Buscar

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Nome Completo: Maria Alice de França Caldas
Matrícula: 01464899
Curso: Nutrição
Primeiramente, Metodologia científica é uma junção de processos de um trabalho acadêmico. Por meio da metodologia, as pesquisas ganham confiabilidade, autenticidade, e valor científico.
A pesquisa científica implica em um grupo de ações , criado para encontrar uma solução para um problema , que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos. O planejamento da pesquisa é a criação de conhecimentos originais de acordo com certas condições/ requisitos científicos. A pesquisa científica seria a realização concreta de uma investigação planejada e desenvolvida.
A pesquisa de rotina é distinta, da pesquisa científica que precisa de uma investigação organizada, bem planejada e apurada, é imprescindível estar dentro das normas técnicas. O pesquisador necessita cumprir etapas, são elas: procurar informações em fontes fidedignas, leitura e definição de bibliografia como obras e autores considerados referências no tema, no assunto, e para finalizar , a estrutura de texto e redações.
O método dedutivo é o desenvolvimento da análise da informação usando o raciocínio lógico e deduzir para que possa concluir a respeito de um determinado tema. Nesse processo de desenvolvimento, o raciocínio dedutivo aponta conclusões que devem ser legitimamente verdadeiras , com o devido respeito à estrutura lógica de pensamento. Neste ínterim, o indutivo é parte dos casos específicos para tentar chegar em uma regra geral. O método indutivo tem como ponto de partida , criar uma teoria. É demasiadamente utilizado na ciência ao qual grande parte das premissas são verdadeiras para que se possa chegar a uma conclusão.
Citações diretas são quando transcrevemos o texto usado nas próprias palavras do autor. A transcrição literal virá entre “aspas” . Exemplo: segundo Vieira (1998,p.5) o valor da informação está “ fielmente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões para que possam atingir as metas da organização.
Citações indiretas são a reprodução de ideais e pensamentos do autor. É uma citação livre , usando as suas ou “nossas” palavras para dizer o mesmo que o autor disse no texto pesquisado, assim expressam as ideias sendo a autoria do autor consultado, exatamente por esse motivo é importante escrever a fonte e dar os créditos ao autor da ideia. 
Exemplo : o valor da informação está relacionado com o poder de ajudar os tomadores de decisões a atingirem os objetivos da empresa.
Concluo que a ideia da pesquisa científica é de caráter educativo. Assim, a realização de um projeto desse porte almeja abrir espaços de ensino e aprendizagem, tanto para os pesquisadores, quanto para as pessoas que fazem parte do campo empírico da pesquisa. Em um trabalho científico devemos sempre citar as nossas fontes de pesquisa e ou bibliografias, e fazer as citações mostrando de onde absorvemos e pesquisamos o nosso material. 
FONTES DE PESQUISA:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR12225: informação e documentação – lombada- apresentação. Rio De Janeiro, 2004
SOUZA, M. L.; GOMES, W. B. Evidência e interpretação em pesquisas: as relações entre qualidades e quantidades. Psicol. Estud. V.8 n.2 Maringá jul.//dic. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 73722003000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 21 set. 2008.
ANDRADE, M. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2006.
http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170627112856.pdf
BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEH-FELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto De pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1999.
https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1

Continue navegando