Buscar

TRABALHO PGE - JEAN PIAGET

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIABEU
ANÁLISE DO TEXTO DE:
Howard Gardner: Psicólogo, Educador, Epistemólogo Genético.
Belford Roxo
2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNIABEU
CURSO DE PSICOLOGIA 
DISCIPLINA: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
PROFESSOR: SÉRGIO OLIVEIRA
ALUNOS 1º E 2º PERÍODOS:
Jordana Gomes da Costa – mat. 61320139
Leandro Ferreira Lopes – mat. 180910047
Maurício Capristano Gomes – mat. 711121066
Patrícia Medeiros dos Santos – mat. 711121061
Rayane Lameira Santos – mat. 62110113 
Renata Barbosa Campos – mat. 62110142
Belford Roxo
2021
Baseado no texto de Howard Gardner: Jean Piaget – Psicólogo, Educador, Epistemólogo Genético. O referido trabalho aduz um balanço sobre a teoria Piagetiana na visão de Gardner. 
Ao analisarmos o ponto de vista de Gardner a respeito da teoria Piagetiana, observamos que Piaget evidenciava sua pesquisa acerca da epistemologia genética. Isto é, uma pesquisa sobre os seres orgânicos para identificar a relação entre o sujeito e o objeto. Com base nessas pesquisas, a psicologia e a epistemologia adquiriram uma maior relevância e passaram a ocupar o papel central no mundo das ciências, logo, uma base norteadora de pesquisa científica e de ensino. 
O autor ressalta que Piaget dedicou sua vida, submetendo-se a observação científica rigorosa do processo de aquisição do conhecimento pelo ser humano. Sendo biólogo, preferiu denominar-se um epistemológico genético, isto é, alguém que estuda a origem do conhecimento. Gardner compreende então, o quão revolucionário foi o conteúdo analisado minuciosamente por Piaget. Assim sendo, a educação e a aprendizagem mudam completamente após o conhecimento deste impressionante estudo.
Gardner reforça a originalidade de Piaget dentro da área de psicologia, se envolvendo em descobrir com meticulosa descrição, como a mente de qualquer criança se desenvolvia, assunto na época intocável, sem opinião preconcebida. Posto que, a maioria dos pesquisadores da época considerava a criança como um " pequeno adulto" que raciocinava da mesma forma. Piaget então, passa a observar e questionar crianças. E as conclusões de Piaget, a partir dessas observações surpreenderam à época. 
Segundo Gardner, a formação do indivíduo, na teoria de Piaget, era um processo de estruturação mental acerca de um resultado, de uma equilibração progressiva de uma esfera ou outra, favorecendo o amadurecimento e acomodação como um processo que ocorreria no decorrer do crescimento do indivíduo até atingir a fase adulta. Assim, a função do meio é provocar desiquilíbrio naquilo que já foi construído, criar um desafio, para então, poder se equilibrar.
De fato, Gardner versa sobre a importância das pesquisas de Piaget para o desenvolvimento cognitivo, concebendo elogios ao seu trabalho. Entretanto, observa-se também, que o autor, elenca pontos negativos da teoria. Visto que, ao mesmo tempo que ele elogia todo o trabalho de pesquisa de Piaget como referência, ciente de que o trabalho é pautado na epistemologia genética, também rejeita algumas ideias, cobrando uma postura diferenciada de Piaget. Que este, seja uma pessoa que se debruce em esferas como: emoção, experiências vividas, e imaginação. Ou seja, questões que a psicologia gosta de abordar. 
Em suma, Piaget dedicou sua vida submetendo-se a observação científica e rigorosa do processo de aquisição do conhecimento pelo ser humano. Sendo biólogo, preferiu denominar-se um epistemólogo genético. Ao analisarmos uma das características mais acentuadas do construtivismo, que fala inicialmente sobre as finalidades estabelecidas, é uma aproximação ao pragmático a concepção de uma sociedade de um organismo social, todavia outro aspecto polêmico é o desenvolvimento cognitivo psicológico como resultado de um processo interno sem levar em consideração uma gama de relações histórico- sociais presentes nas formações dos indivíduos.

Continue navegando