Buscar

421779356-Modelagem-de-Dados-Prova

Prévia do material em texto

Brasília 31 de maio de 19
Ozias Profeta Lima dos Santos 
1- Normalização o que é?
A Normalização é uma técnica de modelagem de dados, ligada ao modelo relacional, que pretende definir um conjunto de tabelas prontas para serem implementadas numa base de dados relacional, a normalização serve para eliminar redundâncias 
2- MER e DER 
O MER conhecido como Modelo de Entidade Relacionamento é um modelo conceitual utilizado na engenharia de software para descrever os objetivos as “Entidades” envolvidos em um domínio de negócios, com suas características os “Atributos” e como elas de relacionam entre si (Relacionamentos). 
O DER Enquanto o MER é um modelo conceitual, o Diagrama Entidade Relacionamento (Diagrama ER ou ainda DER) é a sua representação gráfica e principal ferramenta. Em situações práticas, o diagrama é tido muitas vezes como sinônimo de modelo, uma vez que sem uma forma de visualizar as informações, o modelo pode ficar abstrato demais para auxiliar no desenvolvimento do sistema.
3 – Entidade, relacionamento, Atributo e Tupla. 
Entidade - Os objetos ou partes envolvidas um domínio, também chamados de entidades, podem ser classificados como físicos ou lógicos, de acordo sua existência no mundo real. Entidades físicas: são aquelas realmente tangíveis, existentes e visíveis no mundo real, como um cliente (uma pessoa, uma empresa) ou um produto (um carro, um computador, uma roupa).
Relacionamento- 
· Relacionamento 1..1 (um para um): cada uma das duas entidades envolvidas referenciam obrigatoriamente apenas uma unidade da outra. Por exemplo, em um banco de dados de currículos, cada usuário cadastrado pode possuir apenas um currículo na base, ao mesmo tempo em que cada currículo só pertence a um único usuário cadastrado.
· Relacionamento 1..n ou 1..* (um para muitos): uma das entidades envolvidas pode referenciar várias unidades da outra, porém, do outro lado cada uma das várias unidades referenciadas só pode estar ligada uma unidade da outra entidade. Por exemplo, em um sistema de plano de saúde, um usuário pode ter vários dependentes, mas cada dependente só pode estar ligado a um usuário principal. Note que temos apenas duas entidades envolvidas: usuário e dependente. O que muda é a quantidade de unidades/exemplares envolvidas de cada lado.
· Relacionamento n..n ou *..* (muitos para muitos): neste tipo de relacionamento cada entidade, de ambos os lados, podem referenciar múltiplas unidades da outra. Por exemplo, em um sistema de biblioteca, um título pode ser escrito por vários autores, ao mesmo tempo em que um autor pode escrever vários títulos. Assim, um objeto do tipo autor pode referenciar múltiplos objetos do tipo título, e vice versa.
4 – Tabela e Registros 
5 – Bando de dados Relacional 
Um banco de dados relacional é um mecanismo de armazenamento que permite a persistência de dados e opcionalmente implementar funcionalidades
6 – Ferramenta case 
É uma ferramenta que auxilia na definição de um modelo como uma representação, frequentemente gráfica dos componentes de um projeto, o principal uso dessa ferramenta e a felicidade com que produz um diagrama a parir dos esforços de modelagem, também tem a facilidade de documentar o sistema que está sendo modelado.
7 – Qual é a principal regra da normalização?
É verificar se determinado campo realmente pertence a tabela 
8- o que é dependência funcional?
Consisti em uma restrição entre dois ou mais conjuntos de atributos de uma mesma tabela ou relacionamento.
9 – Quando ocorre uma dependência funcional parcial?
Quando um campo ou atributo que não faz parte da chave primaria tem dependência funcional de apenas alguns dos atributos que fazem parte da chave primaria 
10 – Quais são as classificações dos atributos?
• Atributo simples ou atômico: é o atributo que não é divisível, possui um sentido único, como o RG ou o CPF de uma pessoa, esses dois exemplos mostram que tanto o RG quanto o CPF não podem ser divididos em dois outros campos. 
• Atributo composto: é um atributo que pode ser divido em várias partes, um bom exemplo é o endereço. Podemos dividir esse atributo em: rua, número, complemento, bairro.
 • Atributo monovalorado: é um atributo que possui apenas um valor para a tabela, como a matrícula de um aluno, esse número não poderá se repetir na tabela.

Continue navegando