Buscar

TCC ( MUDAR )

Prévia do material em texto

INSTITUTO PEDAGOGICO BRASILEIRO
COORDENACAO DO IPB
GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRÁTICA, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E POLITICAS PUBLICAS. Não se usa ponto final em títulos e subtítulos, o mesmo para tópicos e subtópicos. O título é vago. Não informa sobre o objeto de estudo. Gestão escolar democrática, qualidade da educação e políticas públicas são temas que estão interligados, mas, qual o foco do trabalho?
Ângela Maria da Silva Santos[footnoteRef:1] [1: angelamdss2@gmail.com] 
RESUMO: Não se usa sinal de pontuação neste caso.
Este artigo apresenta os resultados de um estudo que procura tempo verbal no passado, pois, a pesquisa já foi feita e será apresentado e analisado os dados coletados. Portanto, deve-se usar: procurou, avaliou, analisou ... avaliar e analisar a associação dos perfis dos diretores e seus receptivos problemas nas instituições de ensino classificando Não seria: comparar o tipo de perfil do gestor escolar com o tipo de gestão por ele adotada e relacionar os problemas enfrentados pelo gestor escolar e o tipo de gestão? a partir de algumas tendências na gestão escolar – a gerência, a tradicional e a democrática. O foco é na gestão democrática? Vamos então compreender o sentido da palavra gestão escolar na sociedade contemporânea e na instituição escolar entender os mecanismos que envolvem o sistema educacional e suas legalidades, reconhecer a estrutura e o funcionamento da escola através de sua legislação, identificar a função de cada membro formadora da instituição escolar, estudar os diversos mecanismos da gestão democrática a partir dos documentos que norteiam a organização escolar conhecer os espaços coletivos de decisões escolar, demonstramos através de diagramas e gráficos a Organização da gestão escolar dentro e fora da escola com a participação de toda comunidade escolar São apresentados diversos problemas de pesquisa no trecho sublinhado, sendo eles:
- Compreender o significado do termo ‘gestão escolar’ nas sociedades contemporâneas (o Brasil é apenas uma dessas sociedades);
- Compreender os mecanismos que envolvem o sistema educacional e sua base legal;
- Identificar a função de cada membro na instituição escolar (muitos profissionais para além dos gestores);
- Demonstrar por meio de gráficos e diagramas a organização da gestão escolar e não escolar com a participação da comunidade escolar (De onde virão os dados para a confecção dos gráficos e dos diagramas?)
São 4 problemas elencados e diferentes entre si além do problema principal apresentado: avaliar e analisar a associação dos perfis dos diretores e seus receptivos problemas nas instituições de ensino classificando a partir de algumas tendências na gestão escolar – a gerência, a tradicional e a democrática
Palavra-chave :
O resumo está fora das normas da ABNT 
	
I - Introdução 
	Percebe-se Quem percebe? que a qualidade da educação sustentasse na competência de seus profissionais Quem afirma que a qualidade da educação se sustenta na competência de seus profissionais? em oferecer aos seus alunos uma aprendizagem significativa Qual a relação entre aprendizagem significativa e competências?, capaz de realizar e desenvolver habilidade e atitudes necessárias para enfrentar os desafios atuais, descoberta em um mundo globalizado e permeado pelas tecnologias da informação e da comunicação. 	
	Sendo assim o que estão concluindo?, enfatizasse tempo verbal inadequado a importância de uma gestão escolar com premissa participativa e autônoma nas decisões tomadas sobre a organização e o funcionamento da instituição, capaz de assumir as responsabilidades referentes aos aspectos de âmbio escolar. Qual a relação desse parágrafo com o anterior? Um fala da qualidade da educação atrelada à competência dos profissionais da escola e o outro de gestão escolar?	
Diante Disso, Diante do quê?
As ações e a forma de trabalhar de cada gestor mostram o que ele realmente faz e pensa os valores que prezam e assumem e muito importante mostrar que a instituição com certeza irá sentir os efeitos do estilo de gestão que adota (Julliata, 2007, p 175). (JULLIATA, 2007, P.175)
 
	Podemos Escrita acadêmica em um TCC deve ser na 3ª pessoa verbal esclarecer assim a necessidade de processar uma gestão democrática destacando em ações amparadas na ética e no respeito o trabalho pode se apoiar no coletivo, compartilhando decisões colaborando assim para uma educação de qualidade. Trecho sem sentido. Quais ações da gestão estão amparadas na ética e no trabalho coletivo?
	Destaca-se a qualidade da educação Qual a relação entre qualidade da educação e gestão escolar? atrelasse verificar a concordância verbal (completamente errada) a visão colaborativa da escola e da comunidade escolar na qual o gestor (Diretor), Professores, os pedagogos, os alunos, os pais de alunos e a comunidade entre outros constitui o conc eito de comunidade escolar que regem a gestão democrática partindo desses pontos de vista apresentamos nesse artigo uma pesquisa realizada com um diretor de uma escola publica os pedagogos, os professores, alunos e funcionários, pais com o objetivo de caracterizar o papel do gestor escolar e de identificar os desafios enfrentados na gestão. 
	Mostramos também o perfil Em nenhum momento do texto até o momento não foi apresentado perfil do gestor do gestor escolar procuramos contemplar as relações entre as concepções dos profissionais em campo e a realidade nas escolas publica de Educação básica.Nada do que estão falando foi apresentado no texto até o momento.
	Apresentamos Em que parte do texto estão os desafios? Desafios que compreende adequadamente os conceitos de gestão e as relações que estabelece entre a democracia e a educação e preciso saber as dimensões publicas e sociais e que nos obrigaComo assim, vocês foram obrigados a concluir. Pelo que sei, os dados coletados apresentam uma realidade a concluir que jamais haverá á afetiva democracia social sem que haja a democratização da escola. Há várias experiências de nações com equidade social que mesclam concepções pedagógicas e de gestão escolar tradicional/conservadoras com gestão democrática e pluralidade pedagógica. Portanto, o período não é verdadeiro.
Desenvolvimento: Desenvolvimento é uma parte do trabalho, mas, não usamos como título de tópico em um TCC.
II - A política publica voltada para educação Referir sempre no plural: Políticas públicas
	A política publica voltada para educação devem ser trabalhadas em conjunto com as demandas da sociedade as demandas sociais dão origem a diversas políticas públicas. Incluindo o campo educacional de forma a contribuir para a construção dos direitos sociais A educação é apenas um dos diversos direitos sociais e não são as políticas públicas que contróem os direitos sociais elas possibilitam a vivência dos direitos e a garantia dos mesmos., conforme aponta a constituição federal de 1988. Assim Afirma Cury (2008) À educação publica e um direito garantido pela união, sendo organizado e articulado nacionalmente pelo ministério da educação (MEC).
	Os entes federados brasileiros constituem se em quatro , o Distrito federal, a União , os estados e os municípios. 
	É importante entender que cada um deles tem suas próprias competências e responsabilidades legais, cada um tem seu próprio sistema de educação. 
	Sabe se que a educação e dever do estado, e a oferta ocorrera por meio de sistema de ensino organizado em regime de colaboração entre os entes federados.
	 A união fixara um ponto nacional de educação assim articulando os níveis e as modalidades de educação de ensino e também formular uma política nacional de educação. Os estados e municípios constituem entes federados autônomos também elaboram seus respectivos planos de educação e aprovam a legislação que regula a educação básica e determina os processos de gestão democrática e de escolha dos diretores das escolas publicas
	De acordo com a constituição nacional de 1988 o ensino publico deve ser com base na gestão democrática.
	Conforme a lei numero 9393/1996 com base na LDB ao criar a gestão democrática do ensinopublico, este documento legal, inseriu a sociedade civil no cenário dessa vez não mais como coadjuvante do processo de formação histórico Político do pais , mais sim como protagonista o que importa necessariamente, a participação de todos os envolvidos na escola publica. 
	Para que a gestão seja democrática e preciso que as famílias e os responsáveis pelos estudantes estejam dispostos a participar do dia - dia escola para que isso ocorra e preciso criar estratégias para aproximar as famílias e a comunidade do cotidiano e da gestão escolar. 
	Sabe-se que os diretores escolares devem ter uma visão orgânica da escola e trabalhar de forma clara e mostrar os diversos aspectos da gestão o administrativo, pedagógico, financeiro e comunitário tais atribuições mostram que a forma de escolha dos dirigentes escolares e de provimento do cargo que devem estar articulados as atribuições e as papeis que esse profissional social irá desempenhar na sua função de direção da escola.
	A importância da gestão escolar nos processos de luta pela democracia e importante, mas não somente nas escolas. Os gestores são articuladores para dentro e para fora das escolas e lideram as articulações com as políticas educacionais. 
Vamos apresenta um diagrama do sistema educacional e sua hierarquia podemos implementar isto exibindo através de um Diagrama onde ocorra a inserção criada entre as partes uma dialogicidade possível atreladas a flexibilidade , descentralização , participação e autonomia 
Diagrama da inserção dos sistemas na gestão educacional democrática
Diagrama 1
III - Professor gestor no contexto administrativo
	E um constante desafio compreender adequadamente os conceitos de gestão e as relações que estabelecem entre educação e democracia, e preciso reconhecer as dimensões publicas e sociais que nos faz forçadamente concluir que jamais haverá a afetiva democracia social sem que haja a democratização da escola. A luta pela escola universal e de qualidade representa uma peculiar expressão da educação como prioridade é alavanca para o desenvolvimento, aos mesmo tempo que se torna uma firme e poderosa contribuição para o processo de democratização do pais a educação deve se sintonizasse com a promoção social é intelectual das camadas populares , é ainda preparar os cidadão para o exercício consciente e critico como membro integrante do estado 
	A Real concepção de democracia indica a instituição de sujeitos políticos ativos e capazes de assumir responsabilidades sociais, de reinventar o mundo, de adaptasse e recriar um estado realmente publico e preocupado com o bem estar coletivo. 
	Para entendemos a concepção de democracia realizada no campo da educação as ações que efetivamente constrói-se com a participação dos sujeitos sociais, em seu plano sentido. E preciso entender que a democracia não e ditadura ou monopólio das maiorias, para se abordar a gestão democrática escolar e indispensável debater a respeito dos princípios gerais da administração podemos descrever que conceito de gestão pode ser entendido como um termo que busca superar a concepção de Taylorista / fordista (Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor(1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas idéias começaram a ser divulgadas no século XX. Além de Taylor, a administração científica também tem entre seus fundadores Carl Barth, o casal Frank e Lillian Gilbreth, Harrington Emerson, Henry Gantt e Hugo Münsterberg; por analogia, Henry Ford costuma ser tido como um dos criadores deste modelo de administração, pelas medidas práticas ligadas a concepção teórica semelhante à de Taylor, que ele adotou em suas fábricas ) (Fordismo, termo criado por Henry Ford, em 1914, refere-se aos sistemas de produção em massa ( linha de produção ) e gestão idealizados em 1913 pelo empresário americano Henry Ford (1863-1947), autor do livro "Minha filosofia e indústria", fundador da Ford Motor Company, em Highland Park, Detroit. Trata-se de uma forma de racionalização da produção capitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa e, do outro, o consumo em massa. Ou seja, esse "conjunto de mudanças nos processos de trabalho (semi-automatização, linhas de montagem)" é intimamente vinculado as novas formas de consumo social). Ainda tão presente nas instituições e organizações incluindo as educacionais este e um conceito mais dinâmico de movimento, ação, mobilização e articulação. Pode ser compreendido como tomada de decisão de uma direção ou administração com a determinação de impulsionar uma determinada organização 
Fizemos a Comparação entre a gestão industrial e gestão educacional percebe-se que na gestão educacional e preciso que seja em massa ou seja, não apenas uma pessoa, tem que ter a colaboração dos profissionais da escola, professores, pedagogos e a comunidade escolar em gera. A gestão tem que ser de dentro da instituição e fora dela também tem que estar presente no dia a dia da escola. Uma primeira especificidade do trabalho do Gestor ( Diretor ) diz respeito ao produto do seu trabalho segundo Codo ( 2000 ) , o produto do trabalho do diretor e administração da instituição e o papel dele e a formação de outras pessoas ou seja, o aluno educando. Façamos um paralelo entre trabalho de uma fabrica de autopeças e o trabalho docente. O produto, o resultado final, não pertence ao trabalhador em ambos os casos no caso do operário as peças são para o carro que e de propriedade do empresário e no caso do gestor escolar as peças são os alunos e o resultado final e para a sociedade.
segundo Bartmik (2003) buscasse alem da melhoria da qualidade de ensino a redução dos índices de evasão e repetência, maior valorização dos profissionais do magistério, estruturas e condições adequadas ao desenvolvimento do trabalho docente. E Ainda e considerado a ampliação da compreensão das diferentes relações de poder que pertence a gestão democrática como principio da educação nacional é presença obrigatória nas instituições escolares. 
Estrutura da Democracia Escolar
Diagrama 2
IV - O Conceito da gestão é organização na instituição escolar
Pesquisamos que a escola possui os seus objetivos que necessitam da participação de profissionais da área para se alcançar o Objetivo. Identificamos que a estrutura organizacional da educação faz parte do macro-União chegando ao micro-Escola. Neste pensamento e importante lembrarmos-nos de alguns conceitos de gestão e organização.
Por que a escola necessita de uma estrutura organizacional? Esta organização esta voltada para alcançar os objetivos propostos pela Instituição. 
Sabe-se que a escola e organizada para alcançar os seus objetivos, e para que estes sejam alcançados é necessário que exista uma organização na instituição. A estrutura administrativa de uma escola para Candido (1953 Apud Dias 2004, p. 220) 
[... Exprime a sua organização no plano consciente, e corresponde a uma ordenação racional deliberada pelo publico. O autor reforça que a estrutura total de uma escola é, todavia algo mais amplo compreendendo não apenas as relações ordenadas, conscientemente, mais ainda todas as quê derivam de sua existência enquanto grupo social] 
 Sendo Assim, e preciso que o profissional que candidatar-se a gestor ( diretor ) de uma escola necessite ter conhecimentos, competência para organização do espaço escolar e de sua clientela, do corpo docente e das leias q amparam o sistema de ensino. Muitos são os desafios do gestor ( diretor ) mas cabe a ele demonstrar através da liderança, articulação, da razão e da emoção é construir uma administração voltada para uma escola onde se busca formar sujeito historicamentecríticos , que refletem e constroem seus conhecimentos. O papel do gestor ( diretor ) envolve o conhecimento mais complexos até situações do cotidiano escolar, não podemos esquecer que a instituição está formando cidadãos. Assim podemos definir o papel do gestor ( Diretor ) dê manter uma postura dinâmica, ser conhecido de todo processo que envolve a instituição escolar, alem de sua legislação envolver-se de maneira democrática nas decisões e avaliações que ocorrem na instituição escolar. 
Os desafios da gestão pedagógica na perspectiva dos gestores
Gráfico 1.1
Fonte: Dados de pesquisa (2016)
Quando analisada individualmente, a dimensão gestão pedagógica apresenta seu maior desafio nos assuntos relacionados ao planejamento didático-pedagógico. Problemas voltados para a potencialização do planejamento docente e avaliação de aprendizagem do aluno foram temas recorrentes, totalizando 55% dos desafios dessa dimensão.
Ainda na gestão pedagógica, tem-se em 26% de seus desafios estão relacionados aos discentes, o que inclui a sua motivação, participação, elevação da auto-estima e disciplina. Desafios relacionados aos docentes, tais como a superação do mal estar e a formação continuada vêm em seguida, com 10%. Na seqüência, representando 6%, estão os desafios relacionados à qualidade da educação. Por fim, com 3%, foi apresentada como desafio a estruturação do currículo. O gráfico 1.1
A dimensão de gestão democrática teve desafios apresentados por 25 escolas. Estes foram posicionados em dois grupos. O primeiro, referente à participação efetiva da comunidade e melhoria das relações escola-comunidade, com 96% do total, o segundo, voltado para o fortalecimento do conselho escolar e da corresponsabilização de todos pela tomada de decisões na escola, este com apenas 4%
V - Documentos importantes para a gestão escolar
O gestor escolar deve valer de ferramentas, uma primordial e a organização para gerenciar, administrar a instituição da melhor maneira possível. Dentre essas ferramentas estão documentos como, por exemplo ofícios, planilhas, formulários, relatórios e os planejamentos pensando na organização do gestor e suas ferramentas pesquisei uma lista com importante documentos para a gestão escolar. 
Projetos políticos pedagógicos (PPP) e um importante documento para a escola, pois ele serve de guia para que a instituição alcance suas metas, sonhos e objetivos. O projeto precisa ser registrado por escrito e deve conter propostas corretas de ação. E preciso contemplar os aspectos como a cidadania, a comunidade e a sociedade, de modo que não se tenha apenas alunos, mas pessoas criticas e consciente de seu papel. 
Para construir esse documento deve se organizar com toda comunidade escolar e organizar projetos e atividades escolar educativa que são indispensáveis para a construção do conhecimento e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. 	
Relação de movimentação bancaria e muito importante acompanhar de forma precisa a movimentação bancaria escolar. E preciso fazer uma ficha a fim de controlar as entradas, saídas e taxas. Esse documento e extremamente importante para a organização da escola, Alem de ser um documento para prestação de contas.
	Roteiro de orçamento de serviços e necessário montar um roteiro explicando como pedir orçamento informando tudo que e necessário para contratar uma empresa fornecedora. Esse documento e para padronizar o processo e facilitar a vida do diretor, assistente administrativo e secretários. 
	Levantamento patrimonial, todo diretor tem que se preocupar com o que ele tem na escola, ter acesso ao inventario da escola e preciso constantemente atualizar a relação de bens construídos ou adquiridos durante sua gestão e bom ressaltar que as quitações devem estar de acordo com o planejamento e os projetos da instituição para que aja coerência em todo o processo 
	Descrição de projetos e feito através de reuniões do conselho escolar é criações de novos projetos, e preciso que registre os planos e decisões em uma descrição de projetos, pois esses documentos podem servir posteriormente para fazer a solicitação de recursos mediante a secretaria de educação. 
	A lista e longa mas o bom e saber que o gestor não faz nada sozinho, ele tem o vice diretor e o secretario que lhe dão auxílio, mas quem vai liderar e o gestor (Diretor) necessita de um bom planejamento que priorize as ações por urgentes, as importantes e aquelas que podem esperar.

Continue navegando