Buscar

Questões sobre Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudos Disciplinares XIV
Questionário I
1 - Considere que, com o objetivo de orientar as intervenções direcionadas à população idosa, residente na zona leste de um município do interior do estado do Espírito Santo, uma equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) tenha decidido realizar uma pesquisa sobre a destinação dos recursos do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Suponha ainda que, com essa medida, a equipe tenha tentado as reais necessidades desse segmento populacional e, assim, possibilitar o acesso aos recursos disponíveis de forma adequada e, consequentemente, proporcionar a melhoria da condição de vida em sociedade.
Nessa situação e, considerando a variação das necessidades em função da faixa etária, a amostra a ser adotada por essa pesquisa deve ser:
B estratificada 
2 – A atuação dos assistentes sociais nas empresas revela que há uma demanda crescente de participação nos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), visando à adesão dos trabalhadores às metas empresariais de competitividade e produtividade. Há, ainda, um crescente deslocamento do Serviço Social para a área de Recursos Humanos, enfatizando a criação de comportamentos que contribuam para a produtividade e a participação.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
3 - O Serviço Social é uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado Projeto Ético-Político Profissional, que foi gestado no interior da categoria profissional e que expressa seu compromisso com a construção de uma nova ordem societária, mais justa, democrática e garantidora de direitos universais (CFESS. Código de ética profissional do assistente social, Resolução n. 273/93). O projeto mencionado no texto tem seus contornos claramente expressos na Lei n. 8.662/1993, no Código de Ética Profissional de 1993, que assegura ao assistente social o direito de:
D Aprimorar seu conhecimento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios estabelecidos no próprio Código
4 – A Lei n. 8.662/1993, que regulamenta a profissão do assistente social, enfatiza como atribuição privativa do assistente social realizar estudos sociais, perícia e laudos em matérias específicas do Serviço Social. Segundo Favero (2004), na perspectiva da atuação do Serviço Social na área jurídica, o estudo social é uma das principais ferramentas que fundamentam decisões sobre outrem.
A Emitir parecer à autoridade solicitante.
5 – Considere e análise as afirmações a seguir, sobre a questão social como eixo estruturante do Serviço Social:
A I e II
6 – Como é denominado o setor formado por organizações que não fazem parte da administração direta ou indireta, já que não são empresas paraestatais, mas sim organizações privadas que prestam serviços privados de caráter ou de interesse público?
B terceiro setor 
7 - Assinale a alternativa que indica o tipo de planejamento que proporciona maior interação entre profissionais e sociedade, cujos objetivos são as singularidades, e que é um planejamento que necessita dos atos de reflexão/decisão/ação/reflexão.
C planejamento social
8 – O conceito de seguridade social abrange a Assistência Social, a Saúde e a Previdência Social. De acordo com as normas vigentes, as atividades de saúde são de interesse público. Sendo assim, a sua organização deverá obedecer a quais princípios e diretrizes?
E Acesso universal e igualitário.
9 – Como é denominado o conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde?
D Alta complexidade 
10 - O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) se inspira na doutrina de proteção integral, que busca compreender a criança e o adolescente como um segmento social que ultrapassa os limites dos chamados em situação “irregular”, conforme estabelecido no Código de Menores em 1979. Para os movimentos sociais, especialmente as militâncias na defesa da criança e do adolescente, a década de 1980 representou a corporificação de grandes conquistas. Como se chamavam os grupos que debatiam sobre essa temática?
A - Menoristas e estatutistas.

Outros materiais