Buscar

Estrutura e Função Humana - APS

Prévia do material em texto

1) Conforme o caso, o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor. Defina os planos de secções (cortes) utilizados para estudo neste tipo de exame.
R: Os planos utilizados são os Planos Axial, Coronal e Sagital.
2) Analise o exame do caso clínico e cite a secção presente na imagem, da ressonância magnética.
R: O plano presente na imagem do caso clínico é o plano Axial ou transversal
3) O exame de imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico. Faça um mapa conceitual da divisão do Sistema Nervoso, detalhando ainda, as partes do tronco encefálico.
4) Quais as células que constituem o tecido nervoso?
R: O tecido nervoso é composto por células nervosas (Neurônios), unidades funcionais responsáveis pela coordenação das atividades; e pelas células da Glia, no qual tem atividades relacionadas com os neurônios, onde são os Astrócitos, Oligodendrócitos, Células de Shaw ann, Micróglias e Células Ependimárias.
5) O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo.
R: Nervo é um componente do sistema nervoso periférico, composto por múltiplos axônios e dendritos neuronais, responsáveis pela transmissão de impulso nervoso e elétrico, garantindo a comunicação do SNC, órgãos efetores e de sensibilidade.
6) Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor no tronco encefálico.
R: Neste caso clínico, mostra um tumor cerebral, que apresenta crescimento anormal de células, que leva a compreensão e destruição de células saudáveis do cérebro. Resultando em dor, falta de coordenação, fraqueza e rigidez muscular, convulsão e agitação motora.
7) Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização e repolarização da membrana celular.
R: A despolarização é a primeira fase do potencial de ação. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples. É quando o potencial de membrana se torna menos negativo (mais positivo). 
A repolarização faz com que os canais de Na+ fechem-se e provoca a abertura dos canais de K+. O íon K+ começa a sair por difusão, e o potencial de repouso da membrana retorna ao normal. 
8)  A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: condução axonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse química. Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação. 
R: As sinapses elétricas ocorrem mediante a passagem de íons entre os neurônios, de forma que as membranas tornam-se despolarizadas, além do sinal ser mais rápido.
Já as sinapses químicas ocorrem mediante a transmissão do impulso nervoso por moléculas neurotransmissores, os quais são capazes de modular respostas específicas em células-alvo, de forma análoga ao sistema endócrino, na presença dos hormônios.

Continue navegando