Logo Passei Direto
Buscar

PROVA 1 GEOGRAFIA POLITICA

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Baseado em Weber, a tipologia moderna das formas de poder, além de ser construída a partir dos meios pelos quais o poder é exercido, foi formulada por Bobbio (1984, p. 7-8). Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O poder econômico: é exercido por todo aquele que "[...] se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados necessários, porém, sem a situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a certo comportamento, que pode ser, principalmente, certo tipo de trabalho".
II- O poder ideológico: "[...] influência que as ideias formuladas de certa maneira, ou emitidas em certas circunstâncias, por uma pessoa revestida de autoridade, e difundidas por certos meios, têm sobre o comportamento dos comandados".
III - O poder político: "[...] posse dos instrumentos através dos quais se exerce a força física, isto é, através das armas de qualquer espécie e grau".
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença I está correta.

Para Ratzel (1987), o senso geográfico ou o Estado territorial foi entendido pela ideia de organismo (biogeografia), que para ele o solo condicionava as formas elementares e complexas da vida, portanto "o Estado, como forma de vida, tenderia a comportar-se segundo as leis que regem os seres vivos da terra, isto é, nascer, avançar, recuar, estabelecer relações, declinar etc." (COSTA, 2010, p. 35). Nesse sentido, é inegável a importância do alemão Friedrich Ratzel e do conjunto de suas contribuições, especialmente a obra Geografia Política, de 1897, cuja segunda edição (1902) apareceu com o subtítulo de Uma Geografia dos Estados, do Comércio e da Guerra.
Com base na compressão da Geografia como ciência explicativa das dinâmicas dos territórios, a partir de Ratzel, assinale a alternativa CORRETA:
A O crescimento dos Estados apresenta sintomas de desenvolvimento cultural, ideias, produção comercial e industrial etc., os quais necessariamente precedem a expansão efetiva do Estado.
B A orientação geral para a conexão territorial transmite a tendência de crescimento territorial de espaço em espaço, porém não incrementando de sua identidade.
C Ratzel entra mais precisamente em uma geografia política pragmática, tentando dar cobertura científica ao comportamento territorial do Estado, porém nunca relacionando as transformações da geopolítica aos acontecimentos e transformações práticas dos territórios.
D A fronteira não é o órgão periférico do Estado e, como tal, a prova de crescimento estatal é somente a força e as mudanças desse organismo.

Para compreensão do significado de Geografia Política, é importante definir o que é Geografia Política e Geopolítica, pois os dois termos terão, em conjunto, sua conceituação. Dessa forma, esses campos teóricos da Geografia apresentam importância ímpar para o entendimento do desenrolar dos fatos históricos no espaço geográfico, ajudando a termos uma análise crítica em relação à ordem internacional vigente.
Com base na definição da Geografia Política, assinale a alternativa CORRETA:
a) A geografia política não necessariamente leva em consideração o território de um determinado país e região.
b) A interpretação dos fatos políticos e relações políticas, nas suas diferentes escalas, ou seja, relações de poder de atores e agentes, que exercem autoridade e poder, e que geram, por vezes, conflitos e jogos de interesses.
c) A geografia humana é percebida como a ciência que analisa as relações de poder no espaço geográfico, não necessariamente estudando as relações de poder e a sua correlação com o espaço.
d) O objeto da Geografia Política é apenas com as relações entre o território, poder e política, em que não se faz necessário investigar as relações do poder, tanto dentro quanto entre os Estados-nação, em todo o processo intrínseco da apropriação do espaço geográfico.

Da fronteira entre o México e os EUA há a questão da Cisjordânia e das Coreias, passando pelos muros que visam impedir a entrada de imigrantes e refugiados na Europa, atualmente, há diversas crises para as quais os governos envolvidos optaram por um fechamento físico das fronteiras. O mundo de hoje tem mais muros do que o período da Guerra Fria, justamente às vésperas de entrarmos em 2019: ano que marca o trigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim, o grande símbolo da era bipolar.
Com base nas questões de divisões de diferentes tipos de fronteiras e suas questões geopolíticas, assinale a alternativa CORRETA:
A As clássicas definições de conteúdo sobre a fronteira tem sido pouso úteis quando se tenta aplicá-las as situações geopolíticas encontradas na nossa realidade atual, explicadas pelos diferentes movimentos atuais de exclusão e inclusão sociais e políticas nos territórios.
B Somente a Geografia Política e a Geopolítica conseguiram satisfatoriamente explicitar a dimensão política do espaço, o que certamente imobilizou a reflexão da própria Geografia.
C O conceito de Fronteira é definido somente como limite ou linhas que dividem territórios políticos e sociais distintos.
D As definições de fronteiras é somente um conceito teórico, não há evidências práticas deste conceito geopolítico nos territórios ou nações.

O poder, como se pode perceber, tem a probabilidade de impor-se à vontade própria, ou seja, ter o poder é uma capacidade de realizar ações com sucesso, relacionando o conceito com outros, como Lei, Regra, influência entre outros.
Com base na definição de poder, analise as sentenças a seguir:
I- O poder compreende a esfera política, econômica, cultural e social.
II- O poder não é nem uma categoria espacial nem uma categoria temporal, mas está presente em toda produção que se apoia no espaço e no tempo.
III- O poder só pode ser exercido pelas altas escalas de poder em um território ou não, como o Poder Judiciário, as restantes esferas administrativas nacionais, estaduais e municipais devem seguir a essa hierarquia em uma democracia.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

O conceito de território está ligado à ideia de poder, de domínio e de gestão de determinada área. Nesse sentido, para Raffestin (1993, p. 7-8) o território é o produto dos atores sociais enquanto sociedade. Há, portanto, um "processo" do território, quando se manifestam todas as espécies de relações de poder, que se traduzem por malhas, redes e centralidades cuja permanência é variável, mas que constituem invariáveis na qualidade de categorias obrigatórias.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O território é também um produto "consumido", ou, se preferirmos, um produto vivenciado por aqueles mesmos personagens que, sem haverem participado de sua elaboração, o utilizam como meio.
II- O território acontece por meio dos diversos atores sociais - poder público, empresas, sociedade - porém, só se constitui a partir do ordenamento ou desordenamento do território pela sociedade nele inserida.
III- O território é o local no qual as pessoas estão inseridas, onde as relações entre esses atores sociais ocorrem, construindo o território, conforme a importância/força de poder de cada ator social.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

Os conceitos fundamentais para a Geografia Política, bem como o espaço, o poder e o território, apontam que o território é a base material e também simbólica da sociedade, e que o poder se institui através de ações. O espaço é político, apresentando-se como um campo do poder, tanto no fenômeno de práticas e discursos, dentro das instituições e nas formas de governar, quanto da organização da vida social. A partir desses avanços, podemos definir os tipos de poder que foram impostos por vários autores ao longo da história.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O poder relacionado à dominação se define também como ser simplesmente o medo, e o instrumento do poder será então a coerção pela força, a ameaça da destruição do outro, ou seja, a violência.
II- Com relação ao poder sob a 'Autoridade', é um poder exercido como uma concessão, o que torna uma forma legitimada pela aceitação e pelo reconhecimento daqueles que a ele se submetem.
III- Já o poder político compreende tanto a possibilidade de coerção, típica do poder despótico, quanto a autoridade, de fundamento legal. Ambos constituem os dois polos opostos e extremos contidos nesta modalidade.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

Segundo Vallaux (apud COSTA, 2010, p. 54), toda "fronteira é uma demarcação política, portanto longe de poder ser considerada como Natural, mesmo que referenciada a um traço físico dos territórios em questão. Considerando como um campo de força e, em muitos casos, de disputa, o estabelecimento sempre envolvera negociações ou conflitos entre os Estados envolvidos".
Para compreender melhor conceitualmente e terminologicamente a definição da geopolítica, Costa (2010) traz o discurso político, sendo que o autor direciona um capítulo de seu livro para embasar toda a discussão. Com base nisso, analise as sentenças a seguir:
I- A geopolítica é antes de tudo um subproduto e um reducionismo técnico e pragmático da geografia política. O pioneiro da geopolítica foi Rudolf Kjéllen, sua fama deve-se praticamente ao fato de ter cunhado o termo geopolítico para expressar as suas concepções sobre relações entre Estado e o Território.
II- A relação entre espaço e poder manifestava um momento histórico que envolvia o mundo em escala global, caracterizado pela emergência das potências mundiais e, com elas, o imperialismo como forma histórica específica de relacionamento internacional.
III- Durante a segunda metade do século XIX essa política expansionista, além de intensificar-se, assume novos rumos que caracterizarão os EUA como uma nova potência mundial de fato, mesmo que situado à margem do jogo comandado pelas antigas potências europeias.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

As formas de poder são colocadas em prática a partir de necessidades da população, onde essa necessidade é imposta, muitas vezes, pelo próprio Estado e suas atribuições como cerne da organização social e democrática de direito. O Estado tem sido definido através de três elementos constitutivos: "o povo, o território e a soberania". Assim, o povo torna-se limite de validade pessoal do direito do Estado, onde este exerce seu poder e suas atribuições.
Sobre as atribuições do Estado e seu papel com o desenvolvimento, a ciência e a tecnologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado atribui-se um papel cada vez mais menos abrangente, pois entende-se que só ele não poderá, através de um planejamento racional, acelerar o ritmo de desenvolvimento, permitindo ao país ingressar na nova era, faz-se necessário a atuação das instituições privadas para prover o desenvolvimento da ciência e tecnologia.
( ) O Estado produzirá o seu espaço político, não mais se reduzirá a conquista e a defesa do território (atuação setorial e pontual), e com uma ação sistemática e com acesso a todos os setores e a todo o espaço nacional.
( ) Iniciado antes do Golpe Militar de 1964 que pôs em prática sistematicamente, o projeto assume novas feições a partir dos anos 1990 e 2000, quando, em face das tensões internas e da prioridade de produção de tecnologia, o governo é transferido para os civis através de transição política, e os militares passam a participar diretamente na implantação de um complexo científico-tecnológico industrial, em que o setor bélico é parte expressiva.
A V - F - F.
B F - F - V.
C F - V - F.
D V - F - V.

Santos (1997, p. 51) define o conceito de espaço "como um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e de sistemas de ações". Com base nos pontos indicados por Santos (1997) e para entender melhor esse conceito, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O espaço é um sistema de objetos, ações e com comportamentos orientados, ou seja, que tem certos objetivos e finalidades.
II- O domínio sobre o espaço, é, portanto, formas de criação de territórios, que permitem a implantação de materialidade no espaço, como exemplo as construções de estradas que são todas ações com algum fim.
III- Entendemos que o poder não exerce no espaço significativo processo de territorialização. E esse poder se manifesta através de apenas de ações isoladas nos territórios.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Baseado em Weber, a tipologia moderna das formas de poder, além de ser construída a partir dos meios pelos quais o poder é exercido, foi formulada por Bobbio (1984, p. 7-8). Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O poder econômico: é exercido por todo aquele que "[...] se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados necessários, porém, sem a situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a certo comportamento, que pode ser, principalmente, certo tipo de trabalho".
II- O poder ideológico: "[...] influência que as ideias formuladas de certa maneira, ou emitidas em certas circunstâncias, por uma pessoa revestida de autoridade, e difundidas por certos meios, têm sobre o comportamento dos comandados".
III - O poder político: "[...] posse dos instrumentos através dos quais se exerce a força física, isto é, através das armas de qualquer espécie e grau".
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença I está correta.

Para Ratzel (1987), o senso geográfico ou o Estado territorial foi entendido pela ideia de organismo (biogeografia), que para ele o solo condicionava as formas elementares e complexas da vida, portanto "o Estado, como forma de vida, tenderia a comportar-se segundo as leis que regem os seres vivos da terra, isto é, nascer, avançar, recuar, estabelecer relações, declinar etc." (COSTA, 2010, p. 35). Nesse sentido, é inegável a importância do alemão Friedrich Ratzel e do conjunto de suas contribuições, especialmente a obra Geografia Política, de 1897, cuja segunda edição (1902) apareceu com o subtítulo de Uma Geografia dos Estados, do Comércio e da Guerra.
Com base na compressão da Geografia como ciência explicativa das dinâmicas dos territórios, a partir de Ratzel, assinale a alternativa CORRETA:
A O crescimento dos Estados apresenta sintomas de desenvolvimento cultural, ideias, produção comercial e industrial etc., os quais necessariamente precedem a expansão efetiva do Estado.
B A orientação geral para a conexão territorial transmite a tendência de crescimento territorial de espaço em espaço, porém não incrementando de sua identidade.
C Ratzel entra mais precisamente em uma geografia política pragmática, tentando dar cobertura científica ao comportamento territorial do Estado, porém nunca relacionando as transformações da geopolítica aos acontecimentos e transformações práticas dos territórios.
D A fronteira não é o órgão periférico do Estado e, como tal, a prova de crescimento estatal é somente a força e as mudanças desse organismo.

Para compreensão do significado de Geografia Política, é importante definir o que é Geografia Política e Geopolítica, pois os dois termos terão, em conjunto, sua conceituação. Dessa forma, esses campos teóricos da Geografia apresentam importância ímpar para o entendimento do desenrolar dos fatos históricos no espaço geográfico, ajudando a termos uma análise crítica em relação à ordem internacional vigente.
Com base na definição da Geografia Política, assinale a alternativa CORRETA:
a) A geografia política não necessariamente leva em consideração o território de um determinado país e região.
b) A interpretação dos fatos políticos e relações políticas, nas suas diferentes escalas, ou seja, relações de poder de atores e agentes, que exercem autoridade e poder, e que geram, por vezes, conflitos e jogos de interesses.
c) A geografia humana é percebida como a ciência que analisa as relações de poder no espaço geográfico, não necessariamente estudando as relações de poder e a sua correlação com o espaço.
d) O objeto da Geografia Política é apenas com as relações entre o território, poder e política, em que não se faz necessário investigar as relações do poder, tanto dentro quanto entre os Estados-nação, em todo o processo intrínseco da apropriação do espaço geográfico.

Da fronteira entre o México e os EUA há a questão da Cisjordânia e das Coreias, passando pelos muros que visam impedir a entrada de imigrantes e refugiados na Europa, atualmente, há diversas crises para as quais os governos envolvidos optaram por um fechamento físico das fronteiras. O mundo de hoje tem mais muros do que o período da Guerra Fria, justamente às vésperas de entrarmos em 2019: ano que marca o trigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim, o grande símbolo da era bipolar.
Com base nas questões de divisões de diferentes tipos de fronteiras e suas questões geopolíticas, assinale a alternativa CORRETA:
A As clássicas definições de conteúdo sobre a fronteira tem sido pouso úteis quando se tenta aplicá-las as situações geopolíticas encontradas na nossa realidade atual, explicadas pelos diferentes movimentos atuais de exclusão e inclusão sociais e políticas nos territórios.
B Somente a Geografia Política e a Geopolítica conseguiram satisfatoriamente explicitar a dimensão política do espaço, o que certamente imobilizou a reflexão da própria Geografia.
C O conceito de Fronteira é definido somente como limite ou linhas que dividem territórios políticos e sociais distintos.
D As definições de fronteiras é somente um conceito teórico, não há evidências práticas deste conceito geopolítico nos territórios ou nações.

O poder, como se pode perceber, tem a probabilidade de impor-se à vontade própria, ou seja, ter o poder é uma capacidade de realizar ações com sucesso, relacionando o conceito com outros, como Lei, Regra, influência entre outros.
Com base na definição de poder, analise as sentenças a seguir:
I- O poder compreende a esfera política, econômica, cultural e social.
II- O poder não é nem uma categoria espacial nem uma categoria temporal, mas está presente em toda produção que se apoia no espaço e no tempo.
III- O poder só pode ser exercido pelas altas escalas de poder em um território ou não, como o Poder Judiciário, as restantes esferas administrativas nacionais, estaduais e municipais devem seguir a essa hierarquia em uma democracia.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

O conceito de território está ligado à ideia de poder, de domínio e de gestão de determinada área. Nesse sentido, para Raffestin (1993, p. 7-8) o território é o produto dos atores sociais enquanto sociedade. Há, portanto, um "processo" do território, quando se manifestam todas as espécies de relações de poder, que se traduzem por malhas, redes e centralidades cuja permanência é variável, mas que constituem invariáveis na qualidade de categorias obrigatórias.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O território é também um produto "consumido", ou, se preferirmos, um produto vivenciado por aqueles mesmos personagens que, sem haverem participado de sua elaboração, o utilizam como meio.
II- O território acontece por meio dos diversos atores sociais - poder público, empresas, sociedade - porém, só se constitui a partir do ordenamento ou desordenamento do território pela sociedade nele inserida.
III- O território é o local no qual as pessoas estão inseridas, onde as relações entre esses atores sociais ocorrem, construindo o território, conforme a importância/força de poder de cada ator social.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

Os conceitos fundamentais para a Geografia Política, bem como o espaço, o poder e o território, apontam que o território é a base material e também simbólica da sociedade, e que o poder se institui através de ações. O espaço é político, apresentando-se como um campo do poder, tanto no fenômeno de práticas e discursos, dentro das instituições e nas formas de governar, quanto da organização da vida social. A partir desses avanços, podemos definir os tipos de poder que foram impostos por vários autores ao longo da história.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O poder relacionado à dominação se define também como ser simplesmente o medo, e o instrumento do poder será então a coerção pela força, a ameaça da destruição do outro, ou seja, a violência.
II- Com relação ao poder sob a 'Autoridade', é um poder exercido como uma concessão, o que torna uma forma legitimada pela aceitação e pelo reconhecimento daqueles que a ele se submetem.
III- Já o poder político compreende tanto a possibilidade de coerção, típica do poder despótico, quanto a autoridade, de fundamento legal. Ambos constituem os dois polos opostos e extremos contidos nesta modalidade.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

Segundo Vallaux (apud COSTA, 2010, p. 54), toda "fronteira é uma demarcação política, portanto longe de poder ser considerada como Natural, mesmo que referenciada a um traço físico dos territórios em questão. Considerando como um campo de força e, em muitos casos, de disputa, o estabelecimento sempre envolvera negociações ou conflitos entre os Estados envolvidos".
Para compreender melhor conceitualmente e terminologicamente a definição da geopolítica, Costa (2010) traz o discurso político, sendo que o autor direciona um capítulo de seu livro para embasar toda a discussão. Com base nisso, analise as sentenças a seguir:
I- A geopolítica é antes de tudo um subproduto e um reducionismo técnico e pragmático da geografia política. O pioneiro da geopolítica foi Rudolf Kjéllen, sua fama deve-se praticamente ao fato de ter cunhado o termo geopolítico para expressar as suas concepções sobre relações entre Estado e o Território.
II- A relação entre espaço e poder manifestava um momento histórico que envolvia o mundo em escala global, caracterizado pela emergência das potências mundiais e, com elas, o imperialismo como forma histórica específica de relacionamento internacional.
III- Durante a segunda metade do século XIX essa política expansionista, além de intensificar-se, assume novos rumos que caracterizarão os EUA como uma nova potência mundial de fato, mesmo que situado à margem do jogo comandado pelas antigas potências europeias.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

As formas de poder são colocadas em prática a partir de necessidades da população, onde essa necessidade é imposta, muitas vezes, pelo próprio Estado e suas atribuições como cerne da organização social e democrática de direito. O Estado tem sido definido através de três elementos constitutivos: "o povo, o território e a soberania". Assim, o povo torna-se limite de validade pessoal do direito do Estado, onde este exerce seu poder e suas atribuições.
Sobre as atribuições do Estado e seu papel com o desenvolvimento, a ciência e a tecnologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado atribui-se um papel cada vez mais menos abrangente, pois entende-se que só ele não poderá, através de um planejamento racional, acelerar o ritmo de desenvolvimento, permitindo ao país ingressar na nova era, faz-se necessário a atuação das instituições privadas para prover o desenvolvimento da ciência e tecnologia.
( ) O Estado produzirá o seu espaço político, não mais se reduzirá a conquista e a defesa do território (atuação setorial e pontual), e com uma ação sistemática e com acesso a todos os setores e a todo o espaço nacional.
( ) Iniciado antes do Golpe Militar de 1964 que pôs em prática sistematicamente, o projeto assume novas feições a partir dos anos 1990 e 2000, quando, em face das tensões internas e da prioridade de produção de tecnologia, o governo é transferido para os civis através de transição política, e os militares passam a participar diretamente na implantação de um complexo científico-tecnológico industrial, em que o setor bélico é parte expressiva.
A V - F - F.
B F - F - V.
C F - V - F.
D V - F - V.

Santos (1997, p. 51) define o conceito de espaço "como um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e de sistemas de ações". Com base nos pontos indicados por Santos (1997) e para entender melhor esse conceito, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O espaço é um sistema de objetos, ações e com comportamentos orientados, ou seja, que tem certos objetivos e finalidades.
II- O domínio sobre o espaço, é, portanto, formas de criação de territórios, que permitem a implantação de materialidade no espaço, como exemplo as construções de estradas que são todas ações com algum fim.
III- Entendemos que o poder não exerce no espaço significativo processo de territorialização. E esse poder se manifesta através de apenas de ações isoladas nos territórios.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Prévia do material em texto

1Baseado em Weber, a tipologia moderna das formas de poder, além de ser construída a partir dos meios pelos quais o poder é exercido, foi formulada por Bobbio (1984, p. 7-8). Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O poder econômico: é exercido por todo aquele que "[...] se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados necessários, porém, sem a situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a certo comportamento, que pode ser, principalmente, certo tipo de trabalho". II- O poder ideológico: "[...] influência que as ideias formuladas de certa maneira, ou emitidas em certas circunstâncias, por uma pessoa revestida de autoridade, e difundidas por certos meios, têm sobre o comportamento dos comandados". III- O poder político: "[...] posse dos instrumentos através dos quais se exerce a força física, isto é, através das armas de qualquer espécie e grau". Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BOBBIO, N. O futuro da democracia (uma defesa das regras do jogo). Trad. Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. 171 p.
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
Somente a sentença I está correta.
2Para Ratzel (1987), o senso geográfico ou o Estado territorial foi entendido pela ideia de organismo (biogeografia), que para ele o solo condicionava as formas elementares e complexas da vida, portanto "o Estado, como forma de vida, tenderia a comportar-se segundo as leis que regem os seres vivos da terra, isto é, nascer, avançar, recuar, estabelecer relações, declinar etc." (COSTA, 2010, p. 35). Nesse sentido, é inegável a importância do alemão Friedrich Ratzel e do conjunto de suas contribuições, especialmente a obra Geografia Política, de 1897, cuja segunda edição (1902) apareceu com o subtítulo de Uma Geografia dos Estados, do Comércio e da Guerra. Com base na compressão da Geografia como ciência explicativa das dinâmicas dos territórios, a partir de Ratzel, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: COSTA, W. M. Geografia política e geopolítica: discursos sobre o território e o poder. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. RATZEL, F. La Géographie politique. Les concepts foudamentaux. Paris: Ed. Fayard, 1987.
A
A orientação geral para a conexão territorial transmite a tendência de crescimento territorial de espaço em espaço, porém não incrementando de sua identidade.
B
Ratzel entra mais precisamente em uma geografia política pragmática, tentando dar cobertura científica ao comportamento territorial do Estado, porém nunca relacionando as transformações da geopolítica aos acontecimentos e transformações práticas dos territórios.
C
A fronteira não é o órgão periférico do Estado e, como tal, a prova de crescimento estatal é somente a força e as mudanças desse organismo.
D
O crescimento dos Estados apresenta sintomas de desenvolvimento cultural, ideias, produção comercial e industrial etc., os quais necessariamente precedem a expansão efetiva do Estado.
3Para compreensão do significado de Geografia Política, é importante definir o que é Geografia Política e Geopolítica, pois os dois termos terão, em conjunto, sua conceituação. Dessa forma, esses campos teóricos da Geografia apresentam importância ímpar para o entendimento do desenrolar dos fatos históricos no espaço geográfico, ajudando a termos uma análise crítica em relação à ordem internacional vigente. Com base na definição da Geografia Política, assinale a alternativa CORRETA:
A
A interpretação dos fatos políticos e relações políticas, nas suas diferentes escalas, ou seja, relações de poder de atores e agentes, que exercem autoridade e poder, e que geram, por vezes, conflitos e jogos de interesses.
B
O objeto da Geografia Política é apenas com as relações entre o território, poder e política, em que não se faz necessário investigar as relações do poder, tanto dentro quanto entre os Estados-nação, em todo o processo intrínseco da apropriação do espaço geográfico.
C
A geografia política não necessariamente leva em consideração o território de um determinado país e região.
D
A geografia humana é percebida como a ciência que analisa as relações de poder no espaço geográfico, não necessariamente estudando as relações de poder e a sua correlação com o espaço.
4Da fronteira entre o México e os EUA há a questão da Cisjordânia e das Coreias, passando pelos muros que visam impedir a entrada de imigrantes e refugiados na Europa, atualmente, há diversas crises para as quais os governos envolvidos optaram por um fechamento físico das fronteiras. O mundo de hoje tem mais muros do que o período da Guerra Fria, justamente às vésperas de entrarmos em 2019: ano que marca o trigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim, o grande símbolo da era bipolar. Com base nas questões de divisões de diferentes tipos de fronteiras e suas questões geopolíticas, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a Geografia Política e a Geopolítica conseguiram satisfatoriamente explicitar a dimensão política do espaço, o que certamente imobilizou a reflexão da própria Geografia.
B
As definições de fronteiras é somente um conceito teórico, não há evidências práticas deste conceito geopolítico nos territórios ou nações.
C
O conceito de Fronteira é definido somente como limite ou linhas que dividem territórios políticos e sociais distintos.
D
As clássicas definições de conteúdo sobre a fronteira tem sido pouso úteis quando se tenta aplicá-las as situações geopolíticas encontradas na nossa realidade atual, explicadas pelos diferentes movimentos atuais de exclusão e inclusão sociais e políticas nos territórios.
5O poder, como se pode perceber, tem a probabilidade de impor-se à vontade própria, ou seja, ter o poder é uma capacidade de realizar ações com sucesso, relacionando o conceito com outros, como Lei, Regra, influência entre outros. Com base na definição de poder, analise as sentenças a seguir: I- O poder compreende a esfera política, econômica, cultural e social. II- O poder não é nem uma categoria espacial nem uma categoria temporal, mas está presente em toda produção que se apoia no espaço e no tempo. III- O poder só pode ser exercido pelas altas escalas de poder em um território ou não, como o Poder Judiciário, as restantes esferas administrativas nacionais, estaduais e municipais devem seguir a essa hierarquia em uma democracia. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I e II estão corretas.
6O conceito de território está ligado à ideia de poder, de domínio e de gestão de determinada área. Nesse sentido, para Raffestin (1993, p. 7-8) o território é o produto dos atores sociais enquanto sociedade. Há, portanto, um "processo" do território, quando se manifestam todas as espécies de relações de poder, que se traduzem por malhas, redes e centralidades cuja permanência é variável, mas que constituem invariáveis na qualidade de categorias obrigatórias. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O território é também um produto "consumido", ou, se preferirmos, um produto vivenciado por aqueles mesmos personagens que, sem haverem participado de sua elaboração, o utilizam como meio. II- O território acontece por meio dos diversos atores sociais - poder público, empresas, sociedade - porém, só se constitui a partir do ordenamento ou desordenamento do território pela sociedade nele inserida. III- O território é o local no qual as pessoas estão inseridas, onde as relações entre esses atores sociais ocorrem, construindo o território, conforme a importância/força de poder de cada ator social. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.
7Os conceitos fundamentais para a Geografia Política, bem como o espaço, o podere o território, apontam que o território é a base material e também simbólica da sociedade, e que o poder se institui através de ações. O espaço é político, apresentando-se como um campo do poder, tanto no fenômeno de práticas e discursos, dentro das instituições e nas formas de governar, quanto da organização da vida social. A partir desses avanços, podemos definir os tipos de poder que foram impostos por vários autores ao longo da história. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O poder relacionado à dominação se define também como ser simplesmente o medo, e o instrumento do poder será então a coerção pela força, a ameaça da destruição do outro, ou seja, a violência. II- Com relação ao poder sob a "Autoridade", é um poder exercido como uma concessão, o que torna uma forma legitimada pela aceitação e pelo reconhecimento daqueles que a ele se submetem. III- Já o poder político compreende tanto a possibilidade de coerção, típica do poder despótico, quanto a autoridade, de fundamento legal. Ambos constituem os dois polos opostos e extremos contidos nesta modalidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença II está correta.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
8Segundo Vallaux (apud COSTA, 2010, p. 54), toda "fronteira é uma demarcação política, portanto longe de poder ser considerada como Natural, mesmo que referenciada a um traço físico dos territórios em questão. Considerando como um campo de força e, em muitos casos, de disputa, o estabelecimento sempre envolvera negociações ou conflitos entre os Estados envolvidos". Para compreender melhor conceitualmente e terminologicamente a definição da geopolítica, Costa (2010) traz o discurso político, sendo que o autor direciona um capítulo de seu livro para embasar toda a discussão. Com base nisso, analise as sentenças a seguir: I- A geopolítica é antes de tudo um subproduto e um reducionismo técnico e pragmático da geografia política. O pioneiro da geopolítica foi Rudolf Kjéllen, sua fama deve-se praticamente ao fato de ter cunhado o termo geopolítico para expressar as suas concepções sobre relações entre Estado e o Território. II- A relação entre espaço e poder manifestava um momento histórico que envolvia o mundo em escala global, caracterizado pela emergência das potências mundiais e, com elas, o imperialismo como forma histórica específica de relacionamento internacional. III- Durante a segunda metade do século XIX essa política expansionista, além de intensificar-se, assume novos rumos que caracterizarão os EUA como uma nova potência mundial de fato, mesmo que situado à margem do jogo comandado pelas antigas potências europeias. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: COSTA, W. M. Geografia política e geopolítica: discursos sobre o território e o poder. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.
9As formas de poder são colocadas em prática a partir de necessidades da população, onde essa necessidade é imposta, muitas vezes, pelo próprio Estado e suas atribuições como cerne da organização social e democrática de direito. O Estado tem sido definido através de três elementos constitutivos: "o povo, o território e a soberania". Assim, o povo torna-se limite de validade pessoal do direito do Estado, onde este exerce seu poder e suas atribuições. Sobre as atribuições do Estado e seu papel com o desenvolvimento, a ciência e a tecnologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Estado atribui-se um papel cada vez mais menos abrangente, pois entende-se que só ele não poderá, através de um planejamento racional, acelerar o ritmo de desenvolvimento, permitindo ao país ingressar na nova era, faz-se necessário a atuação das instituições privadas para prover o desenvolvimento da ciência e tecnologia. ( ) O Estado produzirá o seu espaço político, não mais se reduzirá a conquista e a defesa do território (atuação setorial e pontual), e com uma ação sistemática e com acesso a todos os setores e a todo o espaço nacional. ( ) Iniciado antes do Golpe Militar de 1964 que pôs em prática sistematicamente, o projeto assume novas feições a partir dos anos 1990 e 2000, quando, em face das tensões internas e da prioridade de produção de tecnologia, o governo é transferido para os civis através de transição política, e os militares passam a participar diretamente na implantação de um complexo científico-tecnológico industrial, em que o setor bélico é parte expressiva. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F.
B
F - F - V.
C
F - V - F.
D
V - F - V.
10Santos (1997, p. 51) define o conceito de espaço "como um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e de sistemas de ações". Com base nos pontos indicados por Santos (1997) e para entender melhor esse conceito, analise as sentenças a seguir: I- O espaço é um sistema de objetos, ações e com comportamentos orientados, ou seja, que tem certos objetivos e finalidades. II- O domínio sobre o espaço, é, portanto, formas de criação de territórios, que permitem a implantação de materialidade no espaço, como exemplo as construções de estradas que são todas ações com algum fim. III- Entendemos que o poder não exerce no espaço significativo processo de territorialização. E esse poder se manifesta através de apenas de ações isoladas nos territórios. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SANTOS, M. Espaço e método. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença II está correta.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina