Buscar

Discursiva Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho II

Prévia do material em texto

Discursiva Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho II
1 De acordo com o artigo 19 da Lei 8.213, publicada em 24 de julho de 1991, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente". Essa lesão pode provocar a morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho. A lesão pode ser caracterizada apenas pela redução da função de determinado órgão ou segmento do organismo, como os membros. Descreva quais outras situações caracteriza acidente de trabalho.
 FONTE: BRASIL. Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. 1991. Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2014.
Também são considerados acidente de trabalho: acidentes acontecidos durante o percurso entre o local da residência do trabalhador e o local de trabalho, ou vice-versa; doença profissional produzida pela realização de determinado trabalho (função); doença do trabalho adquirida pelas condições em que a função é exercida, ou seja, como o trabalho é realizado.
Também são considerados acidente de trabalho: De trajeto, que acontecer durante o percurso entre o local da residência do trabalhador e o local de trabalho, ou vice-versa; Assim como também ofensas físicas intencionais, atos de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho. Que venha abalar a integridade física da pessoa, causando alguma alteração, anatômica ou funcional, interna ou externa. Doença do trabalho adquirida pelas condições em que a função é cumprida, ou seja, como o trabalho é realizado.
2 Júlia, costureira há 15 anos numa fábrica de calcinhas, apresentou sintomas de bursite. Após Júlia ter procurado o médico do trabalho, ouviu que ela adquiriu uma doença ocupacional originada da sua atividade laboral. Sabe-se que há dois tipos de classificações para doenças ocupacionais: doença do trabalho e doença profissional. Neste caso, que tipo de doença ocupacional Júlia possui e por quê?
Júlia possui uma doença do trabalho, pois decorre da atividade que ela exerce e/o u a 
Más condições específicas do seu ambiente de trabalho. Como por exemplo, um mobiliário ruim, ou mesmo uma carga horária intensa de demandas de trabalho. 
Júlia possui uma doença do trabalho, com o passa do tempo que ela exerce na atividade;
Convivendo com condições peculiares do seu ambiente de trabalho. Como por exemplo, um local de trabalho ruim, ou mesmo uma carga horária intensa de demandas de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina