Buscar

MOMENTO REVIEW - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Prévia do material em texto

PROFESSOR! O QUE VAI CAIR NA PROVA?!!!
Dados de identificação do acadêmico:
	Aluno(a): Leandra Vitória da Cruz
	Disciplina: Comunicação, Expressão e Competências do Acadêmico
	Curso: Gestão de Recursos Humanos
Objetivo dessa atividade é reler as informações apresentadas nas unidades da disciplina, fazer as anotações, reescrever e sintetizar o conteúdo. Os acadêmicos podem compartilhar as ideias com os colegas, porém, é necessário que cada um faça a sua escrita individual de forma compreensível, sem cópia fiel e sem plágio.
Ressaltando que, de acordo com a Lei nº 9.610/98, a qual trata da violação dos direitos aurorais, plágio é crime, sujeito a pagamento de multa ou reclusão de até quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado.
Critérios de avaliação do review:
- Qualidade do texto escrito, sem erros ortográficos. 
- Resumo do tópico deve fazer sentido com o conteúdo tradado em sala de aula e apresentado nas unidades de ensino da disciplina.
- Resumo dos tópicos não devem apresentar plágio, ou seja, textos copiados sem referências, é necessário que o texto seja desenvolvido de acordo com o seu entendimento.
- Cada tópico deve ser desenvolvido em no mínimo 5 e no máximo 10 linhas, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
- Apresentar resumo de TODOS os tópicos relacionados no momento review, visto que cada tópico corretamente apresentado corresponde a 0,5 pontos.
	Conteúdo da prova
Tópicos
	Resumo
	
	
	
Variação linguística e níveis de fala.
	Quanto aos níveis da fala, podemos considerar dois padrões de linguagem: a linguagem formal e informal. Em ambos os casos, utilizaremos a linguagem formal, que está de acordo com as normas gramaticais. Observe que as variações linguísticas são expressas geralmente nos discursos orais.
	
Preconceito linguístico.
	O preconceito linguístico é, segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa o mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social.
	
Comunidade linguística.
	O conjunto de falantes que usam uma mesma língua (sem necessariamente ser a língua materna de todos) ou um mesmo dialeto para comunicarem entre si. Identifica toda a sociedade humana que desenvolveu uma língua comum como meio de comunicação natural e de coesão cultural.
	
Concepção interacionista da linguagem.
	A teoria interacionista é aquela que defende que a aquisição da linguagem vem da interação do programa mental do aprendiz com a linguagem realizada pelo aprendiz e um interlocutor.
	
Conceitos de coesão e coerência.
	A coesão nada mais é que o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência é responsável por dar ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.
	
Recursos coesivos em textos.
	Os conectores são os elementos coesivos que fazem a ligação entre as frases. Eles instituem as relações de dependência e conexão entre os termos. Esses elementos são formados por conjunções, preposições e advérbios conectivos.
	
Interpretação de textos científicos.
	É quando o leitor deve identificar o assunto por meio do título do artigo. Em seguida, é necessário verificar o ano da publicação, com a finalidade de conhecer o nível de atualização da informação. Nessa etapa também pode ser levantada a vida acadêmica dos autores, bem como a Instituição de origem do estudo.
	
O gênero textual.
	É o que consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo. Não se trata, portanto, de uma cópia, mas, sim, de uma síntese.
	
Diferença entre resumo, resenha e fichamento.
	O resumo nada mais é que uma síntese objetiva do conteúdo a ser apresentado, que serve para destacar os principais temas de um livro, filme ou documento, a fim de que o leitor julgue, antecipadamente, se o assunto é interessante ou não.
As resenhas apresentam e divulgam obras novas como, livros, filmes, são diferentes do resumo porque possui em sua estrutura uma análise crítica, seja no último parágrafo ou ao decorrer do texto.
O fichamento é uma forma de registro e armazenar as informações que, por meio de fichas, facilita o acesso a diversos conteúdos sobre o assunto que será pesquisado.
	
Tipos de citação.
	As citações são: 
Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado; 
Citação indireta: transcrição livre, baseado na obra do autor consultado;
Citação de citação: é uma citação direta ou indireta de um texto do qual não se teve acesso ao original.
	
Normas das referências bibliográficas ABNT
	Referências que forem retiradas de um livro devem ter os seguintes dados:
Nome(s) do(s) autor(es), título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação.
Referências que forem retiradas de um site devem ter os seguintes dados:
Nome(s) do(s) autor(es) (se houver), título da matéria, nome do site, ano, endereço eletrônico e a data em que fizemos o acesso.
	
Descreva as principais parte componentes do parágrafo padrão.
	Acredito que o parágrafo padrão é aquele se forma em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução, conhecida como tópico frasal, expressa rapidamente a ideia núcleo; o desenvolvimento explana tal ideia e a conclusão fecha o raciocínio.
	
Comente sobre os principais fatores que contribuem para a coerência na produção de texto. 
	Os fatores da coerência textual incluem o conhecimento de mundo e partilhado dos usuários da língua, as inferências, focalização, consistência, relevância, situacionalidade, informatividade, intencionalidade, intertextualidade e outros.
	
Aspectos de construção de uma mensagem clara e objetiva.
	Evite frases longas demais, pois as frases muito longas tornam o texto cansativo e confuso. Tente separar as ideias; Tome cuidado com a pontuação, vírgulas no lugar errado, acentuação incorreta e pontos finais sem o assunto ter sido finalizado são os principais erros na construção de um texto.
	
Comente sobre as etapas para construção de uma mensagem eficaz.
	Codificação é a linguagem ou os símbolos usados para a comunicação. 
Canal é o veículo pelo qual a mensagem é encaminhada. 
Decodificação é o processo em que a mensagem é traduzida na mente do receptor. 
Receptor é o sujeito a quem a mensagem se dirige.
	
Diferença entre mensagens positivas, negativas e persuasivas.
	A mensagem: é mais fácil persuadir outras pessoas quando a mensagem é nova, contém poucos argumentos e se apresenta carregada de emoções (positivas ou negativas), como a esperança ou o medo. Assim, é mais persuasiva para audiências que possuem mais informação e educação.
	
Fontes de informações confiáveis.
	Utilize como fonte conteúdos disponibilizados em sites de instituições de estudos reconhecidas, centros de pesquisas e universidades ou em sites de grandes especialistas da área, revistas científicas especializadas com registro ISSN, ISBN ou DOI, repositórios digitais reconhecidos e portais acadêmicos.
	
Direitos autorais na internet e plágio.
	Em suma, direito autoral é são prerrogativas conferidas por lei, a pessoa que criou um obra intelectual, como letras de musicas, fotografias e textos. O plágio acontece quando terceiros se apropriam dessa obra sem a permissão do autor da mesma.
	
Ética na realização de uma pesquisa científica.
	Respeitar a propriedade intelectual, a privacidade e a confidencialidade, e atribuir o devido crédito por quaisquer contribuições de outros pesquisadores. Apoiar práticas irresponsáveis de publicação. O seu objetivo principal deve ser o avanço da ciência e o compartilhamento dos seus conhecimentos dentro da comunidade.
	
Comente sobre a prática da pesquisa no Brasil e as Resoluções nº. 196, 466 e 510.
	A pesquisa científica no Brasil é um dos âmbitos que devem ser mais divulgados e apoiados, pois a ciência é responsável por desenvolver um País. As pesquisas devem ser baseadasem critérios minuciosos que apontem a veracidade de uma determinada pesquisa, por isso foram instituídas resoluções que favoreçam isso.
1- Resolução 196: Essa norma é uma norma jurídica com o objetivo de proteger os cientistas e pesquisadores em suas pesquisas científicas.
2- Resolução 466: Essa norma tem como objetivo regulamentar pesquisas que envolvem seres humanos, e elas revogam as resoluções CNS.
3- Resolução 510: Norma jurídica que tem como objetivo determinar as diretrizes éticas para as ciências humanas e sociais.

Continue navegando