Buscar

Quais são os tipos de resumo e suas características? Resumo descritivo ou indicativo: descreve os principais tópicos do texto original, indicando o...

Quais são os tipos de resumo e suas características?
Resumo descritivo ou indicativo: descreve os principais tópicos do texto original, indicando objetivamente os conteúdos do mesmo. É um resumo curto, que não dispensa a leitura do texto original para compreender sua totalidade. Deve conter aproximadamente de 15 a 20 linhas.
Resumo informativo ou analítico: apresenta uma qualidade de texto bastante significativa. Deve representar um mínimo de ¼ de texto original. Mesmo sendo longo, devem-se eliminar gráficos, figuras e citações. Esse tipo de resumo dispensa a opinião pessoal. A qualidade de informação dispensa a leitura do texto original.
Resumo crítico: apresenta as mesmas características do informativo ou analítico, com uma única, mas importante diferença: o posicionamento pessoal. Nesse tipo de resumo, a análise crítica é imprescindível.

Essa pergunta também está no material:

MANUAL PARA TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
68 pág.

Metodologia do Trabalho Acadêmico OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Existem três tipos de resumo: descritivo ou indicativo, informativo ou analítico e crítico. O resumo descritivo ou indicativo descreve os principais tópicos do texto original, indicando objetivamente os conteúdos do mesmo. É um resumo curto, que não dispensa a leitura do texto original para compreender sua totalidade. Deve conter aproximadamente de 15 a 20 linhas. O resumo informativo ou analítico apresenta uma qualidade de texto bastante significativa. Deve representar um mínimo de ¼ de texto original. Mesmo sendo longo, devem-se eliminar gráficos, figuras e citações. Esse tipo de resumo dispensa a opinião pessoal. A qualidade de informação dispensa a leitura do texto original. O resumo crítico apresenta as mesmas características do informativo ou analítico, com uma única, mas importante diferença: o posicionamento pessoal. Nesse tipo de resumo, a análise crítica é imprescindível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais