Buscar

Relatório de Quimica Medicinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

VERSÃO:01 
 
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 
FUNDAMENTOS DE QUÍMICA MEDICINAL 
 
DADOS DO(A) ALUNO(A): 
 
	NOME: Joselito Ferreira da Silva
	MATRÍCULA: 01494512
	CURSO: Farmácia
	POLO: Redenção - Teresina
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): 
 
	 
 
	RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD 
	 
AULA ____ 
	
	
	DATA: 
 
_____/_____/_____ 
 
TEMA DE AULA: DOSEAMENTO DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO COMPRIMIDO 
 
RELATÓRIO: 
 
1. Disserte sobre a importância de se realizar o doseamento do ácido acetilsalicílico em comprimidos. 
Considerando a sua grande importância, a análise físicoquímica do ácido acetilsalicílico tem como objetivo, garantir a qualidade do fármaco, frente a diversidade de apresentações comerciais disponíveis no mercado farmacêutico, baseado-se na quantificação de seu insumo ativo, podendo assim, permitir o alcance do efeito terapêutico que se espera e minimizando os eventos adversos.
2. Crie um fluxograma demonstrando as etapas do processo experimental. 
 
 
 	 TEMA DE AULA: DOSEAMENTO DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO 
 
RELATÓRIO: 
 
1. Explique o processo de titulação do ácido acetilsalicílico. 
Na titulação, adicionam-se 3 a 5 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína. Logo após Enche-se a bureta com a solução de NaOH, 0,1M padrão e, a seguir, titula-se a solução no rlenmeyer. Se faz necessário adicionar de forma lenta a solução da bureta àquelas no erlenmeyer, até o surgimento de uma coloração rosada que persista por pelo menos 1 minuto. Registra-se o volume da solução de NaOH gasta para a neutralização do AAS contido na solução no erlenmeyer. Repetindo-se o procedimento várias vezes, calcula-se a média de volume gasto e o teor em massa do ácido acetilsalicílico no comprimido.
TEMA DE AULA: DOSEAMENTO DO ÁCIDO ASCÓRBICO 
RELATÓRIO: 
1. Em termos químicos, explique o princípio da titulação do ácido ascórbico a partir do uso de iodo. 
A adição de iodo à uma solução de amido, provoca no meio uma coloração azul intensa ou roxa, uma vez que o iodo forma um complexo com o amido. Como a vitamina C tem propriedade antioxidante, esta substância promove uma redução do iodo a iodeto, que é incolor em meio aquoso e na ausência de metais pesados. 
 
 	 TEMA DE AULA: EQUIPAMENTOS E OPERAÇÕES BÁSICAS DE LABORATÓRIO 
 
RELATÓRIO: 
 
1. Cite os materiais de uso corrente em um laboratório de química. 
Erlemeyer, Béquer, Kitasato, Funil, Funil de Buchner, Funil de separação, Balão de fundo redondo, Balão de fundo chato, Vidro relógio, Proveta, Pipeta graduada, Pipeta de Pasteur, Tampa esmerilhada, Gral, Pistilo, Capilar, Condensador, Bureta, Tubo de Nesller.
2. Disserte sobre as medidas de segurança usadas em um laboratório de química. 
Qualquer individuo que frequente um laboratório de química, precisa ter é uma grande concentração em suas atividades a ser executadas naquele ambiente. Qualquer distração, especialmente durante a manipulação dos produtos químicos e materiais do laboratório, pode resultar em acidentes graves e imprevistos que podem afetar a saúde e a integridade física das pessoas que estão no local. Além de evitar conversas sobre assuntos alheios com os colegas, é preciso cautela com seus movimentos e decisões ao mexer com produtos químicos. A calma é fundamental e indispensável em situações de emergência. Por isso, é muito importante a presença de pelo menos duas pessoas no local, para que em uma eventualidade a integridade física de um individuo possa ser assegurada pelo o outro que o acompanha nas atividades. 
TEMA DE AULA: IDENTIFICAÇÃO E PUREZA DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO 
1. Explique a importância dos testes de identificação e pureza realizados na aula prática para o ácido acetilsalicílico. 
A presença/quantidade de materiais estranhos na amostra é determinado por sua pureza (Farmacopeia Brasileira, 2010). Falando do ácido acetilsalicílico, é preconizado em sua monografia na Farmacopéia Brasileira (2010) que precisa ser avaliada a presença de ácido salicílico, composto que o fármaco em questão origina quando se degrada (Korolkovas, Burckhalter 2008). O ácido salicílico pode estar presente em baixa quantidade nos comprimidos, pois este é formado quando, em presença de umidade, o ácido acetilsalicílico é hidrolisado, dando origem a ácido salicílico e ácido acético. Essa decomposição é detectada ao verificar-se o aparecimento de cor violeta quando o produto é tratado com cloreto férrico (Farmacopeia Brasileira, 2010; Korolkovas, Burckhalter 2008).
TEMA DE AULA: IDENTIFICAÇÃO DO ÁCIDO ASCÓRBICO 
 
RELATÓRIO: 
1. Explique o princípio químico do uso de tartarato cúprico alcalino (Solução de Fehling) para identificação de ácido ascórbico. 
O ácido como forma de estabilidade apresenta estabilidade durante o processo de análise, quando realizado ao meio ácido (HCl sobbico) e em meiocalino a 105ºC. O poder redutor das diferentes doses de ácido ascórbico sobre o licor de Fehling foi equivalente, em média, a 74,83% do poder redutor da glicose e 69,71% do poder redutor da sacarose hidrolisada. O ácido ascórbico interfere de forma significativa nos resultados da análise de açúcares redutores e de açúcares totais pelo método de Lane e Eynon e essa interferência é mais significativa em alimentos com o conteúdo de vitamina C acima de 500 mg 100 g. 
 
TEMA DE AULA: IDENTIFICAÇÃO DE DIPIRONA COMPRIMIDO 
 
RELATÓRIO: 
1. Crie um fluxograma demonstrando as etapas do processo experimental. 
2. Descreva a importância para uma indústria farmacêutica realizar o ensaio de identificação de dipirona comprimido. 
O departamento de controle de qualidade na indústria farmacêutica é o responsável por garantir a qualidade dos medicamentos em todo processo produtivo, atendendo as diretrizes do compêndio oficial, monografia individual e as especificações técnicas do fabricante, comprovando que o lote está apto a ser liberado para comercialização (BRASIL, RDC nº 17, de 16 de abril de 2010); (GIL, 2007). Dentro deste processo de garantia de qualidade está a identificação. O teste de identificação é um método analítico qualitativo e quando aplicado à análise de substâncias ativas de medicamentos é importante para garantir a presença do fármaco na amostra testada. Esse é um quesito básico para que haja eficácia e segurança do medicamento, evitando prejuízos à saúde do paciente. A identificação pode ser feita por meio de ensaios físicos ou químicos, métodos instrumentais ou clássicos, desde que apresentem especificidade, confiabilidade, baixo custo e facilidade de realização.

Outros materiais