Buscar

Aap2 - Fisiopatologia e Farmacoterapia dos Processos Inflamatórios, Sistemas Endócrino e Digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap2 - Fisiopatologia e Farmacoterapia dos Processos Inflamatórios, Sistemas Endócrino e Digestório
1)A segunda geração de anti-histamínicos difere da primeira geração devido a sua elevada especificidade e afinidade pelos receptores H1 periféricos e devido a seu menor efeito no sistema nervoso central, tendo como resultado menores efeitos sedativos. Embora a eficácia dos diferentes anti-histamínicos H1 (anti-H1) no tratamento de doentes alérgicos seja similar, mesmo quando se comparam anti-H1 de primeira e de segunda geração, eles são muito diferentes em termos de estrutura química, farmacologia e propriedades tóxicas. (CRIADO, 2010).
Um dos seguintes antagonistas dos receptores H1 (anti-histamínicos) causa o menor efeito sedativo em doses terapêuticas. Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)hidroxizina.
· b)difenidramina.
· c)prometazina.
· d)terfenadina.
· e)tripelenamina.
2)As prostaglandinas diferem dos hormônios verdadeiros, pois são formadas em quase todos os tecidos, e não em glândulas especializadas, e geralmente agem localmente, em vez de serem transportadas pelo sangue a sítios de ação distantes. A prostaglandina pode exercer efeitos como: diversas ações sobre o sistema nervoso central; abolição pela E1 do tremor ocasionado pela pentenarbitona no gato, sobre os músculos lisos respiratórios; reduzindo o efeito bronco constritor da histamina; inibição da atividade do músculo respiratório traqueal de muitas espécies animais; efeito acelerador da agregação de plaquetas em certos animais; enquanto que a E1 e E2 inibem agregação induzida pelo ADP; incremento do fluxo urinário e da excreção de sódio pelo rim nos cães pelas prostaglandinas E1 e A2 sendo ambas poderosas vasodilatadoras renais (CANEPPELE, 2014).
Considerando que todos os empregos listados a seguir referem-se à utilização terapêutica das prostaglandinas naturais ou derivados sintéticos das prostaglandinas, analise as afirmativas a seguir:
I. Aborto.
II. Maturação cervical em mulheres grávidas.
III. Manutenção temporária da desobstrução do ducto arterial em recém-nascidos prematuros
IV. Prevenção de úlceras gástricas causadas pelos agentes anti-inflamatórios não esteroidais
V. Tratamento de doenças pulmonares obstrutivas crônicas como asma brônquica.
 Considerando o contexto apresentado, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas:
· a)I, III e V, apenas.
· b)II e IV, apenas.
· c)I, II e III, apenas.
· d)IV e V, apenas.
· e)I, II, III e IV, apenas.
3)Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) estão entre as classes medicamentosas mais utilizadas no mundo, sobretudo para tratar inflamação, dor e edema, osteoartrites, artrite reumatoide e distúrbios músculo-esqueléticos A origem dos efeitos adversos observados no uso indiscriminado dessa classe de medicamento se baseia principalmente na inibição da produção de prostaglandinas. As prostaglandinas são produzidas a partir de fosfolipídios da membrana celular por uma cascata enzimática (de OLIVEIRA, 2019).
A duração do tratamento com anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) quase sempre é restrita. Por isso, a incidência de efeitos adversos clinicamente significativos e? muito mais rara do que na clínica médica.
 Sabendo disso, indique “V” para as assertivas que forem verdadeiras, e “F”, para as que forem falsas:
 (   ) A ação analgésica e anti-inflamatória dos inibidores seletivos da COX-2 é superior àquela apresentada pelos inibidores não seletivos (que atuam na COX-1 e na COX-2).
(   ) O uso dos Coxibes deve ser considerado exclusivamente para pacientes com risco aumentado de sangramento gastrintestinal e, de doença cardiovascular.
(   ) Todos os AINEs podem causar retenção de sódio e água, diminuição da taxa de filtração glomerular e aumento da pressão arterial sanguínea, particularmente em idosos.
(   ) O uso concomitante de piroxicam, ibuprofeno (e provavelmente outros AINEs) com a varfarina, um anticoagulante, pode diminuir o efeito anticoagulante desta e provocar tromboses.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
· a)V-F-F-F.
· b)F-V-V-V.
· c)V-V-F-V.
· d)F-F-V-F.
· e)V-F-V-F.
4)Os corticosteroides são os medicamentos mais fortes disponíveis para reduzir a inflamação no corpo. Eles são úteis em qualquer quadro clínico no qual ocorre a inflamação, incluindo artrite reumatoide e outras doenças do tecido conjuntivo, esclerose múltipla, em emergências, como em caso de edema cerebral devido a câncer, asma e reações alérgicas graves. Quando a inflamação é grave, o uso desses medicamentos geralmente salva vidas (KERI, 2021).
Assinale a alternativa correta em relação aos corticoides:
Alternativas:
· a)diminuem a síntese de prostaglandinas e de leucotrienos, reduzindo, portanto, o número de neutrófilos no sítio inflamado.
· b)a hidrocortisona é o corticoide de escolha para uso odontológico, por via sistêmica, por apresentar uma potência de ação cinco (5) vezes maior que a betametasona.
· c)os corticoides administrados por via sistêmica, mesmo indicados por tempo restrito, apresentam efeitos colaterais de grande significância clínica.
· d)os corticóides são indicados principalmente para pacientes portadores de doenças fúngicas sistêmicas.
· e)os corticoides são anti-inflamatórios não esteroides que agem inibindo a cicloxigenase.

Continue navegando