Buscar

RESUMO ESTADOS UNIDOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo: Estados Unidos
Estados Unidos são um país localizado na porção norte do continente americano. Em função de sua enorme economia, é considerado como a maior potência do mundo graças a seu quadro econômico, marcado pelo amplo desenvolvimento de todos os setores da economia.
O território extenso abriga a terceira maior população do planeta e é também o terceiro país que mais recebe turistas no mundo. Diferentemente do que se imagina, os Estados Unidos não possuem um idioma oficial, embora inglês e espanhol sejam os mais falados.
 História dos Estados Unidos
*Até o século XVI: território habitado por diferentes tribos indígenas, seguindo o padrão dos demais territórios do continente americano.
*Século XVI ao XVIII: chegada dos primeiros europeus: espanhóis, ingleses, holandeses, suecos e franceses. Ao longo desse período, a supremacia inglesa se firmou e garantiu territórios ao expulsar os demais povos colonizadores. A colonização inglesa sobre o território perdurou até a independência do país, em 4 de julho de 1776.
*Século XIX: a independência política dos ingleses gerou instabilidade interna no país, que viveu sua famosa Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana entre os anos de 1861 e 1865. A guerra se estabeleceu pela rivalidade entre as chamadas “colônias do norte” e as “colônias do sul”, estruturalmente diferentes: o norte era defensor das atividades burguesas e o sul era defensor da agropecuária. A vitória das colônias do norte permitiu que a atividade industrial e o trabalho livre e assalariado se estendessem sobre todo o país, fomentando a economia nacional.
*Século XX: os Estados Unidos assumiram sua posição de potência mundial a partir do fim da Segunda Guerra, quando disputou com a ex-URSS a hegemonia política, econômica e cultural do mundo, no período conhecido como Guerra Fria.
*Século XXI: com o fim do socialismo soviético e da bipolaridade mundial, os Estados Unidos mantêm seu caráter hegemônico no mundo multipolar.
População dos Estados Unidos
A terceira maior população do mundo encontra-se nos Estados Unidos. A estimativa para o ano de 2022 é de uma população de 334.805.268 de pessoas. Seu crescimento ocorreu de forma acelerada ao longo do século XX, em função de dois fatores: elevados índices de natalidade e forte imigração.
A partir das primeiras décadas do século XX, a queda dos índices de mortalidade no país e a elevação dos índices de natalidade garantiram as condições para o rápido crescimento populacional. Atualmente, seguindo o padrão verificado em países desenvolvidos, percebe-se redução nas taxas de natalidade de forma acentuada, o que já contribui para uma mudança significativa na estrutura etária do país, que se apresenta com aumento do número de adultos e idosos, o que configura o envelhecimento populacional.
As imigrações são constantes desde o processo de colonização no país. Até o século XX, imigrantes de todos os continentes se fixaram nos Estados Unidos em função da possibilidade de construir o país pela necessidade de povoamento do imenso território. A partir da segunda metade do século XX, as imigrações permaneceram intensas, mas com uma maior participação de indivíduos que saem de países subdesenvolvidos em busca de melhores oportunidades de trabalho. A população dos Estados Unidos é constituída por pessoas de todas as origens étnicas.
Economia dos Estados Unidos
O país possui a maior economia do planeta. Seu Produto Interno Bruto em 2021 foi de 21 trilhões de dólares. O poder na geração de riquezas está ligado à força de seu mercado interno e ao desenvolvimento das atividades econômicas dos três setores da economia.
→ Principais atividades econômicas
◆ Agropecuária dos Estados Unidos
A diversidade climática e a grande extensão territorial beneficiam os Estados Unidos no desenvolvimento da agricultura e da pecuária, praticadas desde a colonização. O desenvolvimento técnico e a elevada produtividade são marcos na agropecuária do país.
◆ Exploração mineral dos Estados Unidos
Novamente a extensão territorial beneficia a economia do país nesse setor. Formações geológicas variadas permitem a ocorrência de grandes e diversificadas reservas minerais que são amplamente exploradas, acompanhando o desenvolvimento da atividade industrial.
◆ Indústria dos Estados Unidos
Atividade desenvolvida de forma intensa desde a fase da Segunda Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XIX. A atividade industrial é apoiada em todos os possíveis segmentos: indústrias de base, bens de consumo e equipamentos. Todos os setores industriais são marcados pelo elevado grau de aplicação tecnológica e eficiência de produção.
As principais regiões industriais dos Estados Unidos são: Manufacturing Belt (cinturão da manufatura): região Nordeste e Grandes Lagos. Região de industrialização tradicional e mais antiga do país. Concentra indústrias de base e de bens de consumo duráveis.
 Sun Belt (cinturão do Sol): região Sul e Oeste. São as áreas de industrialização recente, onde se destacam as indústrias de produção tecnológica. São as indústrias de ponta, também conhecidas como indústrias 4.0.
◆ Serviços dos Estados Unidos
É o setor econômico que mais gera riquezas para o PIB do país. A grande população que conta com renda elevada, em geral, contribui para que o setor de serviços seja o mais potente do quadro econômico dos Estados Unidos.
Um aspecto econômico importante nos Estados Unidos é sua participação no bloco econômico USMCA ou Nafta 2.0 — uma associação formada pelos Estados Unidos, Canadá e México e que visa ao livre comércio entre os três países. O acordo originalmente foi estabelecido em 1994 e renovado em 2018 pelos três países-membros.
Turismo dos Estados Unidos
Os Estados Unidos são o terceiro país mais visitado por turistas do mundo. Assim, o turismo é uma das atividades que mais contribuem para o desempenho do seu setor de serviços. O país proporciona todos os tipos de turismo em função da diversidade de paisagens, dos importantes aspectos históricos e culturais, além da infraestrutura, que permitem o desenvolvimento do setor.
Os principais destinos dos turistas nos Estados Unidos são:
Nova Iorque: a maior cidade do país é o símbolo de cosmopolitismo, grande divulgadora da cultura estadunidense.
Orlando: concentra os famosos parques de diversão que atraem turistas domésticos e estrangeiros, entre eles os parques temáticos Walt Disney.
Infraestrutura dos Estados Unidos
Um dos aspectos mais importantes para o alcance da forte economia dos Estados Unidos tem relação direta com a bem desenvolvida infraestrutura nacional. Desde o processo de colonização, os investimentos em infraestrutura urbana, de transportes e energética são uma realidade para todos os administradores do país.
Os sistemas de transportes são interligados, e o uso de vários modais permite a integração de todo o território de forma eficiente. O escoamento de mercadorias dos setores econômicos e o deslocamento populacional são facilitados pela infraestrutura de transportes. As cidades são marcadamente receptoras de infraestrutura crescente, com o objetivo de promover maior bem-estar e desenvolvimento às pessoas.
O grande problema relaciona-se à demanda energética. O consumo é o maior do mundo e crescente. A matriz energética do país apoia-se no uso maciço de combustíveis fósseis, e mudar o padrão para uma matriz mais limpa e renovável é uma necessidade.
Em 2021, o governo de Joe Biden encaminhou ao Congresso uma proposta de investimentos em infraestrutura no montante de U$ 1 trilhão. O projeto aprovado prevê investimentos, ao longo de 10 anos, em todas as áreas estruturais, com destaque às melhorias nas vias de transportes, aos investimentos em modelos energéticos sustentáveis e ao aumento dos recursos destinados à prevenção e ao combate aos danos de ordem ambiental.
Com essa ação, objetiva-se alavancar a economia por meio dos investimentos diretos em infraestrutura, de forma semelhante ao que se viu na primeirametade do século XX, com o New Deal, após a crise de 1929. O próprio Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, em comunicado, afirmou esperar que o projeto
[…] crie milhões de empregos, transforme a crise climática em uma oportunidade e coloque o país no caminho para vencer a competição econômica.
Geografia dos Estados Unidos
O vasto território garante aos Estados Unidos um quadro geográfico bastante diversificado. Os destaques são:
*Relevo: constituído por planaltos, a leste; planícies, ao centro; e montanhas, nas porções a oeste do território.
*Clima: varia entre polar, subtropical frio e típico, frio de montanha, e desértico. A variação da latitude, a altitude e a maritimidade/continentalidade são os fatores que justificam a variedade climática.
*Vegetação: a vegetação é variada e acompanha a diversidade de climas. No território são verificadas florestas temperadas; Taiga; vegetação de montanha; estepes; vegetação mediterrânea; e formações desérticas.
*Hidrografia: é rica e constituída por diversas bacias hidrográficas e formações lacustres (lagos). Os principais rios são: Mississipi; São Lourenço; Colorado; Colúmbia; Mackenzie e Yukon.
 Fonte: https://www.preparaenem.com/geografia/estados-unidos.htm

Continue navegando