Buscar

Construção do Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Construção do Conhecimento (fisilosofia)
O estoque de conhecimento com uma serie de experimentos desde o nascimento fez com que a consciência processasse as informações produzindo um sentido de realizada. Nós aderimos o que chamamos de princípio de realidade. Nós não duvidamos que estejamos em uma sala de sula, que temos pais, avós que tem endereço, residência.
Mas qual critério para que tudo isso que temos na nossa mente faça sentido? Qual a diferença entre nossa mente e a de um esquizofrênico? Em questão da realidade? É a mesma mente que fabrica a consciência para as duas pessoas.
O que é realidade? O paciente chegou no seu consultório e ele fala da dor, localiza uma dor, nos exames nada é revelado. Dor existe como realidade ou não?
Real – aquilo que é.
Realidade – aquilo que a mente humana constrói, construção do que é, interpretação, realidade.
Verdade – a minha própria aula é uma construção mental de coisas que eu tenho, mas ela existe? Sim
Com acreditamos que o paciente está com dor? Porque nós já sentimos dor alguma vez na vida, mas nossa experiência de dor nunca seria a dor do paciente. Fazemos uma intersecção de experiencias. 
A dor do paciente nunca será plenamente compreendida por mim, mas eu posso compreender razoavelmente por que eu já tive experiencias de dor.
E seu atender uma pessoa que o exame acusou HIV na tela do computador, mas a paciente já tem a 3ª incidência de pneumonia e ninguém nunca teria pedido exame de HIV, eu não tenho HIV sou o X e o paciente é o Y que tem HIV, como eu posso compreender o paciente se eu não tenho HIV, fugindo da história da dor, porque não tive a experiência, não tive interseção. Como eu abro uma interseção? Para saber o que é HIV no paciente vamos ter que utilizar algum recurso, isso vale para uma série de patologias. 
Nós somos dotados de consciências, essa consciência constrói uma realidade, a construção da realidade que ocorre na nossa consciência, é produzida em níveis de processamentos mentais, esses níveis fabricam na nossa mente o que chamamos de conhecimento. O primeiro nível de conhecimento é o conhecimento de senso comum – não é porque as pessoas concordam. O senso comum opera poupando energia, uma vez que tomamos contato com a informações tiramos ela e aplicamos. Levantamos o dedo e o ônibus para.
Nível ciência: não se conforma com senso comum, por que o ônibus para? O dedo tem poder? A tarefa da ciência é investigar os fenômenos, a causa, para poder ter o conhecimento da consequência. Para poder operar o conhecimento.
Mítico (mágico): responsável pelas nossas superstições, das mais variadas.
Religioso: é a fé, geralmente atrelado a alguma doutrina. 
Ideologia
Todas essas formas de conhecimento lutam para construir aquilo que chamamos de realidade. 
Paciente que chega no nosso consultório chega com uma mente de senso comum. Dr., meu peito está doendo, acho que meu coração está doendo, conhecimento de senso comum. Ele nos procurou porque ele tem fé em você? Porque ele acredita que seu conhecimento tem um grau mais acertado de validade do que o conhecimento dele, que ele sabe ser um conhecimento superficial.
Mas agora eu tenho o paciente y com HIV, o que eu vou poder produzir para aquele paciente? Temos que destruir o HIV de senso comum – que o paciente acha que irá morrer no dia seguinte. Também temos um HIV de pensamento supersticioso, na década de 80/90 AIDS entendia o HIV como uma maldição. 
Se entendermos bem, vemos o estigma que ainda tem o câncer, não se pode falar o nome câncer, significa o poder de atrair a doença.
COVID-19 traduzida no sistema ideológico, vacina tem que ser traduzida numa mente científica ou numa mente ideológica?
Crie um modelo, modelo cognitivo (conhecimento), para fabricar conhecimento digno de crédito, por evidência, por lógica, a única área que se presta a isso é a ciência.
A mente humana tem o poder de construir a realidade, de modo mais próximo do que a realidade é (ciência) e um modo mais simbólico (religião, senso comum e ideologias). 
A carga emocional, processa as informações com cargas mais superficiais.
A nossa mente é capaz de usar a razão e quando sabemos que estamos usando a razão? Quando a nossa mente executa um ato que vão gerar vários outros e esse ato é a investigação. O ato de investigar supõe várias outras coisas – envolve problematizar, estabelecer métodos para testagem das hipóteses, objetividade, lógica.
A atividade de investigação quando se dá?
Fenômeno = aquilo que se mostra, tudo que se mostra está na ordem natural.
Todas as ciências fenômenos tentam buscar a causa do fenômeno para entender o efeito, todas as ciências fazem isso.
O filósofo investiga conceitos, como: vida, justiça, liberdade e ética, entram no campo da filosofia.
Cientista investiga fenômenos, já o filosofo investiga conceitos.
A filosofia investiga a morte como conceito, é muito importante estudar a morte se for trabalhar com pacientes terminais, morte não é apenas a parada do batimento cardíaco.
Epistemologia: área da filosofia responsável por investigar a natureza do conhecimento e os critérios de validade do conhecimento. Procura estabelecer quais critérios nós podemos utilizar para dizer que tal conhecimento pode ser aceito como científico, inclusive questionando o que é ciência, limites da ciência.
Portanto, se você é racional sua mente é capaz de fabricar ciência e filosofia. 
Se todos esses conhecimentos estão na nossa mente um pode influenciar o outro? Sim! Entretanto quando nós exercitamos a razão passamos a identificar em nós mesmo a natureza do conhecimento que você está utilizando e a função desse conhecimento.
No curso de medicina viemos com cargas de conhecimento e percepção da realidade, muito dessa carga continuará, porém, outras abandonaremos em nome do que a razão diz ser o mais adequado.

Outros materiais