Buscar

definicao de jogo

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UniversidaDe DE FORTALEZA
VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
 Matricula tardia
NOME COMPLETO Jose Maik Kawan Rodrigues Dos Santos Cavalcanti 2220621
Classificações de jogo segundo 3 renomados autores sao eles:
Henri Wallon
Jean Piaget
Fábio Brotto
HENRI WALLON:
Começando Com Henri wallon que define jogo como desenvolvimento humano deve ser considerado nos vários campos funcionais que distribuem a atividade infantil, pois a criança deve ser contextualizada nas relações com o meio. Deste modo, o desenvolvimento irá ocorrer tanto em ambientes físicos como nos ambientes sociais, dois fatores importantes para a formação da personalidade.
 Wallon classifica infantil como sendo sinônimo de lúdico, quer isto dizer, que o período infantil é a fase, no qual predomina o lúdico e nossa criatividade de forma mais espontânea.
O brincar irá contribuir para o crescimento da criança e conseqüentemente auxiliar no desenvolvimento da mesma. Assim jogo seria uma atividade voluntaria, livre da criança e quando imposta por outra pessoa perde-se o caráter de jogo e passa a ser caracterizado com um trabalho ou ensino. Sendo assim, Wallon entende que o jogo compõe aquilo que foi assimilado pelo adulto, determinando quatro fases:
· Jogos Funcionais: São caracterizados por realizar movimentos simples com o corpo, por meio dos sentidos. A criança irá reconhecer o prazer em executar funções, possibilitando de por em ação/prática as várias e novas aquisições adquiridas pela evolução da motricidade. Essas atividades são caracterizadas como “lei do efeito”, ou seja, a criança quando realiza uma ação agradável, ela tende a repetir buscando o prazer através da repetição.
· Jogos de Ficção: A ênfase será no “faz de conta”, na situação imaginária. A criança irá representar/ imitar situações, papéis do seu cotidiano. Exemplos: imita os adultos, brinca de imitar a escolinha. A interpretação nesta atividade será ampliada.
· Jogos de Aquisição: Quando o bebê se esforça para perceber, entender, imitar os gestos, os sons, imagens. Esta atividade relaciona com a capacidade de olhar, escutar e realizar esforços que contribuam para a compreensão.
· Jogos de Fabricação: A criança irá distrair-se, se divertir com atividades manuais de criar, combinar, juntar e transformar. Estes jogos fazem parte de causa ou conseqüência do jogo de ficção, podendo se confundir no mesmo.
JEAN PIAGET:
Para Piaget o processo de desenvolvimento e da aprendizagem infantil pode ser analisado através da observação dos jogos com os quais a criança brinca, e na maneira como ela brinca com os brinquedos.A partir destas informações podemos entender o desenvolvimento cognitivo da criança. 
Desta forma, Jean Piaget (1945) realizou estudos sobre as diferentes categorias de jogos e descreveu a evolução das formas fundamentais do jogo. Tais categorias e suas características são citadas logo abaixo:
· Jogos de Exercícios: (dos primeiros meses até a vida adulta)
Desde os primeiros meses, as crianças repetem todo o tipo de movimento e de gestos. Elas têm prazer com a repetição, com o resultado imediato dos efeitos produzidos. Estes jogos fazem a sua aparição com os primeiros exercícios sensoriais e motores simples ou combinações de ação com ou sem finalidade aparente.
· Jogos Simbólicos: (dois anos aos seis anos)
A representação de um objeto por outro e a simulação caracterizamestes jogos. A criança começa a fazer imitações, a brincar de faz-de-conta, representa o pai e a mãe, simula acontecimentos imaginários, brinca com as diversas situações do mundo social dos adultos.
· Jogos de Acoplagem (ou de construção)
Os jogos de construção e de ordenação fundados sobre uma forma lúdica compreendida na acoplagem, os jogos de construção não se constituam em outra classe, pois ele considera que este jogo é uma transição entre os jogos e as condutas de adaptação a criança não apenas imagina o brinquedo, ela transforma um objeto qualquer, no brinquedo imaginado
· Jogos de regras simples e complexas: (cinco anos até a vida adulta)
Nesta fase, existe também o entendimento do início da moral na criança, ou seja, ela começa a perceber que os jogos apresentam regras, porém, ela ainda realiza as brincadeiras para satisfazer seus interesses motores e simbólicos, e não tanto para participarem de uma atividade coletiva. Piaget nomeia esta etapa do desenvolvimento moral de Anomia.
FABIO OTUZI BROTO
· jogos cooperativos
Os Jogos Cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização que a sociedade moderna atribui à competição. Temos competido em lugares, com pessoas, em momentos que não deveríamos, como se essa fosse a única opção.
Os jogos cooperativos são jogos com uma estrutura alternativa onde os participantes jogam com o outro, e não contra o outro. De acordo com Brotto(1999), nos jogos cooperativos, jogase para superar desafios e não paraderrotar os outros; joga-se para se gostar do jogo e pelo prazer de jogar. São jogos onde o esforço cooperativo faz-se necessário para se atingir umo bjetivo comum e não para fins mutuamente exclusivos.

Continue navegando