Buscar

Organização Municipal e Política Urbana 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1, 2, 3, 4 e 5
GESTÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS
ORGANIZAÇÃO MUNICIPAL E POLÍTICA URBANA
APOL 1
Questão 1 - Organização Municipal e Política Urbana
O vereador é um parlamentar assemelhado aos senadores e aos deputados federais, estaduais e distritais. Não é inferior nem superior a outro parlamentar, apenas possui competências diferentes. Desde a expedição do diploma e da posse, ele está sujeito às proibições e incompatibilidades do exercício da vereança, similares às dos membros do Congresso Nacional previstas na Constituição Federal e na Constituição do respectivo estado (art. 29, IX, CF). As proibições e incompatibilidades dos vereadores para o exercício do mandato são as elencadas no art. 54 da Constituição e podem redundar até mesmo na perda do mandato parlamentar. (BERNARDI, Jorge Luiz. A organização municipal e a política urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo 2)
Segundo Bernardi (2012), as incompatibilidades funcionais dos vereadores referem-se à impossibilidade do exercício de cargos de Administração Pública a partir do período de vereança e concomitante a ele. No entanto, existem algumas exceções para essa norma. Para tal, analise as assertivas que apresentam duas situações distintas em relação a essas exceções: 
I - Quando o vereador exerce a função de secretário municipal ou se a lei orgânica do município permite a ocupação de outro cargo nas administrações públicas.
Por que
II - Não é admissível que o vereador continue trabalhando em outras funções, mesmo que o horário de desempenho da função seja compatível com o horário das sessões da Câmara. 
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a resposta correta:
	A)	As proposições estão corretas e apresentam uma relação de causa e efeito entre elas;
	B)	As proposições estão corretas, porém não apresentam relação entre elas;
	C)	As proposições estão incorretas, embora apresentem uma relação de dependência entre elas;
	D)	A proposição I está correta, enquanto que a proposição II está incorreta e apresenta uma relação de contrariedade com a primeira. (resposta pag. 14)
	E)	A proposição I está incorreta, enquanto que a proposição II está correta e apresenta uma relação de complementação com a primeira.
Questão 2 - Organização Municipal e Política Urbana
O Poder Legislativo possui duas funções típicas: a função legislativa e a função fiscalizadora. A primeira consiste em elaborar, apreciar, alterar ou revogar as leis de interesse do município, sendo que essas leis podem ter origem na própria Câmara ou resultar de projetos de iniciativa do Prefeito, ou da própria sociedade, através da iniciativa popular. A segunda função consiste na atividade que o Poder Legislativo exerce para fiscalizar o Executivo e a burocracia, ou seja, é o acompanhamento da implementação das decisões tomadas no âmbito do governo e da administração. (KAWASAKI, Deivy Tadashi. As principais atribuições do Poder Legislativo e a sua efetiva atuação. Disponível em: <http://www.cfa.org.br/acoes-cfa/artigos/usuarios/funcoes-do-poder-legislativo-municipal>. Acesso em: ago. 2015.)
Sabe-se que o poder legislativo municipal é exercido pela Câmara Municipal por intermédio de seus membros (os vereadores) eleitos diretamente pelo povo. No entanto, de acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados por Bernardi e Brudeki (2012), a Câmara Municipal possui outras funções.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta essas funções:
	A)	fiscalizadora, judicante e administradora interna; (resposta pág. 106)
	B)	fiscalizadora, executora e administradora interna;
	C)	judicante, executora e administradora interna;
	D)	judicante, fiscalizadora e executora;
	E)	fiscalizadora, judicante e administradora externa;
Questão 3 - Organização Municipal e Política Urbana
“Historicamente, verifica-se que a federalização no Brasil surgiu de forma diferente do modelo federal dos Estados Unidos. O Brasil não era composto de Estados soberanos, pelo contrário, era um Estado Unitário, embora descentralizado para alguns. O fato é que havia um poder central e pouca autonomia para os Estados, não podendo estes intervir na condução do destino federal.” (PEIXOTO, Leonardo Scofano Damasceno. A autonomia dos municípios na Constituição Brasileira de 1988. Disponível em: <http://diogorais.jusbrasil.com.br/artigos/121933642/ >. Acesso em: ago. 2015.)
O município na federação constitui-se em pessoa jurídica que possui autonomia política, administrativa e financeira. Segundo os conceitos sobre o município abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as sentenças abaixo e indique (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) o município é pessoa jurídica do direito público interno e constitui-se numa entidade estatal de terceiro grau.
( ) a União e os estados são considerados as únicas pessoas jurídicas do direito interno, não pertencendo os municípios a essa categoria.
( ) os municípios são as células que compõem os estados e que por sua vez, compõem a União, formando a República Federativa do Brasil.
Após a análise das sentenças, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A)	V, V, F
	B)	V, F, V (resposta pág. 48)
	C)	F, F, V
	D)	F, V, F
	E)	F, V, V
Questão 4 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
“Em relação à constituição do Estado, há um consenso em atribuir a Montesquieu a consagração da tripartição de poderes com as devidas repartições de atribuições e cujo modelo é o mais aceito, atualmente. Em sua obra, “O Espírito das Leis”, o autor inclui o Poder Judiciário entre os poderes fundamentais do Estado. Nesse sentido, podemos até mesmo dividir a história desta teoria entre antes e depois de Montesquieu, tamanha foi a contribuição que ele deixou, numa verdadeira obra de arte de legislação, própria daqueles que se predispõe, sem reservas, a defender os seus ideais.” (COUCEIRO, Julio Cezar. Princípio da Separação de Poderes em corrente tripartite. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 94, nov 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?artigo_id=10678&n_link=revista_artigos_leitura>. Acesso em: ago 2015.) 
Segundo o senso comum, a Administração Pública seria composta apenas pelo Poder Executivo, já que esse representa efetivamente o governo. No entanto, é sabido que todo um aparato estatal compõe o Poder do Estado. De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as proposições abaixo em relação às funções dos poderes da Administração Pública: 
I - O Poder Legislativo tem por atribuição não só elaborar as leis, mas também, fiscalizar o Poder Judiciário;
II - Compete ao Poder Judiciário aplicar a lei, assim como, dirimir os conflitos;
III - Cabe ao Poder Executivo administrar os órgãos públicos, por meio de administração direta e indireta;
Após a análise das proposições, assinale a alternativa abaixo que apresenta a resposta correta:
	A)	As proposições I e II estão corretas;
	B)	Apenas a proposição III está correta;
	C)	As proposições II e III estão corretas; (resposta pág. 24 e 25) 
	D)	Apenas a proposição I está correta;
	E)	As proposições I e III estão corretas;
Questão 5 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
Serviço público é uma utilidade ou comodidade material fruível singularmente, mas que satisfaz necessidades coletivas que o Estado assume como tarefa sua, podendo prestar de forma direta ou indireta, seguindo regime jurídico de direito público total ou parcial. (GOMES, Luis Flávio. O que se entende por serviço público e quais princípios estão a ele relacionados. Disponível em: <http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/554734/o-que-se-entende-por-servico-publico-e-quais-principios-estao-a-ele-relacionados-andrea-russar-rachel>. Acesso em: ago. 2015.)
Na prestação dos serviços públicos, a Constituição determina que a Administração Pública siga determinados princípios que estão indicados no art. 37. 
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e os estudos realizados durantes as aulas, assinale a
alternativa que apresenta os princípios elencados no artigo 37 da Constituição Federal:
	A)	Princípios Constitucionais da gestão pública participativa, democrática e sustentável;
	B)	Princípios Constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; (resposta pág. 27)
	C)	Princípios Constitucionais de eficiência, probidade administrativa, transparência e sustentabilidade;
	D)	Princípios Constitucionais da legalidade, probidade, moralidade e publicidade;
	E)	Princípios Constitucionais da gestão pública participativa, impessoalidade, moralidade, e sustentabilidade;
APOL 2
Questão 1 - Organização Municipal e Política Urbana
De acordo o Art. 145 do Código Tributário Nacional “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: I – impostos; II – taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição; III – contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.” (Código Tributário Nacional. Seção I, Dos Princípios Gerais. Secretaria Especial de Editoração e Publicações. Edição atualizada em 2010. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/>. Acesso em: set. 2015).
Com origem no termo em latim tributum, a palavra tributo remete para alguma coisa que é concedida ou rendida por obrigação, hábito ou necessidade. Em alguns casos, tributo era o nome dado ao valor pago por um estado a outro, como sinal da sua dependência. (www.significados.com.br/tributo/). De acordo com os estudos realizados na disciplina, sabe-se que para o Código Tributário Nacional (CTN), tributo tem uma definição bem mais específica. Assinale a alternativa abaixo que apresenta a definição de “tributo” conforme o exposto no CTN:
	A)	Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. (resposta pág. 172)
	B)	O tributo é uma obrigação que tem por fato gerador uma situação dependente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte.
	C)	O tributo é uma contribuição que o particular faz ao poder público em função de um determinado serviço ou obra que foi realizada em benefício da comunidade.
	D)	O tributo é a contraprestação de serviço público, ou de benefício feito ou posto à disposição ou custeado pelo estado em favor de quem paga, ou por este provado.
	E)	O tributo é um substantivo masculino que significa imposto, taxa ou contribuição.
Questão 2 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
Segundo Hely Lopes Meirelles “[...] serviço público é todo aquele prestado pela Administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade, ou simples conveniência do Estado”.
Para se falar em serviços públicos, primeiramente é necessário conceituar o vocábulo “serviço” e a forma como ele é aplicado na Administração Pública. Assim, de acordo com Bernardi e Brudeki (2013), “[...] serviço é um ato ou desempenho oferecido por uma parte a outra.” 
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as proposições abaixo:
I - Para a Constituição Federal de 1988, as atividades da iniciativa privada e aquelas desempenhadas pelo Estado podem ser consideradas serviços públicos se beneficiam o cidadão.
II - A Constituição brasileira atribui à Administração Pública o dever de realizar determinadas atividades que não devem ser confundidas com aquelas do Estado Empresarial.
III - No caso dos serviços públicos municipais, há na Carta Magna a descrição de que esses devem ser de interesse local e que, portanto, são de competência dos municípios.
Após a análise das proposições acima e assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	A)	Apenas a preposição I está correta.
	B)	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	C)	Apenas as proposições I e III estão corretas.
	D)	Apenas a preposição II está correta.
	E)	Apenas as proposições II e III estão corretas. (resposta pág. 67)
Questão 3 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
“Quando falamos sobre o contexto no qual ocorre a prestação dos serviços públicos, devemos sempre levar em conta o fato deles serem regidos por princípios que vão além dos princípios da Administração Pública e das demais regras e normas da Constituição e da legislação, bem como dos aspectos relacionados, como já foi dito, à doutrina. Os princípios que regem os serviços públicos, na sua formalização e execução, são vários. Entre eles, podemos dizer que os basilares são: generalidade, eficiência, continuidade e modicidade. Figueiredo (2006), por sua vez, sugere que os serviços públicos sejam norteados pelo seguinte rol de princípios: da generalidade, da uniformidade, da democracia, da continuidade, da modicidade das tarifas, da atualidade, da cortesia e da segurança.” (BERNARDI, Jorge. BRUDEKI, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 2).
Segundo os princípios elencados por Figueiredo e apresentados por Bernardi e Brudeki (2013) na bibliografia básica desta disciplina, analise as sentenças abaixo e escolha aquela que completa corretamente o conceito do princípio de continuidade.
Por continuidade, entendemos a permanência do serviço. Acerca da continuidade, assinale a alternativa correta:
	A)	A continuidade significa que o serviço deve ser ininterrupto, portanto, é vedado ao prestador de serviços paralisar a oferta do mesmo sob pena de não cumprimento do contrato.
(resposta pág. 85)
	B)	A continuidade significa que o serviço deve ser ininterrupto, salvo problemas advindos de contratos entre o prestador e o município.
	C)	A continuidade significa que o serviço deve ser ininterrupto e quando o contratado paralisa a prestação do mesmo, deve justificar sua ação perante o contratante.
	D)	A continuidade significa que o serviço deve ser ininterrupto quando prestado pela administração pública, porém, pode ser interrompido quando de responsabilidade da iniciativa privada.
	E)	A continuidade significa que o serviço deve ser ininterrupto, mesmo que esteja sendo prestado de forma inadequada pelo contratado.
Questão 4 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
“A remuneração dos serviços públicos concedidos sempre foi uma questão muito controvertida não apenas no Direito Administrativo, mas principalmente no Direito Tributário, pois a razão dos conflitos doutrinários envolve a polêmica sobre a distinção entre taxa e tarifa. "[...] uma vez configurada a divisibilidade e a especificidade de um serviço público, pode parecer indiscutível e até óbvia a cobrança de taxa como forma de remuneração, dada a previsão constitucional do art. 145, inc. II. Porém, o art. 175, também da Constituição, ao fazer menção que os serviços públicos serão prestados diretamente ou através de concessão ou permissão, dispõe no parágrafo único, inc. III, que lei disporá sobre política tarifária. Ou seja, a especificidade e a divisibilidade também podem ensejar a cobrança de tarifa em um serviço com tais qualidades. [...] Então, o grande problema é determinar em que casos a remuneração será feita de acordo com o regime jurídico tributário, com a cobrança da taxa, e quando haverá o pagamento da tarifa.” (PAIVA, Clarissa Teixeira. Procuradora Federal na Procuradoria Federal no Estado do Paraná. A remuneração dos serviços públicos concedidos: taxa ou tarifa? Disponível em <http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,a-remuneracao-dos-servicos-publicos-concedidos-taxa-ou-tarifa,50988.html > acesso em agosto de 2015.)
A oferta de um serviço público gera um custo de operacionalização que deverá ser pago pelo contribuinte e/ou usuário, ou seja, a utilização desse serviço por parte do cidadão requer uma contrapartida que é o pagamento de um valor, forma encontrada pela Administração
Pública para remunerar o serviço e manter o equilíbrio financeiro do município. No entanto, há certa confusão entre os vocábulos empregados na gestão de serviços públicos municipais, quais sejam: taxa e tarifa. De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as proposições abaixo sobre esta temática:
I - A tarifa é fixada pelo Poder Público e se constitui em um preço público, que não é um tributo, mas sim uma forma de remuneração do serviço prestado.
II - A tarifa será paga somente pelo usuário, ou seja, apenas aquele que se utilizar do serviço pagará a quantia determinada, portanto, a tarifa não é compulsória.
III - A taxa é um valor de fator tributário cuja cobrança é justificada pela utilização de um determinado serviço público seja esse uso efetivo ou potencial.
IV - Quando um serviço público está à disposição do usuário, ou seja, mesmo que ele não venha a se utilizar do serviço, deverá pagar pela oferta do mesmo por meio da taxa estabelecida.
	A)	Apenas as proposições I e III estão corretas.
	B)	Todas as proposições estão corretas. (resposta pág. 87-88)
	C)	Somente a proposição I está correta.
	D)	Apenas as proposições II e IV estão corretas.
	E)	Somente a proposição III está correta.
Questão 5 - Organização Municipal e Política Urbana
“Os tributos estão por todos os lados, em quase todas as atividades e todos os atos de consumo do dia-a-dia. Ele é uma construção conceitual que remonta ao próprio conceito de Estado e guarda relação com os custos da máquina. [...] O Estado precisa de recursos para manter a sua máquina funcionando. Se antes ele requisitava as coisas e os serviços que precisava diretamente dos seus servos e súditos, hoje, com o desenvolvimento da complexidade das relações sociais foi necessário criar algo mais eficiente e prático.” (GALVÃO, Matheus. Qual a diferença entre tributo, imposto e taxa? Disponível em: <http://galvomatheus.jusbrasil.com.br/artigos/123278014/qual-a-diferenca-entre-tributo-imposto-e-taxa>. Acesso em: set. 2015).
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina sobre tributo, imposto e taxa, analise as proposições abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independentemente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
( ) Preços não são tributos. São pagamentos feitos ao poder público na utilização de serviços ou bens públicos.
( ) Imposto de Renda, IR, Imposto Sobre Produtos Industrializados, IPI, e Imposto Territorial Rural, ITR, são impostos estaduais cuja arrecadação é partilhada com os municípios.
( ) Taxa é cobrada em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição.
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A)	V, V, V, V
	B)	F, F, F, V
	C)	V, V, F, V (resposta pág. 175 - 189)
	D)	F, V, F, V
	E)	V, F, V, F
APOL 3
Questão 1 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. É uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil, que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos. (Plano Diretor Participativo: a cidade que queremos. Disponível em:<http://www.pmsg.rj.gov.br/urbanismo/plano_diretor.php>. Acesso em: set. 2015).
A lei brasileira considera obrigatório o Plano Diretor em municípios com mais de 20 mil habitantes e, por meio do Estatuto da Cidade, prevê o Plano Diretor para os municípios em algumas situações específicas. De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados por Bernardi e Brudeki (2013), analise as sentenças abaixo e indique (V) para verdadeira e (F) para falsa, quanto ao que se refere ao Plano Diretor:
( ) o Plano Diretor deve ser adotado em municípios que estejam em regiões metropolitanas e de aglomerações urbanas;
( ) municípios situados em áreas de interesse turístico não precisam seguir o Plano Diretor, pois terão seu planejamento pautado por esses interesses;
( ) o Plano Diretor é obrigatório para municípios situados em áreas de atividade que apresentam impacto ambiental regional ou nacional;
Agora, assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta:
	A)	V, V, F
	B)	V, F, V (resposta pág. 104)
	C)	F, F, V
	D)	F, V, F
	E)	V, F, F
Questão 2 - Organização Municipal e Política Urbana
Segundo Bernardi (2012), “As funções urbanísticas correspondem às que foram sistematizadas e definidas na Carta de Atenas de 1933. Contudo, embora tenham sido inicialmente classificadas em quatro, isso não significa que as cidades possuem apenas essas. Além disso, já naquela época, certamente, havia muitas outras funções de caráter social, que as cidades possuem atualmente e deverão possuir também no futuro, à medida que o ambiente urbano foi se modificando e agregando outros conceitos e valores".
Fonte: BERNARDI, Jorge. A Organização Municipal e a Política Urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012.
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, quais são as Funções Urbanísticas? Assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. Após, assinale a alternativa que traz a sequência correta:
( ) Habitação;
( ) Trabalho;
( ) Lazer;
( ) Mobilidade.
	A)	V, F, F, V
	B)	V, V, V, V (resposta pág. 290)
	C)	F, F, V, V
	D)	F, V, F, V
	E)	F, F, F, F
Questão 3 - Organização Municipal e Política Urbana
"A metrópole também pode ser caracterizada como uma área com denso volume de ocupação territorial, onde a infraestrutura urbana representa condição substancial para o entrosamento e a vivência de seus habitantes. Esta determina as possibilidades de uma vida comunitária intensa, proporcionando a reciprocidade de relações sociais, comerciais, culturais etc. entre os que se encontram circunscritos nos limites da metrópole. Além disso, a agricultura, obviamente, não está entre as atividades importantes ou básicas de tal local (Instituto de Estúdios de Administración Local, 1973)."
Fonte: BERNARDI, Jorge Luiz. A Organização Municipal e a Política Urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Como a Constituição da República Federativa do Brasil define região metropolitana? Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	A)	É aquela constituída por grandes centros próximos de regiões agrícolas;
	B)	É aquela constituída por centros não urbanos e regiões afastadas;
	C)	É aquela constituída de agrupamentos de municípios limítrofes; (resposta p. 270.)
	D)	É aquela constituída por áreas de serviços ilimitados às atividades administrativas;
	E)	É aquela constituída por agrupamentos cuja entidade estatal está localizada entre Estado e Município.
Questão 4 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
As CIDADES, para Resende e Castor apud Bernardi e Brudeki (2013), nada mais são do que grupos de pessoas que se aglomeram em um determinado espaço físico a fim de se protegerem, de trocarem entre si os produtos de suas habilidades próprias e de cumprirem, em conjunto, tarefas e trabalhos que não podem ou não querem realizar sozinhas, como pessoas que desejam viver em conjunto.
De acordo com os conceitos expostos na bibliografia básica, os municípios são semelhantes às cidades, porém apresentam um sistema mais complexo, já que podem apresentar características rurais e urbanas. Tanto as cidades, quanto os municípios organizam-se para o convívio entre indivíduos e esse convívio exige dois tipos de aprendizado.
Assinale entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta os dois tipos de aprendizado acima citados:
	A)	Equilibrar desejos e interesses de cada membro individualmente com os
interesses e desejos dos outros e conciliar a ocupação humana do território com os limites da natureza; (resposta pág. 100.)
	B)	Equilibrar desejos e interesses dos outros em detrimento dos interesses individuais e conciliar a ocupação humana do território com os limites da natureza;
	C)	Equilibrar desejos e interesses de cada membro individualmente com os interesses e desejos dos outros e conciliar a ocupação humana do território, respeitando os limites impostos pela administração municipal;
	D)	Equilibrar desejos e interesses dos outros em detrimento dos interesses individuais e conciliar a ocupação humana do território com os limites da natureza;
	E)	Equilibrar desejos e interesses de cada membro individualmente em detrimento dos interesses coletivos e conciliar a ocupação humana do território de acordo com os limites do município;
Questão 5 - Organização Municipal e Política Urbana
As funções de gestão pública constituem-se no terceiro grupo de funções sociais da cidade. Essas funções refletem as práticas urbanas comuns esperadas pela população. Além disso, cabe ressaltar que a cidade é um grande fornecedor de serviços públicos à população que nela habita. Os serviços públicos constituem-se no gerenciamento dos recursos tributários arrecadados de toda a comunidade para oferecer conforto e qualidade de vida aos moradores do ambiente urbano.
Fonte: BERNARDI, Jorge. A Organização Municipal e a Política Urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012.
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, quais são as Funções de Gestão? Assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. Após, assinale a alternativa que traz a sequência correta:
( ) A prestação de serviços públicos;
( ) A promoção do planejamento territorial, econômico e social;
( ) A preservação do Patrimônio cultural e natural;
( ) A Sustentabilidade urbana.
	A)	V, F, F, V
	B)	V, V, V, V (resposta pág. 296.)
	C)	F, F, V, V
	D)	F, F, F, V
	E)	F, F, F, F
APOL 4
Questão 1 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
Lixo "é todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas como folhas, galhos de árvores, terra e areia espalhados pelo vento etc.'', conforme conceituação do Centro de Estudos e Pesquisas Urbanas (CPU, 1991).
Assim como existe o lixo gerado pela sociedade, existe a necessidade de sua coleta e destinação adequada para a conservação dos recursos naturais e do meio ambiente. De acordo com os conceitos abordados por Bernardi (2012), assinale a alternativa abaixo que apresenta a definição correta do que vem a ser limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos:
	A)	É o conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza dos logradouros e vias públicas; (resposta p. 190.)
	B)	É o conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais responsáveis pela coleta e transporte somente do lixo originário da varrição e limpeza dos logradouros e vias públicas;
	C)	São atividades distintas das quais a varrição das vias públicas e logradouros é de responsabilidade da prefeitura municipal, enquanto o manejo dos resíduos sólidos é uma atividade separada da limpeza urbana;
	D)	O manejo dos resíduos sólidos é uma atividade lucrativa, atualmente, pois se refere à coleta e reaproveitamento do lixo coletado, enquanto a limpeza urbana é uma atividade que vem se mostrando ineficiente;
	E)	A limpeza urbana é uma atividade municipal cuja importância está apenas na manutenção da aparência das cidades, enquanto o manejo dos resíduos sólidos se mostra uma atividade mais eficaz para as cidades;
Questão 2 - Organização Municipal e Política Urbana
Segundo Bernardi (2012) “Para que o instrumento da preempção (preferência para a aquisição de imóvel urbano por parte do município) possa ser utilizado, deve estar previsto no Plano Diretor. Uma lei municipal específica deve delimitar as áreas onde o instrumento incidirá, não podendo ultrapassar cinco anos (com possibilidade de renovação após um ano).”
Fonte: BERNARDI, Jorge Luiz. A Organização Municipal e a Política Urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012.
O direito de preempção só pode ser exercido pelo Poder Público Municipal em certos casos. Sobre eles, analise as assertivas abaixo, assinalando V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS. Após, assinale a alternativa que traz a sequência correta:
( ) Regularização fundiária;
( ) Execução de Programas e projetos habitacionais de interesse social;
( ) Constituição de reserva fundiária;
( ) Implantação de loteamentos particulares.
Nota: 20.0
	A)	V, V, F, F
	B)	V, V, V, F (resposta pág. 378)
	C)	V, V, V, V
	D)	F, F, V, V
	E)	F, F, F, F
Questão 3 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
A higiene pública é o meio utilizado pelo Poder Público para preservação da saúde da coletividade, segundo Meirelles apud Bernardi (2012). Realiza-se pela imposição de medidas coercitivas e instrução constante dos indivíduos, visando a incutir-lhes hábitos e conhecimentos com que possam proteger a própria saúde e a dos outros. (BERNARDI, Jorge. BRUDEKI, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: InterSaberes, 2013)
Em relação à comunidade, a higiene se divide em várias atividades e serviços cada qual com sua complexidade e importância. Sendo assim, de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as proposições abaixo e depois assinale a alternativa correta:
I - A limpeza das vias e logradouros públicos, assim como a remoção e o destino final do lixo coletado em seu território, faz parte das atividades referentes ao controle sanitário;
II - Já as edificações urbanas e a fiscalização dos recintos franqueados ao público, apesar de serem importantes para a manutenção do bem estar da comunidade, não são atividades pertencentes ao controle sanitário;
III - Os veículos de transporte coletivo e os espaços externos das residências (quintais e similares), como ambientes passíveis de proliferação de doenças, também fazem parte do controle sanitário.
	A)	Somente a proposição I está correta;
	B)	Somente as proposições I e III estão corretas; (resposta pág. 190)
	C)	Somente a proposição III está correta;
	D)	Somente as proposições I e II estão corretas;
	E)	Somente a proposição II está correta;
Questão 4 - Organização Municipal e Política Urbana
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
Segundo Bernardi (2012) "Buscando ampliar o nosso entendimento acerca da evolução, se fizermos uma rápida retrospectiva histórica, observaremos que, para os romanos, o direito de propriedade era absoluto, ilimitado. Dessa forma, o titular poderia dispor dele da maneira que fosse de seu interesse, sendo que o proprietário não estava limitado por normas em relação ao seu direito. Esse conceito foi acentuado durante a ascensão da burguesia com a Revolução Francesa (1789), que inaugurou o período liberal, em que o proprietário possuía direito quase que absoluto sobre seus bens."
BERNARDI, Jorge. A Organização Municipal e a Política Urbana. Editora Intersaberes, 2012.
Com base no que se estudou na disciplina e em sua obra base, assinale a alternativa que responde, corretamente, a seguinte questão: a propriedade foi considerada como um direito sagrado e inviolável em qual Declaração?
Nota: 20.0
	A)	Carta de Atenas;
	B)	Declaração da "Agenda 21";
	C)	Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; (resposta pág. 351)
	D)	Declaração dos Direitos de Sustentabilidade Urbana;
	E)	Declaração de Salamanca.
Questão 5 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
“O ser humano tem o desejo de ser útil para um determinado grupo socioeconômico (comunidade ou família), e esse sentimento é impulsionado pela vontade de "fazer parte" do grupo por meio do trabalho. Assim, acreditamos que a administração local deve atuar na perspectiva da inclusão social,
buscando: efetuar correções pontuais e incentivar a inclusão socioeconômica.” (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013)
As atividades desenvolvidas em feiras livres, feiras de artesanatos, entre outras, constituem-se em instrumentos de políticas públicas para a inclusão da parcela da população que se encontra fora do mercado de trabalho. De acordo com os conceitos abordados por Bernardi e Brudeki (2013), o comércio ambulante é um desses serviços de inclusão social e deve ser gerenciado pela administração pública de forma articulada com alguns setores. 
Analise os setores abaixo apresentados indicando (V) para aqueles que devem participar desse gerenciamento e (F) para aqueles que não fazem parte dessa ação:
( ) PLANEJAMENTO E URBANISMO: organizar os locais e horários de atuação sem prejudicar a circulação de pessoas ou veículos;
( ) MEIO AMBIENTE: organizar as atividades dos vendedores ambulantes sem que estas venham causar impactos ao meio ambiente, como parques, praças e rios;
( ) SAÚDE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA: organizar e fiscalizar as atividades relacionadas à qualidade da alimentação vendida;
( ) ABASTECIMENTO: definir quais são os produtos a serem utilizados para venda, podendo ser distintos entre os diversos locais do município;
( ) CULTURA/TURISMO: vender produtos, fixando costumes locais.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta em relação às proposições apresentadas:
	A)	V, F, V, F, V
	B)	V, V, V, F, F
	C)	F, V, V, V, V
	D)	V, V, V, V, V (resposta pág. 244.)
	E)	F, F, V, V, V
APOL 5
Questão 1 - Organização Municipal e Política Urbana
“Um projeto urbano requer uma visão prospectiva, a fixação de um horizonte temporal e definido, além de uma comparação com o estado atual e futuro. Nesse âmbito, a proposição de programas objetiva prevenir, instigar e corrigir, devendo ter como objetivo o público-alvo. ” Fonte: BERNARDI, J. L. A organização municipal e a política urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Como foi visto, a cidade interage com o projeto por meio de articulações econômicas, políticas e sociais. Qual é o principal ator desse processo?
	A) O principal ator do processo urbano é o governador.
	B) O principal ator do processo urbano é o prefeito.
	C) O principal ator do processo urbano é o cidadão. (resposta p. 403.)
	D) O principal ator do processo urbano é o vereador.
	E) O principal ator do processo urbano é o presidente.
Questão 2 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
De acordo com Bernardi e Brudeki (2013), “[...] cabe à administração local criar normas para a regulação dos serviços públicos de transporte individual (táxi). Na operacionalização desse serviço, o instrumento usualmente praticado pela gestão municipal é a PERMISSÃO, concedida ao profissional habilitado, com liberação por meio da LICENÇA DE OPERAÇÃO” (BERNARDI, Jorge. BRUDEKI, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 7)
À administração municipal cabe ainda fiscalizar os serviços; fixar as tarifas que serão praticadas pelos permissionários; e impor a troca de veículos após certo tempo de operação, caso esse procedimento conste da regulamentação municipal do serviço de táxi. 
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as proposições abaixo indicando (V) para verdadeira ou (F) para falsa no que concerne aos serviços de táxi:
( ) São serviços públicos administrados, normalmente, através de concessão. É uma modalidade do sistema de transporte, mais precisamente de caráter público individual, nos quais os passageiros possuem escolha de local de embarque ou desembarque. 
( ) São serviços públicos administrados, normalmente, através de licenças (podendo ser temporariamente pessoal e intransferível). É uma modalidade do sistema de transporte, mais precisamente de caráter público individual, nos quais os passageiros possuem escolha de local de embarque ou desembarque.
( ) São serviços privados administrados, normalmente, através de empresas particulares (de caráter permanente, pessoal e intransferível). É uma modalidade do sistema de transporte, mais precisamente de caráter individual, na qual os passageiros não possuem escolha de local de embarque ou desembarque.
	A)	V, V, V
	B)	V, F, F
	C)	V, F, V
	D)	F, V, F (resposta p. 258)
	E)	F, F, V
Questão 3 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
Segundo Bernardi e Brudeki (2013), há várias classificações de transporte, levando-se em consideração a forma e o tipo. Em relação às FORMAS, as classificações mais comuns quanto à sua natureza são: privada ou pública. As classificações dos TIPOS de transporte dizem respeito às modalidades: ônibus, trem, metrô, táxi, etc.
Quanto à natureza do transporte, Vasconcellos apud Bernardi e Brudeki (2013), classifica o transporte em coletivo, ou seja, aquele que pode ser utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo; e privado, que é utilizado pelo proprietário. De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as proposições abaixo:
I - Para a gestão urbana, o primordial é que o transporte coletivo dê lugar ao transporte individual, em virtude do elevado curso financeiro que a disponibilização do primeiro acarreta aos cofres públicos;
II - Para a gestão urbana, em virtude do elevado número de automóveis nas ruas que transitam em horários específicos, o primordial é estabelecer o rodízio de automóveis de acordo com o número final das placas de cada um;
III - Para a gestão urbana, o primordial é que o transporte individual dê lugar ao transporte coletivo, em virtude do elevado número de veículos que transitam nos grandes centros, em horários específicos, causando lentidão. 
Após a análise das proposições acima, escolha a alternativa correta no que se refere ao transporte:
	A)	Somente as proposições I e II estão corretas.
	B)	Apenas a proposição III está correta. (resposta p. 283)
	C)	Somente as proposições II e III estão corretas.
	D)	Apenas a preposição I está correta.
	E)	Apenas a preposição II está correta.
Questão 4 - Organização Municipal e Política Urbana
“Uma das grandes inovações do Estatuto da Cidade, que deve integrar o Plano diretor, é o estudo de impacto de vizinhança (EIV) para grandes empreendimentos no espaço urbano. Trata-se de um instrumento moderno de gestão, que constitui a cidade sob o aspecto do direito urbano-ambiental e sob a ótica da função social da propriedade urbana. É, portanto, uma forma de fazer com que a comunidade que vai sofrer o impacto daquela atividade seja ouvida e que a decisão sobre a implantação ou não do empreendimento não fique exclusivamente nas mãos de algumas pessoas. ” Fonte: BERNARDI, J. L. A organização municipal e a política urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012.
De acordo com os temas abordados na disciplina, responda: o que é necessário para a aplicação do estudo do impacto de vizinhança (EIV)?
	A) É necessário definir a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento, e a capacidade dos governos de planejar, formular e programar políticas e cumprir funções.
	B) É necessário que exista uma relação entre os membros da organização, e a organização e o ambiente externo deverão ter uma relação baseada em funções e linhas de autoridade claras.
	C) É necessário que esteja previsto no Plano Diretor e que haja uma lei específica definindo quais os empreendimentos e as atividades, tanto públicas como privadas, que dependerão do EIV para obterem autorizações ou licença de construção, ampliação e funcionamento. (resposta p. 406)
	D) É necessário assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem aos objetivos estabelecidos.
	E) É necessário a reorganização do poder administrativo, em que o exercício de competências se transfere de entidades da administração central para entidades subnacionais
(regionais ou locais), possibilite a existência de um sistema de governança multinível.
Questão 5 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
O Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Procel Reluz) foi criado pelo governo brasileiro no ano de 2000, por meio da Eletrobrás. Esse programa tem por finalidade buscar a melhoria energética nos sistemas de iluminação pública. O programa tem como objetivos estimular a implantação de sistemas de iluminação pública mais eficientes, buscando a segurança e a valorização noturna dos espaços públicos urbanos (parques, prédios e ruas). (BERNARDI, Jorge. BRUDEKI, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 7)
Segundo Bernardi e Brudeki (2013), nesse contexto, torna-se importante a articulação do programa com outros setores da administração pública local. De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as asserções abaixo no que tange ao PROCEL:
I - Para atingir a meta estabelecida pelo programa, novas tecnologias mais eficientes devem ser utilizadas; 
Porque
II - devem ser observados os princípios de conservação de energia, as normas técnicas específicas vigentes e os critérios e procedimentos técnicos e econômicos estabelecidos pelo programa;
Após a análise das asserções acima, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	A)	As duas asserções estão corretas, mas não têm relação alguma entre elas;
	B)	As duas asserções estão corretas e apresentam uma relação de complementaridade entre elas; (resposta p. 269)
	C)	As duas asserções apresentam uma relação de complementaridade entre elas, porém estão incorretas;
	D)	As duas asserções estão corretas e apresentam uma relação de contrariedade entre elas;
	E)	As duas asserções apresentam uma relação de causalidade entre elas, porém estão incorretas;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando