Buscar

Prévia do material em texto

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM ESPAÇOS
EDUCADORES SUSTENTÁVEIS
REFERÊNCIA: FERRARO-JUNIOR, L A. (org). Encontros e Caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores, Brasil: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. TEXTO: Profissional Educados Ambiental a utopia construída. AUTORES: Maria Henriqueta Andrade Raymundo & Vivian Gladys de Oliveira PÁGINAS: 263 a 272
RESUMO CRÍTICO
CURSISTA: Marcele Cristianne Costa Mota Almeida 
TEMA: A Utopia do Profissional da Educação Ambiental formação idealismo
PALAVRA-CHAVES: utopia/ pratica pessoal/ experiencia /educação ambiental;
ASSUNTO DISCUTIDO: As diversas situações desafiadoras encontradas e vivenciadas pelo profissional da educação, o leva nu maioria das vezes, à muitas frustrações e desilusões, diante de tantas problemáticas existentes m sociedade que o convida a formação de seus indivíduos. A relação com o meio em que vive e as peculiaridades das novas sociedades, projetam a necessidade de uma formação para o educador, além das habilidades específicas de cada área do conhecimento, a intencionalidade de uma formação interdisciplinar, uma vez que, tudo deve conduzi-lo a uma utopia de formação ambiental emergencial, já que tudo converge para questões ambientais. Na sua própria formação de educador ambiental, o profissional precisa estabelecer ponte de conexão de sua formação profissional com sua prática pessoal, afim de demonstrar com propriedade de pertencimento, como as questões encontradas podem e devem ser solucionadas. Não se pode ensinar o que não se transformou em experiência. A educação ambiental é um bem maior do que troca de informações, de repasse de conhecimento, é algo que em seu idealismo, ofereça formação integral do ser humano. O desafio principal nesse caso, é que o profissional educador ambiental promova a integração dos diversos tipos de saberes. Sem deixar que o cotidiano o interpele e atrapalhe o desenvolvimento de um trabalho com princípios e características emancipatórias. 
CONCLUSAO. Desta forma, é preciso sempre dispor-se de uma autorreflexão sobre cada situação vivenciada pelo profissional da educação ambiental, de maneira que seja possível estar conectado com as mudanças existenciais da atualidade, sejam em cabedais de conhecimento, sejam em atrações diretas nos desafios propostos. 
ANÁLISE CRÍTICA: Base literária muito instigadora, este texto nos leva a uma belíssima reflexão sobre a atuação do profissional educador ambiental, bem como sobre uma introspecção real sobre o próprio despertar para a necessidade de se viver educação ambiental em todos os aspectos da sociedade atual Que cada ação direcionada a degradação do meio ambiente, deve ser considerada reflexo de uma ação não pensada pelo indivíduo. Os autores conseguiram nos trazer muito próximos de um ideal que muitas vezes se torna inalcançável pelas maresias das demandas socioeconómicas que sobrepõem os interesses coletivos.

Mais conteúdos dessa disciplina