demandas da sociedade
2. Royalties de petróleo.
Royalties de petróleo estão associados a receita corrente industrial, que é proveniente de atividade industrial de extração mineral, de transformação, de construção e outras, provenientes das atividades industriais definidas como tal pelo IBGE. A receita de royalties pode ser dividida entre os royalties propriamente ditos e a participação especial do petróleo, cujas características serão descritas mais adiante.
3. Taxas portuárias.
As taxas portuárias são classificadas como receitas correntes de serviços, já que são provenientes da prestação de serviços de transporte, saúde, comunicação, portuário, armazenagem, financeiro, de inspeção e fiscalização, judiciário, processamento de dados, vendas de mercadorias e produtos inerentes à atividade da entidade.

Mais conteúdos dessa disciplina