Buscar

Apx2- Organização Regional do Brasil 2022.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Liste as diferenças de critérios e objetivos presentes nas regionalizações do espaço geográfico brasileiro 
IBGE
Esta é a principal divisão regional do Brasil, adotada pelo governo, pois, permite entender os contextos dos diferentes cenários do país, respeita os limites político -administrativos dos estados da federação, o que facilita a coleta de dados da população e desenvolvimento de políticas públicas, neste caso está dividido em 5 regiões: Norte, Sudeste, Sul, Centro-oeste e Nordeste, de acordo com a diversidade ecológica e o desenvolvimento das atividades econômicas. Denominadas Macrorregiões do governo, marcam a divisão político-administrativa do país. Cada uma com características comuns, no que diz respeito à introdução de atividades econômicas e elementos da natureza. 
Complexos geoeconômicos, divisão proposta pelo professor Pedro Geiser:
Teve como critério a história da formação do espaço geográfico, levando em conta os efeitos do processo socioeconômica e político, não respeitava os limites entre os estados da federação, o que dificulta a coleta de dados da população, dividido em três grandes regiões: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. O objetivo é compreender o processo histórico da formação das diferentes atividades econômicas no Brasil.
2- A produção do espaço geográfico brasileiro... como as atividades econômicas produziram um espaço geográfico nacional que até recentemente, esteve pouco integrado. Explique como os conceitos de planejamento e gestão foram aplicados no intuito de possibilitar uma integração nacional.
Planejamento e gestão estão vinculados ao processo de integração territorial, essa necessidade de conexão se deu frente à urgência de planejar um país mais conectado territorialmente, devido a antiga fragilidade político-econômica, que estava voltada para os interesses externos. Com a crise de 1929, houve então o rompimento com tal modelo político-econômico. Desde a colonização o espaço geográfico brasileiro, apresenta um histórico de apropriação diferenciada de nossas terras, através das atividades econômicas e pelo trabalho. A princípio geraram um espaço geográfico em “ilhas", “coágulos”, sem complementaridade e integração entre si, exceto a pecuária, que auxiliou na interiorização da ocupação dos portugueses e ainda levou a exploração territorial para além do Tratado de Tordesilhas. Três tipos de espaços foram produzidos dessa introdução gradual das atividades econômicas, são eles:
- Espaços voltados para o mercado externo, que dependem dele diretamente, como os decorrentes da produção d cana-de-açúcar, na Zona da Mata Nordestina nos séculos XVI e XVII, tabaco no Recôncavo Baiano; algodão no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Maranhão, no século XIX; mineração em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, no século XVIII; cacau, na Zona da Mata Nordestina, no século XIX; cafeicultura no Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro no século XIX.
- Espaços voltados para o mercado interno e para os externos, que produzem necessidades básicas para os centros de produção voltados para o mercado externo e abastece o interno também, estão inclusos a pecuária no Nordeste do Brasil e no Rio Grande do Sul simultâneo a atividade mineradora em Minas Gerais, a produção da agricultura de subsistência.
- Espaços voltados para si, destacando-se a agricultura de autosubsistência, tal importância se deve ao fato de tal agricultura ter levado ocupações para diferentes pontos do território nacional.
O aspecto econômico regional de arquipélago e ilha, esteve presente até o aprofundamento da industrialização no Brasil, foi se desfazendo de forma gradual a medida que a administração pública federal, percebeu que a dependência exacerbada do mercado externo, tornava impossível uma dinâmica nacional mais integrada, dependíamos do mercado externo para a compra dos nossos produtos primários e para a venda dos produtos industrializados.
3- Discorda sobre tais critérios nacionais e problematizar como se deu o processo de alteração das paisagens, ponderando ainda, sobre os vetores de transformações mais incisivos no espaço.
O domínio morfoclimático, ou seja o predomínio de homogeneidade natural no território são: tipos de bioma específico, relevo, e clima. Essa inter-relação, em cada trecho do espaço geográfico brasileiro dá origem a diversos domínios morfoclimáticos. O impacto do processo de ocupação das paisagens consolida profundas transformações ecossistêmicas, que afetam o cotidiano dos habitantes locais. A organização do território brasileiro, desde o período colonial é uma história de apropriação dos recursos naturais. Ao longo do tempo, a diversidade de recursos e elementos foi sendo alterada pelas atividades econômicas do país. A retirada de substrato vegetal para diversos fins, é um dos principais vetores de transformação das regiões naturais, fato que impacta na composição dos solos, nas formas de relevo e na extensão das redes hidrográficas.

Continue navegando