Buscar

RELATORIO AULA PRATICA 2 - MEDIDAS E AVALIAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATORIO AULA PRATICA – MEDIDAS E AVALIAÇÕES
1. Nome da disciplina: MEDIDAS E AVALIÇÕES
Numero de aula: 2
Nome do aluno: GIANLLUCAS ZANIN
Curso: EDUCAÇÃO FISICA - LICENCIATURA
Semestre: 7º 
2. OBJETIVOS:
Realizar atividades que possibilitem a vivência/aprendizagem dos procedimentos e aplicação de testes para coleta de dados em Avaliação Física. Aplicação de testes de flexibilidade, potência de membros inferiores e superiores e observação postural.
3. MATERIAL:
· Banco de Wells
· Trena
· Goniômetro
· Simetrografo
· Fita adesiva
· Giz
· Medicine Ball 2Kg
4. DESENVOLVIMENTO DA AULA:
· O primeiro teste a ser desenvolvido é o de dedos ao solo. Os testes vão expor o individuo em uma determinada situação e verificar o desempenho dele. 
· O primeiro teste e um teste simples que dispensa qualquer aparato, teste de dedos ao solo, envolve toda cadeia posterior de coxas, panturrilhas, glúteos, eretores da espinha e região dorsal, pés juntos, mãos ao lado do corpo, sobrepõe as mãos, e flexionar o tronco tentando chegar a ponta dos dedos ao chão, segura em torno de 2 segundos e volta a posição anterior. Neste teste segue alguns parâmetros para avaliar seu desempenho, se o aluno consegue descer ate encostar a palma da mão no chão tem um score excelente, se ele consegue chegar os punhos cerrados o score é muito bom, se chega ate com as pontas dos dedos no solo, score bom, ou seja, maior que 20cm - Ruim
De 20cm a 10cm – Razoável, para isso usa a trena para medir, se acaso chegar nesse nível seria necessário desenvolver algumas atividades de alongamentos a mais para trabalhar o uma boa flexibilidade da cadeia posterior.
· Teste sentar e alcançar, precisa de um Banco de Wells, o sujeito está sentado no chão com as nádegas, os ombros e a cabeça em contato com a parede. As pernas estão estendidas e afastadas, com as plantas dos pés apoiadas contra a caixa. As mãos estão sobrepostas com os dedos esticados. Uma régua ou trena é colocada no cimo da caixa com o zero na direção do sujeito. Na posição inicial do teste, o sujeito avança os braços estendidos (no prolongamento da altura da caixa) o mais à frente que lhe é permitido sem que a cabeça e os ombros deixem de estar em contato com a parede; nesta altura é marcado o ponto “0 cm”. A partir deste momento, a régua é segura firmemente pelo avaliador até ao final do teste. O sujeito inclinasse lentamente o mais à frente que consegue, permitindo que a cabeça e os ombros deixem de ter contato com a parede e os dedos deslizem sobre a régua. São permitidos três movimentos lentos à frente, no terceiro do qual o sujeito vai ao máximo, ficando na posição pelo menos 2 segundos sem flectir as pernas. Pode ser utilizado um apagador para ajudar o professor a marcar a medida. E também Pode ser realizado unilateral.
· Teste de mobilidade de ombro, não necessita nenhum instrumento, o aluno de costa, pés afastados na largura do ombro e braços ao longo do corpo, o teste consiste em deslocar um braço por cima do ombro onde a palma da mão vai encostar ao meio da costa, entre as escapulas, e a outra mão flexiona por baixo pelo dorso da mão na costa, e tenta encostar uma mão na outra e não deve haver alteração da postura. O ideal é aplicar dos dois lados.
· Avaliação de flexibilidade utiliza o Goniômetro pendular, o aluno deita, e identifica através de pontos anatômico, identifica o medial da coxa, flexiona a perna posiciona o goniômetro exatamente do lado onde fara a leitura depois estende novamente a perna e ajusta o goniômetro, o aluno devera levantar a perna o avaliador segura e faz a leitura, e repete novamente o movimento. Com isso consegue avaliar quantos graus de amplitude que o aluno tem. O mesmo pode se fazer com outros membros.
· Avaliação postural, utiliza o simetrografo, para identificação de assimetria, o aluno se posiciona um pouco distante e atrás do sinetrofrado, a primeira analise e a posição de costa, vê-se a coluna e depois a posição da coluna com a linha e observa se esta reto, ou se o aluno tem alguma escoliose, outro avaliado e a altura dos ombros, pode ver também dos joelhos o arco das pernas, na posição lateral utiliza uma linha lateral identifica a linha cabeça e pescoço, posição dos ombros, cifose, lordose, e posição joelhos e tornozelos.
· Testes de potencia, para membros inferiores foi utilizado uma demarcação com fita, uma trena e outra demarcação, e aluno realizara um salto fazendo o movimento de balanço, e deve saltar na maior distância que conseguir, e mede a distancia do ponto de partida ate o calcanhar. 
No outro teste o aluno bem próximo a parede e peça para que levanta o braço o mais alto possível, e o professor faz a marcação com um giz, logo apos o aluno salta e o avaliador mede se a distancia da marcação com o salto.
Para membro superior, utiliza um medicine ball de 2 kg o aluno senta em um colchonete encostado com a parede, a marca gero da trena fica encostado na parede, pernas estendidas corpo ereto, medicine ball junto ao corpo e o aluno lança a bola, onde a bola cair no chão, é onde faz se a leitura.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A avaliação é um processo de fundamental importância dentro da Educação Física, seja escolar, esportiva, de rendimento, entre outras. Esta avaliação tem como objetivo acompanhar o crescimento, desenvolvimento motor e evolução dos alunos durante todo o processo fornecendo informações detalhadas sobre padrões de saúde, desenvolvimento do aluno e orientação esportiva. Portanto, a avaliação física nada mais é que uma investigação do estado físico do discente.

Continue navegando