Buscar

Matemática Instrumental

Prévia do material em texto

MATAMÁTICA INSTRUMENTAL
	
	Aluno
Bruno Emanuel Zanette Borges
	ATIVIDADE
FÓRUM
	
	Matrícula
28847445
A disciplina de Matemática Instrumental aborda conceitos que são utilizados não exclusivamente na matemática, mas em muitas outras áreas das ciências, bem como apresentando vínculo com o mercado de trabalho. Você estudará nesta disciplina o conceito de função de uma variável real, bem como seus variados tipos e as características principais de cada um desses modelos, sendo eles: função afim, função quadrática, funções trigonométricas, função exponencial e função logarítmica. O que tudo isso tem em comum? Você pode se perguntar, pois bem, Matemática Instrumental vai te proporcionar uma forma diferenciada de compreensão de fenômenos que apresentam um comportamento aproximado de função. Mas o que seria esse comportamento? Várias situações do nosso cotidiano podem ser expressas como uma relação de dependência entre duas variáveis, de modo que uma é uma variável independente e outra dependente, por exemplo: o preço a pagar por quilo de uma fruta no mercado. O valor a pagar está em função do quanto você compra. Refletindo sobre esses fatos, responda:
a) Conceitue a relação de função, definindo o que é domínio, contradomínio e imagem.
A função pode ser definida como a relação de um ou mais conjuntos que se relacionam a partir de uma lei de formação, assim, para cada valor de x, temos um valor f(x) ou y. Se considerarmos um conjunto A { 0,1,2,3} que se relaciona com um conjunto B { 1,2,3,4,5,6,7} a partir da lei de formação f(x) = x+1, teremos que:
A partir da função anterior f:AB, aonde cada elemento da função A, aplicado a lei de formação f, teve como resultado um elemento do conjunto B. Chamamos de Domínio o conjunto A, em que seus elementos são variáveis independentes que podem substituir x na função, tendo um correspondente em B. O conjunto B é chamado de contradomínio e nem sempre todos os seus elementos terão uma correspondência em A. O conjunto Imagem é formado por todos os elementos do contradomínio que estão relacionados a um elemento do domínio. 
b) Reflita sobre os conceitos apresentados anteriormente e escreva situações relacionadas com sua futura profissão de engenheiro que pode ser expressa como uma relação de função. Todavia, não vale repetir a situação de compra e venda de objetos, pois esse exemplo já foi apresentado no enunciado do fórum.
As funções são essenciais em todos os ramos da engenharia civil, podendo ser usadas em diferentes etapas, desde o planejamento inicial de uma obra até a sua execução. Exemplificando, os sistemas de rodagem que utilizamos diariamente precisam ser dimensionados de forma que sua espessura e o material a ser utilizado sejam o suficiente para suportar toda a carga proveniente do tráfego local, dito isso, temos a relação de dependência entre o dimensionamento das vias e o tráfego que irá passar por elas. 
REFERÊNCIAS:
Stewart, James Cálculo, volume I / James Stewart ; [tradução EZ2 Translate]. -- São Paulo : Cengage Learning, 2013.
CHIACCHIO, Rogério Siqueira; DIAS, Júnior Francisco. Matemática Instrumental. Londrina: Editora e Distribuidora Educaional S.A., 2016. 200 p.

Continue navegando