Buscar

Saúde coletiva NOB 96

Prévia do material em texto

João Arthur Nunes dos Santos – Medicina.
NOB 96
O que é uma NOB e quais os seus objetivos?
– A Norma Operacional Básica, NOB estabelece as diretrizes para a operacionalização do SUS, detalhando a legislação da saúde, e têm como tarefa melhorar o exercício das funções de gestão e do gerenciamento das instituições que disponibilizam os serviços aos seus habitantes.
Como ela foi criada e porque foi criada para substituir a NOB 93?
–UMA NORMA OPERACIONAL TEM EM GERAL VIDA MAIS CURTA POIS ELA DEVE SE
ADAPTAR A DINÂMICA DE CADA MOMENTO. HOUVE QUASE UNANIMIDADE PELA
NECESSIDADE DE MUDAR A NOB-SUS-93. É A CONVICÇÃO DE QUE É PRECISO
EVOLUIR, APERFEIÇOAR, CORRIGIR POSSÍVEIS DESVIOS DE ROTA, OS DEFEITOS DESCOBERTOS DEPOIS .... é indiscutível a necessidade de EVOLUIR NA AMPLIAÇÃO
DA DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E MEIOS DE EXECUÇÃO DAS
COMPETÊNCIAS. porém existia O RECEIO :AS MUDANÇAS SERÃO AVANÇOS OU, QUANDO AUTORIZADAS, ASSUMIRÃO RETROCESSO? A RESPOSTA É O RISCO ASSUMIDO DE QUERER EVOLUIR!
-O que a NOB 96 promoveu?
–A NOB 96 promoveu um avanço no processo de descentralização, criando novas condições de gestão para os Municípios e Estados, caracterizando as responsabilidades sanitárias do município pela saúde de seus cidadãos e redefinindo competências de Estados e Municípios. ela buscou modificar as condições de gestão ao estabelecer duas formas de habilitação dos municípios, a Gestão Plena da Atenção Básica e a Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde, sendo que para os estados estabeleceu a Gestão Avançada do Sistema Estadual e Gestão Plena do Sistema Estadual. isso quer dizer que a nob 96 teve duas principais ações: o primeiro desses papéis é exercer a gestão do SUS, no âmbito estadual. O segundo papel é promover as condições e incentivar o poder municipal para que assuma a gestão da atenção à saúde de seus munícipes, sempre na perspectiva da atenção integral.
· a nob 96 buscou dividir a operalização da atenção básica?
–Os municípios foram divididos em dois tipos de gestão, a gestão plena da atenção básica e gestão plena do sistema municipal de saúde.
-por que isso aconteceu?
–Essa divisão buscou mudar a forma de gestão no âmbito municipal e estadual, a divisão de verbas, separando quem faz somente atenção primária dos que fazem além da atenção primária, a secundária e terciária.
· Resumindo, como ocorre essa distribuição de gestão e verbas entre os municípios?
–A NOB 96 aborda a operalização da atenção básica, em 1996 os municípios foram divididos pela qualidade do tipo de gestão. Os municípios foram divididos pela NOB 96 em 2 tipos de gestão:
· A gestão plena da atenção básica; isto é, gestão, administração e composição das características de recursos físicos humanos e tecnológicos para administrar a saúde relacionada à atenção básica. Então os municípios habilitados em gestão plena da atenção básica precisam comprovar que fazem a atenção básica para receber os recursos provenientes do governo estadual de uma forma vinculada, isto é, vem aquela verba para medicamento, verba para vacinas, para saneamento básico.
· O segundo tipo é o município que além da atenção básica, também executam e comprovam atenção secundária e terciária, mais complexas, esses municípios são habilitados como gestão plena do sistema, estes municípios recebem a verba do governo estadual, mas não precisam estabelecer a verba só para atenção básica, a verba não vem vinculada para vacina, medicamentos, é uma verba que o administrador pode utilizar da forma que achar necessária.

Continue navegando