Buscar

DEFESA PRELIMINAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESMAC – EESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE
PROFESSOR AMARILDO MATOS
PRÁTICA JURÍDICA III
DEFESA PRELIMINAR (RITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO)
Previsão legal
	A defesa preliminar está prevista no artigo 514 do Código de Processo Penal;
Quando é cabível
	A defesa preliminar é cabível no caso de processo por crimes de responsabilidade de funcionário público (arts. 312 a 326 do Código Penal). Segundo a Súmula 330 do STJ, de 20-09-20016, é desnecessária a resposta preliminar de que trata o artigo 514 do CPP na ação penal instruída por inquérito policial.
	Segundo na Súmula do STJ, de 20-09-20016, é desnecessária a resposta preliminar de que trata o artigo 514 do CPP na ação penal instruída por inquérito policial.
		Art. 514. Nos crimes afiançáveis, estando a denúncia ou queixa em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de quinze dias.
		
		Parágrafo único. Se não for conhecida a residência do acusado, ou este se achar fora da jurisdição do juiz, ser-lhe-á nomeado defensor, a quem caberá apresentar a resposta preliminar.
	Merece destaque, no entanto, a posição divergente da Suprema Corte no sentido de que a defesa preliminar é sempre necessária, conforme se extrai da ementa seguinte:
		
		Ementa: Habeas Corpus. Processo Penal. Necessidade de defesa prévia. 	Art. 514 do CPP. Denúncia que imputa ao paciente, além dos crimes funcionais, crime de quadrilha e de usurpação de função pública. Procedimento restrito aos crimes funcionais típicos. Ordem denegada...(HC 95.969. Rel. Min. Renato Lewandowski. 1ª Turma)
Qual o prazo
	O prazo para o oferecimento da defesa preliminar no rito para processamento de crimes de responsabilidade de funcionário público é de 15 dias, contados a partir da notificação do acusado.
A quem é dirigido
	Será dirigida ao juiz de primeira instância que houver autuado a denúncia ou queixa.
Quem é legitimado
	O legitimado para oferecer defesa preliminar é o próprio acusado.
O que se deve pedir
A defesa preliminar tem o objetivo de convencer o magistrado a rejeitar a ação proposta, motivo pelo qual devem nela ser deduzidos todos os argumentos da defesa.
Processamento
	Oferecida a denúncia, o juiz de recebê-la, mandará autuá-la e determinará a notificação do funcionário público para que em 15 dias ofereça por escrito defesa preliminar. Apenas depois oferecida a resposta é que o juiz poderá decidir pelo recebimento ou rejeição da denúncia. Cabe ressaltar que a falta da notificação ou do prazo para a defesa preliminar acarreta nulidade, por afronta ao princípio da ampla defesa.
	
		Ementa: Habeas Corpus. Delito de concussão (art. 416 do PC). 				Funcionário público. Oferecimento de denúncia. Falta de notificação do 			acusado para resposta escrita. Art. 514 do CPP. Prejuízo. Nulidade. 			Ocorrência. Ordem concedida. 1. A defesa técnica suscitou, em sede de 			alegações finais, a falta de notificação prévia dos acusados para os fins 			do art. 515 do CPP.....(HC 95.712. Rel. Min. Ayres Brito. 1ª Turma.)

Continue navegando