Buscar

Aap1 - Fisiopatologia e Farmacoterapia dos Processos Inflamatórios, Sistemas Endócrino e Digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aap1 - Fisiopatologia e Farmacoterapia dos Processos Inflamatórios, Sistemas Endócrino e Digestório
1)A inflamação é uma resposta à infecção ou lesão tecidual que ocorre para erradicar microrganismos ou agentes irritantes e para potenciar a reparação tecidual. Quando ativada de forma excessiva ou persistente, a inflamação pode causar o comprometimento de órgãos e sistemas, levando à descompensação, disfunção orgânica e morte. Atualmente, é reconhecido que a inflamação está implicada em diversas doenças, infecciosas ou não, destacando doenças causadas por protozoários e bactérias, a osteoartrite, doenças do sistema cardiovascular, neuropatias, doenças pulmonares, esclerose múltipla e câncer, os quais geram, todos os anos, elevado custo aos sistemas de saúde do país (PROPGPQ, 2022).
Sobre as respostas inflamatórias, assinale a afirmativa Correta.
Alternativas:
· a)A dilatação e a diminuição da permeabilidade vascular levam ao aumento do fluxo sanguíneo e ao extravasamento de fluido, gerando calor, vermelhidão e edema.
· b)As citocinas e os fragmentos do complemento atuam sobre o endotélio, promovendo a adesão de leucócitos circulantes e a migração deles para o sítio de infecção, para os quais eles são atraídos devido apenas às alterações de permeabilidade vascular.
· c)Os sinais cardinais da inflamação – dor, rubor, calor, e edema são efeitos diretos do processo de apresentação de antígenos aos linfócitos B locais.
· d)As manifestações de rubor, calor e edema refletem alterações nos vasos sanguíneos do tecido ao redor, incluindo vasoconstricção e diminuição da permeabilidade vascular.
· e)O aumento da perfusão vascular pode ter o efeito benéfico de aumentar o influxo de células circulantes para o sítio da resposta imune e a formação de coágulo pode limitar a disseminação de antígeno pela circulação.
2)De um modo geral, em resposta a um estímulo lesivo (físico, químico ou biológico), o organismo animal reage com a liberação, ativação ou síntese de substâncias conhecidas como mediadores químicos ou farmacológicos da inflamação, que determinam uma série de alterações locais, que manifestam-se inicialmente por dilatação de vasos da microcirculação, aumento do fluxo sanguíneo e da permeabilidade vascular, com extravasamento de líquido plasmático e formação de edema, diapedese de células para o meio extravascular, fagocitose, aumento da viscosidade do sangue e diminuição do fluxo sanguíneo, podendo ocorrer até uma estase. Assim, o processo inicial, agudo, se manifesta localmente de forma uniforme, padronizada ou estereotipada, qualquer que seja a natureza do estímulo lesivo (BECHARA, 2006).
A inflamação ou flogose é uma das principais reações defensivas do organismo. Sobre esse assunto, leia as afirmações:
 
I.processos inflamatórios são desencadeados através de fenômenos irritativos, exsudativos, vasculares, degenerativo-necróticos ou produtivo-reparativos.
II.são sinais da inflamação aguda: dor, rubor, calor, tumor e alteração da função.
III.existem diversos mediadores químicos da inflamação, dentre os quais citam-se as proteases que circulam no plasma como enzimas inativas.
IV.dentre os fenômenos exsudativos, a exsudação hematógena envolve componentes do plasma e células que podem se concentrar no foco inflamatório.
V.no foco inflamatório, a drenagem da circulação linfática diminui e não consegue carregar todo o excesso de líquido que sai dos vasos sanguíneos e se acumula no interstício.
 São afirmações Corretas:
Alternativas:
· a)I e V, apenas.
· b)I, III e V, apenas.
· c)II, III e IV, apenas.
· d)I, II, III e IV, apenas.
· e)I, II, III, IV e V.
Edema é o intumescimento de tecidos moles decorrente do aumento de líquido intersticial. O líquido predominante é água, mas pode haver acúmulo de líquido rico em células e proteínas, se houver infecção ou obstrução linfática.
O edema pode ser generalizado ou local (p. ex., limitado a um único membro ou a parte deste). Às vezes, surge abruptamente, provocando nos pacientes a queixa de que o membro inchou repentinamente. Com maior frequência, o edema desenvolve-se insidiosamente, iniciando-se por ganho de peso, olhos inchados ao despertar pela manhã e sapatos apertados no final do dia. O edema de desenvolvimento lento pode tornar-se maciço antes de os pacientes procurarem atenção médica (THOMPSON and SHEA, 2020).
Sobre os mecanismos do edema, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
· a)pressão hidrostática aumentada, como na insuficiência cardíaca.
· b)permeabilidade vascular reduzida, como nos processos inflamatórios.
· c)pressão osmótica aumentada, como na hipoalbuminemia.
· d)espoliação de sódio, como na insuficiência renal.
· e)pressão hidrostática reduzida, como na insuficiência respiratória.
4)A característica morfológica principal da inflamação crônica é a inflamação granulomatosa, caracterizada por agregados de macrófagos ativados com linfócitos esparsos e células gigantes multinucleadas, formando os chamados granulomas. As principais células que estão envolvidas na reação granulomatosa são os leucócitos mononucleares, como os linfócitos e macrófagos; podem ter também eosinófilos dependendo de qual for o agente etiológico (DE ANDRADE, 2016).
Dada as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
· a)a inflamação granulomatosa é caracterizada pela formação de granuloma jovem caracterizado pelo acúmulo de macrófagos, fibroblastos e intensa angiogênese; e pela formação de granuloma maduro, caracterizado por deposição de colágeno inicialmente do tipo I que é substituído, posteriormente, por colágeno do tipo II.
· b)durante as primeiras horas da formação do tecido de granulação, microscopicamente observa-se um acúmulo de células polimorfonucleares, macrófagos e fibroblastos.
· c)o tecido de granulação é observado somente no processo de cicatrização tecidual.
· d)no tecido de granulação cicatricial maduro é caracterizado pela deposição de fibras colágenas e intensa angiogênese.
· e)o tecido de granulação é caracterizado pelo acúmulo de macrófagos ativados circundados por um colar de linfócitos e plasmócitos podendo apresentar, ainda, um envoltório de fibroblastos e tecido conjuntivo.

Continue navegando