Logo Passei Direto
Buscar

N2 (A5)_ Revisão da tentativa DIREITO TRABALHISTA

User badge image
Bea Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “As transformações econômicas, políticas e sociais ocorrentes no mundo em geral e em particular no Brasil vêm despertando profundas reflexões em torno da velha dicotomia subordinação/autonomia. Com efeito, as novas formas de relações de trabalho, resultantes do uso intenso e sofisticado da moderna tecnologia, como o trabalho a distância (via e-mail e internet), vêm tornando dificultosa a identificação da subordinação, pelo menos como elemento essencial tradicional da caracterização da relação empregatícia”.
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O trabalho prestado por pessoa física, sem subordinação jurídica, para determinado tomador de serviços configura uma relação de trabalho e não uma relação de emprego.
II. A relação de trabalho é um gênero de prestação de serviços que engloba várias espécies (autônomo, eventual, temporário), dentre elas está a relação de emprego, que é o trabalho prestado com subordinação, por pessoa física, sendo que somente o contrato de emprego exige tal requisito, além de outros.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificação correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.

Pedro, depois de cometer crime de furto qualificado, foi preso em regime fechado, deixando em estado precário sua esposa, Maria, e seus dois filhos menores, Lucas e Cauã, com quatro e dois anos de idade, respectivamente. Pedro tinha sido dispensado da empresa onde trabalhava havia seis meses e estava desempregado. Com isso, Maria decidiu verificar a possibilidade do auxílio-reclusão, que é devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão nas seguintes condições:
Assinale a alternativa correta.
a. será devido aos dependentes, nas mesmas condições da pensão por morte.
b. será devido, aos filhos menores, 30% do salário de contribuição, nos limites da pensão alimentícia.
c. será devido aos dependentes, nas mesmas condições da aposentadoria por invalidez.
d. será devido apenas aos filhos menores.
e. não será devido, porque Pedro estava desempregado.

Leia o texto a seguir: "Férias é o direito do empregado ao descanso anual remunerado que todo empregado possui após o preenchimento de determinados requisitos. Tem direito a férias anuais os urbanos, rurais e domésticos".
Diante disso, imagine a seguinte situação hipotética: Marcos é empregado da sociedade empresária XYZ Ltda., e completou seu período aquisitivo ao direito de férias, porém, no curso do período aquisitivo, Marcos faltou, sem justificativa, por oito dias. Nesse sentido, em relação à quantidade de dias de férias, assinale a alternativa correta:
a. Marcos terá direito a 12 dias de férias.
b. Marcos terá direito a 30 dias de férias.
c. Marcos terá direito a 24 dias de férias.
d. Marcos terá direito a 18 dias de férias.
e. Marcos terá direito a 22 dias de férias.

A Lei nº 13.467/2017 alterou, significativamente, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, sendo denominada Reforma Trabalhista, cuja vigência teve início a partir de 11 de novembro de 2017. Com a Reforma Trabalhista, a CLT passou a ter uma nova modalidade de contrato de trabalho, o contrato por prazo intermitente, que é quando o empregado poderá alternar períodos de prestação de serviços com períodos de inatividade, ou seja, os serviços serão prestados de forma esporádica.
A respeito do contrato de trabalho intermitente, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) O empregado terá direito ao recebimento, além da remuneração pelas horas prestadas, ao repouso semanal remunerado, 13º salário proporcional, férias proporcionais e adicionais legais, que deverão ser pagos ao final de cada período de prestação de serviço.
II. ( ) A convocação do empregado, pelo empregador, poderá se dar por qualquer meio de comunicação eficaz, com pelo menos três dias corridos de antecedência, sendo que, se o empregado não responder em um dia útil, presume-se a sua recusa, o que não descaracteriza a relação empregatícia.
III. ( ) O período de inatividade na prestação de serviço é considerado como um tempo à disposição do empregador, o que poderá dificultar a prestação de serviços a outros contratantes.
IV. ( ) A prestação de serviço poderá ser determinada em horas, dias ou, até mesmo, em meses e não dependerá do tipo de atividade explorada pelo empregador ou exercida pelo empregado, não podendo ser aplicada aos aeronautas, pelo fato de estes serem regidos por legislação própria.
a. F, V, F, V.
b. V, V, V, V.
c. V, V, F, V.
d. F, F, F, F.
e. V, V, F, F.

Sabemos que o Direito do Trabalho, cujo conceito se traduz em um conjunto de princípios e normas, não rege toda e qualquer relação em que exista uma prestação de serviço, mas somente aquelas relações nas quais coexistem as figuras do empregador e do empregado. Dessa forma, podemos afirmar que a relação de emprego exige diversos requisitos, mas não exige o requisito da _________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
a. Subordinação.
b. Onerosidade.
c. Não eventualidade.
d. Eficiencia.
e. Pessoalidade.

As contratações por tempo determinado podem ser promovidas por via direta quando o empregador estiver legalmente autorizado a firmá-la pessoalmente, sem qualquer intermediário, ou por via indireta, quando o ajuste somente possa ser materializado mediante a intercessão de um terceiro, excepcionalmente legitimado para tanto.
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A contratação por via direta, ou seja, sem a empresa interposta, é a mais frequentemente encontrada no sistema jurídico trabalhista.
II. Basta que o legislador autorize o empregador a promover tal contratação para que essa modalidade excepcional de ajuste seja validada.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificação correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o excerto a seguir: “Os princípios gerais do direito são comandos normativos genéricos que condicionam e orientam a compreensão de todo o ordenamento jurídico [...] são considerados, como o próprio nome sugere, no início de qualquer ponderação, sendo, portanto, ponto de partida para as primeiras conclusões”.
Considerando o excerto apresentado, sobre princípios do Direito do Trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I - Três são as funções dos princípios: informadores, pois orienta o legislador na elaboração das leis; normativa, ou seja, atua como fonte em caso de omissões na lei; e interpretativa, pois serve de baliza quando há diferentes regras a serem aplicadas a uma determinada situação jurídica.
II - A Teoria do Conglobamento dispõe a respeito de que se deve buscar aplicar a norma mais favorável ao caso concreto em seu todo, não devendo destacar apenas as cláusulas mais favoráveis de forma isolada.
III - O princípio protetivo, que tem como objetivo conferir ao trabalhador uma equidade processual, subdivide-se em 3 (três) outros princípios: in dubio pro societate, da aplicação da norma mais favorável e da condição mais benéfica.
IV - Pelo princípio da continuidade, tem-se que o conteúdo do contrato não se restringe ao transcrito no instrumento escrito, permitindo-se, por exemplo, a descaracterização de uma situação estipulada no contrato, em relação à situação concreta.
a. I, II e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. I e II, apenas.

Maria foi promovida a gerente-geral e, em que pese sua pouca escolaridade, tem poderes para representar o empregador, podendo admitir, dispensar, assinar cheques, realizar contratos, entre outros, recebendo ainda um salário superior em 40% do seu antigo, e trabalha em jornada de aproximadamente nove horas por dia, de segunda à sábado. Felipe é bancário, trabalha cumprindo jornada de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, sempre com uma hora de intervalo. Lucas é auxiliar operacional de serviços, trabalhando das 7h às 17h, com uma hora de intervalo, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7h às 16h, também com uma de intervalo, às sextas-feiras, não trabalhando aos sábados e domingos.
Considerando as situações hipotéticas apresentadas e com base nas normas relativas à duração do trabalho, assinale a alternativa correta:
a. Todos terão direito a horas extras.
b. Nenhum deles terão direito ao recebimento de horas extras.
c. Felipe e Lucas terão direito ao recebimento de horas extras.
d. Somente Lucas terá direito ao recebimento de horas extras.
e. Somente Felipe terá direito ao recebimento de horas extras.

Leia o excerto a seguir: “Sendo o trabalho qualquer atividade humana que visa ao sustento próprio do trabalhador e, se for o caso, o de sua família, há de se concluir que o seu universo é, realmente, extremamente amplo. Afinal, sob o rótulo “trabalho” se encontram atividades prestadas “por conta própria” (inclusive para autossubsistência) ou “por conta alheia” (com sentido econômico); de modo “autônomo” ou “subordinado”; de forma “eventual” ou “não eventual”.
Considerando o excerto apresentado, sobre a relação de trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I - É possível a contratação de estagiário, ainda que não seja celebrado o termo de compromisso entre o educando, a instituição de ensino e a parte concedente do estágio, sendo ainda desnecessária a compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas relacionadas ao curso realizado na instituição de ensino.
II - A relação de trabalho eventual é aquela que não está inserida no âmbito das atividades normais de uma empresa, estando excluída da esfera normativa do Direito do Trabalho.
III - O trabalho voluntário será exercido mediante termo de adesão, o que não gera vínculo empregatício, nem obrigação trabalhista.
IV - Os trabalhadores avulsos portuários estão organizados por meio de um órgão de gestão de mão de obra, cujas atribuições, entre outras, será a de arrecadação e repasse aos beneficiários dos valores relativos à remuneração do trabalhador e aos correspondentes encargos fiscais, sociais e previdenciários.
a. II, III e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II e IV, apenas.
e. I e II, apenas.

Pedro é motorista e segurança particular de João, um importante empresário que também é prefeito no seu município, sendo que a prestação de serviço perdura há 2 anos e 6 meses. Os serviços realizados por Pedro consistem em acompanhar João em alguns eventos, além de conduzi-lo da sua residência para o trabalho e aos finais de semana para uma casa de lazer que João possui em uma fazenda, no interior do Estado. Para tanto, Pedro presta serviços durante 4 dias na semana com horário fixo de 8 horas diárias, recebendo ordens e salário.
Com base nesse caso fático e hipotético e tendo em vista os preceitos legais acerca da relação jurídico-trabalhista de Pedro, assinale a alternativa correta.
a. Pedro é considerado trabalhador autônomo.
b. Pedro é considerado trabalhador doméstico.
c. Pedro é considerado trabalhador temporário.
d. Pedro é considerado trabalhador eventual.
e. Pedro é considerado servidor público.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “As transformações econômicas, políticas e sociais ocorrentes no mundo em geral e em particular no Brasil vêm despertando profundas reflexões em torno da velha dicotomia subordinação/autonomia. Com efeito, as novas formas de relações de trabalho, resultantes do uso intenso e sofisticado da moderna tecnologia, como o trabalho a distância (via e-mail e internet), vêm tornando dificultosa a identificação da subordinação, pelo menos como elemento essencial tradicional da caracterização da relação empregatícia”.
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O trabalho prestado por pessoa física, sem subordinação jurídica, para determinado tomador de serviços configura uma relação de trabalho e não uma relação de emprego.
II. A relação de trabalho é um gênero de prestação de serviços que engloba várias espécies (autônomo, eventual, temporário), dentre elas está a relação de emprego, que é o trabalho prestado com subordinação, por pessoa física, sendo que somente o contrato de emprego exige tal requisito, além de outros.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificação correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.

Pedro, depois de cometer crime de furto qualificado, foi preso em regime fechado, deixando em estado precário sua esposa, Maria, e seus dois filhos menores, Lucas e Cauã, com quatro e dois anos de idade, respectivamente. Pedro tinha sido dispensado da empresa onde trabalhava havia seis meses e estava desempregado. Com isso, Maria decidiu verificar a possibilidade do auxílio-reclusão, que é devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão nas seguintes condições:
Assinale a alternativa correta.
a. será devido aos dependentes, nas mesmas condições da pensão por morte.
b. será devido, aos filhos menores, 30% do salário de contribuição, nos limites da pensão alimentícia.
c. será devido aos dependentes, nas mesmas condições da aposentadoria por invalidez.
d. será devido apenas aos filhos menores.
e. não será devido, porque Pedro estava desempregado.

Leia o texto a seguir: "Férias é o direito do empregado ao descanso anual remunerado que todo empregado possui após o preenchimento de determinados requisitos. Tem direito a férias anuais os urbanos, rurais e domésticos".
Diante disso, imagine a seguinte situação hipotética: Marcos é empregado da sociedade empresária XYZ Ltda., e completou seu período aquisitivo ao direito de férias, porém, no curso do período aquisitivo, Marcos faltou, sem justificativa, por oito dias. Nesse sentido, em relação à quantidade de dias de férias, assinale a alternativa correta:
a. Marcos terá direito a 12 dias de férias.
b. Marcos terá direito a 30 dias de férias.
c. Marcos terá direito a 24 dias de férias.
d. Marcos terá direito a 18 dias de férias.
e. Marcos terá direito a 22 dias de férias.

A Lei nº 13.467/2017 alterou, significativamente, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, sendo denominada Reforma Trabalhista, cuja vigência teve início a partir de 11 de novembro de 2017. Com a Reforma Trabalhista, a CLT passou a ter uma nova modalidade de contrato de trabalho, o contrato por prazo intermitente, que é quando o empregado poderá alternar períodos de prestação de serviços com períodos de inatividade, ou seja, os serviços serão prestados de forma esporádica.
A respeito do contrato de trabalho intermitente, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) O empregado terá direito ao recebimento, além da remuneração pelas horas prestadas, ao repouso semanal remunerado, 13º salário proporcional, férias proporcionais e adicionais legais, que deverão ser pagos ao final de cada período de prestação de serviço.
II. ( ) A convocação do empregado, pelo empregador, poderá se dar por qualquer meio de comunicação eficaz, com pelo menos três dias corridos de antecedência, sendo que, se o empregado não responder em um dia útil, presume-se a sua recusa, o que não descaracteriza a relação empregatícia.
III. ( ) O período de inatividade na prestação de serviço é considerado como um tempo à disposição do empregador, o que poderá dificultar a prestação de serviços a outros contratantes.
IV. ( ) A prestação de serviço poderá ser determinada em horas, dias ou, até mesmo, em meses e não dependerá do tipo de atividade explorada pelo empregador ou exercida pelo empregado, não podendo ser aplicada aos aeronautas, pelo fato de estes serem regidos por legislação própria.
a. F, V, F, V.
b. V, V, V, V.
c. V, V, F, V.
d. F, F, F, F.
e. V, V, F, F.

Sabemos que o Direito do Trabalho, cujo conceito se traduz em um conjunto de princípios e normas, não rege toda e qualquer relação em que exista uma prestação de serviço, mas somente aquelas relações nas quais coexistem as figuras do empregador e do empregado. Dessa forma, podemos afirmar que a relação de emprego exige diversos requisitos, mas não exige o requisito da _________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
a. Subordinação.
b. Onerosidade.
c. Não eventualidade.
d. Eficiencia.
e. Pessoalidade.

As contratações por tempo determinado podem ser promovidas por via direta quando o empregador estiver legalmente autorizado a firmá-la pessoalmente, sem qualquer intermediário, ou por via indireta, quando o ajuste somente possa ser materializado mediante a intercessão de um terceiro, excepcionalmente legitimado para tanto.
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A contratação por via direta, ou seja, sem a empresa interposta, é a mais frequentemente encontrada no sistema jurídico trabalhista.
II. Basta que o legislador autorize o empregador a promover tal contratação para que essa modalidade excepcional de ajuste seja validada.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificação correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o excerto a seguir: “Os princípios gerais do direito são comandos normativos genéricos que condicionam e orientam a compreensão de todo o ordenamento jurídico [...] são considerados, como o próprio nome sugere, no início de qualquer ponderação, sendo, portanto, ponto de partida para as primeiras conclusões”.
Considerando o excerto apresentado, sobre princípios do Direito do Trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I - Três são as funções dos princípios: informadores, pois orienta o legislador na elaboração das leis; normativa, ou seja, atua como fonte em caso de omissões na lei; e interpretativa, pois serve de baliza quando há diferentes regras a serem aplicadas a uma determinada situação jurídica.
II - A Teoria do Conglobamento dispõe a respeito de que se deve buscar aplicar a norma mais favorável ao caso concreto em seu todo, não devendo destacar apenas as cláusulas mais favoráveis de forma isolada.
III - O princípio protetivo, que tem como objetivo conferir ao trabalhador uma equidade processual, subdivide-se em 3 (três) outros princípios: in dubio pro societate, da aplicação da norma mais favorável e da condição mais benéfica.
IV - Pelo princípio da continuidade, tem-se que o conteúdo do contrato não se restringe ao transcrito no instrumento escrito, permitindo-se, por exemplo, a descaracterização de uma situação estipulada no contrato, em relação à situação concreta.
a. I, II e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. I e II, apenas.

Maria foi promovida a gerente-geral e, em que pese sua pouca escolaridade, tem poderes para representar o empregador, podendo admitir, dispensar, assinar cheques, realizar contratos, entre outros, recebendo ainda um salário superior em 40% do seu antigo, e trabalha em jornada de aproximadamente nove horas por dia, de segunda à sábado. Felipe é bancário, trabalha cumprindo jornada de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, sempre com uma hora de intervalo. Lucas é auxiliar operacional de serviços, trabalhando das 7h às 17h, com uma hora de intervalo, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7h às 16h, também com uma de intervalo, às sextas-feiras, não trabalhando aos sábados e domingos.
Considerando as situações hipotéticas apresentadas e com base nas normas relativas à duração do trabalho, assinale a alternativa correta:
a. Todos terão direito a horas extras.
b. Nenhum deles terão direito ao recebimento de horas extras.
c. Felipe e Lucas terão direito ao recebimento de horas extras.
d. Somente Lucas terá direito ao recebimento de horas extras.
e. Somente Felipe terá direito ao recebimento de horas extras.

Leia o excerto a seguir: “Sendo o trabalho qualquer atividade humana que visa ao sustento próprio do trabalhador e, se for o caso, o de sua família, há de se concluir que o seu universo é, realmente, extremamente amplo. Afinal, sob o rótulo “trabalho” se encontram atividades prestadas “por conta própria” (inclusive para autossubsistência) ou “por conta alheia” (com sentido econômico); de modo “autônomo” ou “subordinado”; de forma “eventual” ou “não eventual”.
Considerando o excerto apresentado, sobre a relação de trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I - É possível a contratação de estagiário, ainda que não seja celebrado o termo de compromisso entre o educando, a instituição de ensino e a parte concedente do estágio, sendo ainda desnecessária a compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas relacionadas ao curso realizado na instituição de ensino.
II - A relação de trabalho eventual é aquela que não está inserida no âmbito das atividades normais de uma empresa, estando excluída da esfera normativa do Direito do Trabalho.
III - O trabalho voluntário será exercido mediante termo de adesão, o que não gera vínculo empregatício, nem obrigação trabalhista.
IV - Os trabalhadores avulsos portuários estão organizados por meio de um órgão de gestão de mão de obra, cujas atribuições, entre outras, será a de arrecadação e repasse aos beneficiários dos valores relativos à remuneração do trabalhador e aos correspondentes encargos fiscais, sociais e previdenciários.
a. II, III e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II e IV, apenas.
e. I e II, apenas.

Pedro é motorista e segurança particular de João, um importante empresário que também é prefeito no seu município, sendo que a prestação de serviço perdura há 2 anos e 6 meses. Os serviços realizados por Pedro consistem em acompanhar João em alguns eventos, além de conduzi-lo da sua residência para o trabalho e aos finais de semana para uma casa de lazer que João possui em uma fazenda, no interior do Estado. Para tanto, Pedro presta serviços durante 4 dias na semana com horário fixo de 8 horas diárias, recebendo ordens e salário.
Com base nesse caso fático e hipotético e tendo em vista os preceitos legais acerca da relação jurídico-trabalhista de Pedro, assinale a alternativa correta.
a. Pedro é considerado trabalhador autônomo.
b. Pedro é considerado trabalhador doméstico.
c. Pedro é considerado trabalhador temporário.
d. Pedro é considerado trabalhador eventual.
e. Pedro é considerado servidor público.

Prévia do material em texto

24/10/22, 20:48 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1212750&cmid=488398 1/6
Minhas Disciplinas 222RGR0720A - DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO PROVA N2 (A5) N2 (A5)
Iniciado em segunda, 24 out 2022, 20:02
Estado Finalizada
Concluída em segunda, 24 out 2022, 20:45
Tempo
empregado
42 minutos 37 segundos
Avaliar 9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Leia o excerto a seguir: 
 “As transformações econômicas, políticas e sociais ocorrentes no mundo em geral e em particular no Brasil vêm despertando profundas
reflexões em torno da velha dicotomia subordinação/autonomia. Com efeito, as novas formas de relações de trabalho, resultantes do uso
intenso e sofisticado da moderna tecnologia, como o trabalho a distância (via e-mail e internet), vêm tornando dificultosa a identificação da
subordinação, pelo menos como elemento essencial tradicional da caracterização da relação empregatícia”. 
 
LEITE, C. H. B. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 177. 
 
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. O trabalho prestado por pessoa física, sem subordinação jurídica, para determinado tomador de serviços configura uma relação de
trabalho e não uma relação de emprego. 
Pois: 
II. A relação de trabalho é um gênero de prestação de serviços que engloba várias espécies (autônomo, eventual, temporário), dentre elas
está a relação de emprego, que é o trabalho prestado com subordinação, por pessoa física, sendo que somente o contrato de emprego
exige tal requisito, além de outros. 
 
A seguir, assinale a alternativa correta. 
 
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justi�cativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justi�cativa correta da I.
Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://ambienteacademico.com.br/my/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=17764
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=17764&section=7
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=488398
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
24/10/22, 20:48 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1212750&cmid=488398 2/6
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Pedro, depois de cometer crime de furto qualificado, foi preso em regime fechado, deixando em estado precário sua esposa, Maria, e seus
dois filhos menores, Lucas e Cauã, com quatro e dois anos de idade, respectivamente. Pedro tinha sido dispensado da empresa onde
trabalhava havia seis meses e estava desempregado. Com isso, Maria decidiu verificar a possibilidade do auxílio-reclusão, que é devido aos
dependentes do segurado recolhido à prisão nas seguintes condições:
a. será devido aos dependentes, nas mesmas condições da pensão por morte.
b. será devido, aos �lhos menores, 30% do salário de contribuição, nos limites da pensão alimentícia.
c. será devido aos dependentes, nas mesmas condições da aposentadoria por invalidez.
d. será devido apenas aos �lhos menores.
e. não será devido, porque Pedro estava desempregado.
Leia o texto a seguir:
"Férias é o direito do empregado ao descanso anual remunerado que todo empregado possui após o preenchimento de
determinados requisitos. Tem direito a férias anuais os urbanos, rurais e domésticos".
Fonte: CASSAR, V. B. Resumo de direito do trabalho. 6. ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018, p. 139. 
Diante disso, imagine a seguinte situação hipotética: Marcos é empregado da sociedade empresária XYZ Ltda., e completou seu
período aquisitivo ao direito de férias, porém, no curso do período aquisitivo, Marcos faltou, sem justi�cativa, por oito dias.
Nesse sentido, em relação à quantidade de dias de férias, assinale a alternativa correta:
a. Marcos terá direito a 12 dias de férias.
b. Marcos terá direito a 30 dias de férias.
c. Marcos terá direito a 24 dias de férias.
d. Marcos terá direito a 18 dias de férias.
e. Marcos terá direito a 22 dias de férias.
Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
24/10/22, 20:48 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1212750&cmid=488398 3/6
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 5
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
A Lei nº 13.467/2017 alterou, significativamente, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, sendo denominada Reforma Trabalhista, cuja
vigência teve início a partir de 11 de novembro de 2017. Com a Reforma Trabalhista, a CLT passou a ter uma nova modalidade de contrato
de trabalho, o contrato por prazo intermitente, que é quando o empregado poderá alternar períodos de prestação de serviços com períodos
de inatividade, ou seja, os serviços serão prestados de forma esporádica. 
 
A respeito do contrato de trabalho intermitente, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O empregado terá direito ao recebimento, além da remuneração pelas horas prestadas, ao repouso semanal remunerado, 13º salário
proporcional, férias proporcionais e adicionais legais, que deverão ser pagos ao final de cada período de prestação de serviço. 
II. ( ) A convocação do empregado, pelo empregador, poderá se dar por qualquer meio de comunicação eficaz, com pelo menos três dias
corridos de antecedência, sendo que, se o empregado não responder em um dia útil, presume-se a sua recusa, o que não descaracteriza a
relação empregatícia. 
III. ( ) O período de inatividade na prestação de serviço é considerado como um tempo à disposição do empregador, o que poderá dificultar
a prestação de serviços a outros contratantes. 
IV. ( ) A prestação de serviço poderá ser determinada em horas, dias ou, até mesmo, em meses e não dependerá do tipo de atividade
explorada pelo empregador ou exercida pelo empregado, não podendo ser aplicada aos aeronautas, pelo fato de estes serem regidos por
legislação própria. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. F, V, F, V.
b. V, V, V, V.
c. V, V, F, V.
d. F, F, F, F.
e. V, V, F, F.
Sabemos que o Direito do Trabalho, cujo conceito se traduz em um conjunto de princípios e normas, não rege toda e qualquer relação em
que exista uma prestação de serviço, mas somente aquelas relações nas quais coexistem as figuras do empregador e do empregado.
Dessa forma, podemos afirmar que a relação de emprego exige diversos requisitos, mas não exige o requisito da _________. 
 
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
 
a. Subordinação.
b. Onerosidade.
c. Não eventualidade.
d. E�ciência.
e. Pessoalidade.
Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
24/10/22, 20:48 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1212750&cmid=488398 4/6
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 7
Completo
Atingiu 0,00 de 1,00
As contratações por tempo determinadopodem ser promovidas por via direta quando o empregador estiver legalmente autorizado a firmá-la
pessoalmente, sem qualquer intermediário, ou por via indireta, quando o ajuste somente possa ser materializado mediante a intercessão de
um terceiro, excepcionalmente legitimado para tanto. 
 
MARTINEZ, L. Curso de Direito do Trabalho. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 340. 
 
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. A contratação por via direta, ou seja, sem a empresa interposta, é a mais frequentemente encontrada no sistema jurídico trabalhista. 
Pois: 
II. Basta que o legislador autorize o empregador a promover tal contratação para que essa modalidade excepcional de ajuste seja validada. 
 
A seguir, assinale a alternativa correta. 
 
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justi�cativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justi�cativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
Leia o excerto a seguir: 
“Os princípios gerais do direito são comandos normativos genéricos que condicionam e orientam a compreensão de todo o ordenamento
jurídico [...] são considerados, como o próprio nome sugere, no início de qualquer ponderação, sendo, portanto, ponto de partida para as
primeiras conclusões”. 
 
MARTINEZ, L. Curso de Direito do Trabalho. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 104. 
 
Considerando o excerto apresentado, sobre princípios do Direito do Trabalho, analise as afirmativas a seguir. 
 
I - Três são as funções dos princípios: informadores, pois orienta o legislador na elaboração das leis; normativa, ou seja, atua como fonte
em caso de omissões na lei; e interpretativa, pois serve de baliza quando há diferentes regras a serem aplicadas a uma determinada
situação jurídica. 
II - A Teoria do Conglobamento dispõe a respeito de que se deve buscar aplicar a norma mais favorável ao caso concreto em seu todo, não
devendo destacar apenas as cláusulas mais favoráveis de forma isolada. 
III - O princípio protetivo, que tem como objetivo conferir ao trabalhador uma equidade processual, subdivide-se em 3 (três) outros
princípios: in dubio pro societate, da aplicação da norma mais favorável e da condição mais benéfica. 
IV - Pelo princípio da continuidade, tem-se que o conteúdo do contrato não se restringe ao transcrito no instrumento escrito, permitindo-se,
por exemplo, a descaracterização de uma situação estipulada no contrato, em relação à situação concreta. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
a. I, II e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. I e II, apenas.
Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
24/10/22, 20:48 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1212750&cmid=488398 5/6
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 9
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Maria foi promovida a gerente-geral e, em que pese sua pouca escolaridade, tem poderes para representar o empregador, podendo
admitir, dispensar, assinar cheques, realizar contratos, entre outros, recebendo ainda um salário superior em 40% do seu antigo, e
trabalha em jornada de aproximadamente nove horas por dia, de segunda à sábado. Felipe é bancário, trabalha cumprindo jornada
de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, sempre com uma hora de intervalo. Lucas é auxiliar operacional de serviços,
trabalhando das 7h às 17h, com uma hora de intervalo, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7h às 16h, também com uma de
intervalo, às sextas-feiras, não trabalhando aos sábados e domingos.
Considerando as situações hipotéticas apresentadas e com base nas normas relativas à duração do trabalho, assinale a alternativa
correta:
a. Todos terão direito a horas extras.
b. Nenhum deles terão direito ao recebimento de horas extras.
c. Felipe e Lucas terão direito ao recebimento de horas extras.
d. Somente Lucas terá direito ao recebimento de horas extras.
e. Somente Felipe terá direito ao recebimento de horas extras.
Leia o excerto a seguir: 
“Sendo o trabalho qualquer atividade humana que visa ao sustento próprio do trabalhador e, se for o caso, o de sua família, há de se
concluir que o seu universo é, realmente, extremamente amplo. Afinal, sob o rótulo “trabalho” se encontram atividades prestadas “por conta
própria” (inclusive para autossubsistência) ou “por conta alheia” (com sentido econômico); de modo “autônomo” ou “subordinado”; de forma
“eventual” ou “não eventual”. 
 
MARTINEZ, L. Curso de Direito do Trabalho. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 168. 
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a relação de trabalho, analise as afirmativas a seguir. 
 
I - É possível a contratação de estagiário, ainda que não seja celebrado o termo de compromisso entre o educando, a instituição de ensino
e a parte concedente do estágio, sendo ainda desnecessária a compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas
relacionadas ao curso realizado na instituição de ensino. 
II - A relação de trabalho eventual é aquela que não está inserida no âmbito das atividades normais de uma empresa, estando excluída da
esfera normativa do Direito do Trabalho. 
III - O trabalho voluntário será exercido mediante termo de adesão, o que não gera vínculo empregatício, nem obrigação trabalhista. 
IV - Os trabalhadores avulsos portuários estão organizados por meio de um órgão de gestão de mão de obra, cujas atribuições, entre
outras, será a de arrecadação e repasse aos beneficiários dos valores relativos à remuneração do trabalhador e aos correspondentes
encargos fiscais, sociais e previdenciários. 
 
Está correto o que se afirma em:
a. II, III e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II e IV, apenas.
e. I e II, apenas.
Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
24/10/22, 20:48 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1212750&cmid=488398 6/6
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Pedro é motorista e segurança particular de João, um importante empresário que também é prefeito no seu município, sendo que a
prestação de serviço perdura há 2 anos e 6 meses. Os serviços realizados por Pedro consistem em acompanhar João em alguns eventos,
além de conduzi-lo da sua residência para o trabalho e aos finais de semana para uma casa de lazer que João possui em uma fazenda, no
interior do Estado. Para tanto, Pedro presta serviços durante 4 dias na semana com horário fixo de 8 horas diárias, recebendo ordens e
salário. Com base nesse caso fático e hipotético e tendo em vista os preceitos legais acerca da relação jurídico-trabalhista de Pedro,
assinale a alternativa correta.
a. Pedro é considerado trabalhador autônomo.
b. Pedro é considerado trabalhador doméstico.
c. Pedro é considerado trabalhador temporário.
d. Pedro é considerado trabalhador eventual.
e. Pedro é considerado servidor público.
◄ Revisão Atividade 4 (A4)
Seguir para...
Revisão Prova N2 (A5) ►
Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=488397&forceview=1
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=488400&forceview=1
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.htmlhttps://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade

Mais conteúdos dessa disciplina