Buscar

Medidas profiláticas para doença de Chagas e diagnóstico da toxoplasmose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual
Código da prova: 
Disciplina: Parasitologia Clínica 
Período para responder:
Peso: 4,00
1. O Chagas é uma doença tropical causada pelo parasita Trypanosoma cruzi considerada negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua transmissão para seres humanos e outros mamíferos ocorre principalmente pelo inseto vetor conhecido como barbeiro. Há 6 milhões de pessoas infectadas em 21 países da América Latina, de 6 a 7 milhões no mundo e calcula-se que 70 milhões de pessoas estejam em risco de contrair a doença. Calcula-se que causa 14.000 mortes por ano na região". Com base no exposto, disserte sobre as medidas profiláticas que devem ser adotadas para conter a doença de chagas.
FONTE: <https://www.dndial.org/doencas/doenca-chagas/>. Acesso em: 30 mar. 2021.
Resposta Esperada:
- O controle da disseminação da doença deve ser voltado para a eliminação e combate aos triatomíneos transmissores.
- As medidas utilizadas para sua erradicação são: melhorar a qualidade das moradias de 
modo a não propiciar habitat adequado a sua sobrevivência, a utilização de inseticidas, telas para proteção contra os insetos e repelentes para combater a eliminação do vetor.
- A supervisão e o controle na produção dos alimentos devem ser eficazes, incluindo a verificação da estocagem e do transporte.
- A prevenção da transmissão através da transfusão sanguínea, requer a triagem sorológica dos doadores de sangue na rede de hemocentros e bancos de sangue, diretamente fiscalizados pelo Ministério da Saúde.
- O sangue de doadores com resultado positivo ou duvidoso deve ser descartado.
2. A toxoplasmose é causada pelo parasita Toxoplasma gondii, um protozoário intracelular obrigatório. Embora muitas pessoas sejam infectadas em todo o mundo, a doença é incomum, pois a maioria das infecções em humanos é assintomática. É, no entanto, uma infecção oportunista comum entre pacientes com HIV/AIDS e entre pacientes submetidos a transplante de órgãos. Com base no exposto, disserte como pode ser realizado o diagnóstico da toxoplasmose.
Resposta Esperada:
- O diagnóstico laboratorial pode ser feito pelo isolamento do parasita no sangue, quando em fase aguda da doença, em exsudatos e/ou líquor ou, ainda, em cortes histológicos corados com Giemsa.
- Apesar de essas técnicas estarem disponíveis, o imunodiagnóstico ainda é o método mais utilizado, em virtude de sua fácil execução e alta sensibilidade.
- Embora ELISA seja o principal ensaio imunológico, também podem ser realizadas a reação de Sabin-Feldman, a imunofluorescência indireta, a reação de hemaglutinação indireta, a aglutinação em látex e a reação de fixação do complemento.

Continue navegando