Buscar

teoria das relações internacionais Apol 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"#
CURSO: BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO » NOVO
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Disciplina(s):
Teoria das Relações Internacionais
Questão 1/10 - Teoria das Relações Internacionais
Esse autor é considerado um dos pais do liberalismo político e cria as bases filosóficas para o liberalismo econômico fundado por Adam Smith. Segundo este autor, o governo não deve interferir na esfera privada da sociedade inclusive na esfera do mercado. Para chegar a essa 
conclusão, faz uma análise da natureza do ser humano, antes de qualquer organização social. Para ele, no estado de natureza os seres humanos eram livres, iguais e independentes. A razão já existe neste estado natural orientando o homem, mostrando que não tem sentido atentar 
contra a liberdade dos outros, pois no estado de natureza a terra e os seus frutos são abundantes e suficientes para todos. Porém, alguns transgressores da lei promovem conflitos no estado de natureza. Para evitar isso, os homens se unem em torno do Contrato Social, transferindo 
ao governo a capacidade de preservar seus direitos e suas vidas. (Adaptado).
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p.39-40.
A qual autor contratualista liberal se refere a citação acima?
Nota: 10.0
A Hobbes
B Locke
C Maquiavel
D Kant
E Waltz
Questão 2/10 - Teoria das Relações Internacionais
“Para Morgenthau, a relação entre teoria e empiria deve ser estreita, pois uma teoria para que tenha validade deveria ser submetida a dois testes, o primeiro empírico e um segundo teórico. Nesse sentido, Morgenthau desenvolveu seis princípios realistas que explicam as relações 
entre os Estados, que segundo ele podem ser contrapostos aos fatos nas RI.” (Adaptado).
Com base no livro e na aula 1, sobre realismo, analise as afirmativas abaixo sobre os princípios do realismo de Morgenthau:
I) Em um de seus princípios Morgenhau argumenta que o interesse do Estado deve ser entendido em termos de poder, pois a busca pelo poder é o fim último do Estado.
II) Um dos princípios define que existe uma notável diferença entre o realismo político e as diferentes escolas do pensamento em Relações Internacionais. Uma das grandes diferenças é em relação a autonomia e primazia da política, buscando comprovar como uma política afeta o 
poder de uma nação. 
III) Um dos princípios de Morgenthau sustenta que a teoria política deve julgar as qualidades morais do agente, assim como as qualidades políticas do intelecto, da vontade e da ação.
Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas:
Nota: 10.0
A Apenas I
B Apenas II e III
C Apenas I e III
D Apenas I e II
E Apenas II
Questão 3/10 - Teoria das Relações Internacionais
“Permeados por uma perspectiva otimista, os liberais acreditam no progresso contínuo e inevitável das sociedades humanas. Nas Relações Internacionias essa teoria se assentou na mesma ideia de otimismo e de progresso constante, baseada em princípios pacíficos”.
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 44.
Assinale abaixo o item que contém corretamente três pressupostos centrais do liberalismo nas Relações Internacionais:
Nota: 10.0
A Livre comércio, balança de poder e acordos secretos
B Democracia, instituições internacionais e conflito constante
C Livre comércio, conflito constante e instituições internacionais
D Instituições internacionais, livre comércio e democracia
E Democracia, acordos secretos e conflito constante
Questão 4/10 - Teoria das Relações Internacionais
“No período do entreguerras floresceu o pensamento idealista, que defendia que a cooperação entre os Estados poderia assegurar a paz. A partir dessa lógica, baseado no discurso do Presidente norte-americano Woodrow Wilson, que previu a formação de uma associação geral de 
nações com vistas a dar garantias mútuas de independência política e de integridade territorial aos grandes e pequenos Estados, foi criada a Liga das Nações”. (Adaptado).
.
Com base no capítulo 2 do livro e na aula dois da disciplina ministrada pela professora Ludmila Culpi, analise as afirmativas abaixo sobre a Liga das Nações. 
I) A Liga das Nações foi fundada em 1919 pelo Tratado de Versalhes. Nessa organização, o sistema de segurança coletiva tomaria o do balanço de poder, em que os Estados se ameaçam constantemente realizando acordos para expandir suas alianças e equilibrar poder, impedindo 
o surgimento de uma potência mais poderosa que as demais.
II) A Liga das Nações contou com a participação dos EUA, tendo incluído a maior parte dos Estados, sendo considerada universalista.
III) Entre as causas do fracasso da Liga das Nações podemos citar a eclosão da 2ª Guerra Mundial, o predomínio do balanço de poder e a ideia de que os Estados só respeitavam os tratados quando se sentiam beneficiados.
Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas:
Nota: 10.0
A Apenas I
B Apenas I e II
C Apenas III
D Apenas I e III
E Apenas II e III
Questão 5/10 - Teoria das Relações Internacionais
“Essa teoria, que foi dominante durante muito tempo nas Relações Internacionais, argumenta sobre a importância do poder, destacando que a busca pelo poder irá definir a ação dos Estados e isso se sobrepõe às demais esferas, principalmente pela natureza humana e pela 
anarquia do sistema internacional. Essa teoria prevê que a cooperação só acontece quando os Estados após um cálculo racional, analisam que essa possa trazê-los benefícios. Defende que o posicionamento racional e calculista dos estados promove um processo de 
balanceamento do poder.” (Adaptado). 
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 3), p. 70-71.
A qual Teoria de Relações Internacionais refere-se a citação acima?
Nota: 10.0
A Marxismo
B Liberalismo
C Realismo
D Escola Inglesa
E Construtivismo
Questão 6/10 - Teoria das Relações Internacionais
“Esta corrente liberal retoma a importância e efeitos benéficos das instituições internacionais, sendo menos otimistas que os liberais clássicos sobre a Liga das Nações. Segundo essa visão, além de cooperarem para a integração, as instituições são importantes ferramentas para 
reduzir os efeitos desestabilizadores da anarquia pois compensam a falta de confiança entre os Estados, permitem o fluxo de informações, reduzem o medo mútuo entre os Estados e são foros para discussões e negociações entre os Estados”. (Adaptado). 
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 49.
A qual corrente do liberalismo se refere a citação acima?
Nota: 10.0
A Sociológico
B Econômico
C Cultural
D Institucional
E Republicano
Questão 7/10 - Teoria das Relações Internacionais
“Para entender o liberalismo das Relações Internacionais é primordial entender os conceitos postulados por autores clássicos da política e da economia. Entre esses autores clássicos estão Kant, Locke, Montesquieu e Smith. Kant é um dos filósofos que construiu o pensamento 
liberal nas RI.” (Adaptado) 
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 38.
Baseado na citação acima, sobre o pensamento de Kant, analise as afirmativas abaixo: 
I) A maior contribuição de Kant para o pensamento liberal éque o objetivo de um Estado pacífico nas relações internacionais é o dever moral de indivíduos que buscam realizar o bem comum, que é atingir a paz. 
II) Kant previa que a paz seria atingida mesmo sem a existência de um organismo ou estrutura supranacional, pois os Estados podem solucionar sozinhos suas controvérsias, sem a necessidade de instituições. 
III) Em sua obra central, a “Paz Perpétua”, Kant afirma que Estados democráticos tendem a manter relações pacíficas entre si, ou seja, se houver Estados republicanos democráticos, a paz prevalecerá nas RI. 
IV) Para Kant, as instituições têm natureza mais pacífica e confiam e obedecem a lei em vigor. No sistema internacional os Estados confiam que outros países estão comprometidos com regras e instituições internacionais, diminuindo a possibilidade de agressões e guerras. 
São corretas:
Nota: 10.0
A Apenas as afirmativas I, III e IV
B Apenas as afirmativas II e III
C Apenas as afirmativas I, II e IV
D Apenas as afirmativas I e III
E Apenas as afirmativas II e IV
Questão 8/10 - Teoria das Relações Internacionais
Essa perspectiva nasceu com o término do iluminismo e com o início da idade moderna, afirmando que os indivíduos, por meio da razão e de maneira autônoma, decidem o rumo de suas vidas, sem a interferência de terceiros para tal. Essa visão é baseada em clássicos como: John 
Locke, Charles Montesquieu, Immanuel Kant e Adam Smith. Nas Relações Internacionais surgiu, sobretudo, com as ideias de Woodrow Wilson. (Adaptado).
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p.38.
Baseado na citação acima, identifique qual é a teoria referida:
Nota: 10.0
A Neorrealismo
B Marxismo
C Realismo
D Interdependência complexa
E Liberalismo
Questão 9/10 - Teoria das Relações Internacionais
“A evolução da teoria de relações internacionais é marcada por grandes debates fundadores da disciplina, que demonstram o enfrentamento entre teorias dominantes, que passam a entrar em degeneração e programas emergentes, que são progressivos. À medida que as teorias 
predominantes não mais conseguem explicar o cenário internacional, conforme destacou Lakatos, elas são substituídas por novos paradigmas, que melhor se adequam às mudanças na realidade internacional e com maior capacidade de predição”. (Adaptado).
Sobre os grandes Debates das Relações Internacionais, avalie as afirmativas abaixo: 
I) O segundo “Grande Debate” ocorreu no final dos anos 1950 em um cenário de desconfiança em relação à metodologia adotada pelas teorias de relações internacionais. O conteúdo deste debate esteve relacionado à metodologia em relações internacionais, opondo behavioristas a 
tradicionalistas.
II) O terceiro debate ocorreu no decorrer dos anos 1970 e colocou em oposição os paradigmas, pós-positivas, que defendiam que existe apenas uma verdade nas RI e positivas, que sustentam a visão de múltiplas explicações para o mesmo fenômeno. 
III) O quarto debate enfrenta as teorias neorrealista e neoliberal, que são pensamentos completamente distintos das teorias clássicas realismo e liberalismo.
IV) O marxismo nunca foi envolvido em nenhum debate das Relações Internacionais, pois é uma teoria sociológica e econômica que não explica as RI e nunca foi adaptada para tal fim.
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 1), p. 24.
São corretas:
Nota: 10.0
A Apenas a afirmativa I
B Apenas as afirmativas II e III
C Apenas a afirmativa II e IV
D Apenas as afirmativas I e IV
E Apenas a afirmativa III
Questão 10/10 - Teoria das Relações Internacionais
“O liberalismo surge no entreguerras defendendo a importância das regras e instituições e com confiança de que a paz era um caminho possível. Um fator decisivo para a emergência desse pensamento foi a influência do ex-presidente dos EUA Woodrow Wilson, que realizou um 
discurso no qual apontava 14 caminhos para se atingir a paz. O último elemento proposto por Wilson foi a criação de um organismo internacional universal. (Adaptado). 
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 45.
 
Qual foi essa organização internacional destacada por Woodrow Wilson e que foi importante para o desenvolvimento do pensamento liberal em seu princípio?
Nota: 10.0
A Organização Internacional do Trabalho
B Organização das Nações Unidas
C Liga das Nações
D Organização Mundial do Comércio
E Organização Mundial da Saúde
Você acertou!
Locke é um contratualista que acreditava que no estado de natureza os seres humanos são livres, independentes e racionais. Contudo, há transgressores da lei que promovem agressões. Neste estado de guerra, a única forma de obter a paz é através da
eliminação de todos os transgressores e a reparação de todo os danos causados. Isso ocorre por meio da assinatura do contrato social, em que ocorre a transferência da liberdade dos indivíduos ao Estado.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 40.
'
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 3), p. 71.
Você acertou!
A primeira afirmativa é verdadeira, porque Morgenthau ressalta que o interesse dos Estados deve ser compreendido em termos de poder, pois o objetivo central dos Estados é a busca incessante pelo poder. A segunda afirmativa é verdadeira, pois para ele o
realismo é diferenciado das demais correntes teóricas de RI, sobretudo em relação à autonomia da política, porque segundo ele o poder de uma nação é determinado por suas ações políticas. A terceira afirmativa é incorreta pois a teoria política para Morgenthau
não julga as qualidades morais dos agentes, apenas as do intelecto, da vontade e da ação.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 3), p. 71-75.
'
Você acertou!
A afirmativa correta é a D, pois para o liberalismo, o livre comércio, a democracia e as instituições internacionais são a maneira de evitar eventuais conflitos no sistema internacional. A balança de poder, os acordos secretos e o conflito constante são pressupostos
do realismo e não do liberalismo.
 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 44.
 
'
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 45
Você acertou!
A primeira afirmativa é verdadeira, pois a Liga foi fundada no entreguerras, pelo Tratado de Versalhes, com base na ideia de que a segurança coletiva deveria prevalecer sobre o sistema de equilíbrio de poder, que é a ideia de evitar a concentração de poder em um
Estado que pode eliminar os demais. A segunda afirmativa é falsa, porque os EUA tiveram a ideia sobre a Liga, mas não foi aprovada no Congresso a entrada na Liga, o que deslegitimou um pouco a organização. A terceira afirmativa é verdadeira, uma vez que
dentre as razões do fracasso da Liga estão o início da 2ª Guerra mundial, a ideia do predomínio do equilíbrio de poder e o respeito dos Estados aos tratados firmados apenas nas situações vantajosas para eles.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 45. E Rota – aula 2.
'
Você acertou!
O realismo é a escola que destaca a relevância da busca pelo poder nas RI. Aponta a ação egoísta dos Estados e o predomíniodo equilíbrio de poder. Verifica que o poder possui uma primazia às demais esferas em função da anarquia nas RI e da natureza egoísta
dos Estados em busca da defesa de seus interesses nacionais.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 3), p. 70.
 
'
Você acertou!
A corrente institucional prevê que as instituições reduzem a chance dos conflitos, ao limitarem a assimetria de informações e diminuírem os custos da cooperação. Para essa visão, as instituições têm efeitos positivos no cenário internacional, tornando-o menos
conflituoso.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 49.
 
'
Você acertou!
A primeira afirmativa é verdadeira, pois Kant determina que o dever moral dos indivíduos é construir a paz, o que leva os governantes a formar um Estado pacífico e cooperativo nas RI. A segunda está errada, pois para que haja paz e resolução de controvérsias
entre Estados é necessário que haja instituições e organismos que sustentem a paz. A terceira afirmativa é verdadeira, pois, para Kant, as democracias levam os Estados à paz, o que faz com que predomine a paz, se existem Estados democráticos. A afirmativa
quatro é verdadeira pois as instituições para Kant promovem a paz, a medida que os Estados estão comprometidos com certas regras, reduzindo a probabilidade de conflitos entre eles.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 39.
'
Você acertou!
O liberalismo é um dos paradigmas dominantes nas Teorias de Relações Internacionais, baseado na ideia de racionalidade, que leva os Estados a buscarem a paz. Surgiu nas RI com o discurso de Woodrow Wilson, que preconizava a paz e a cooperação entre os
Estados.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 38.
'
Você acertou!
A primeira afirmativa está correta, pois o Segundo debate tratou da metodologia das RI, colocando a visão tradicionalista contra a behaviorista. A segunda afirmativa é errada, pois foi o quarto debate não o terceiro que opôs positivas, que são os que na verdade
defendem a ideia de uma única verdade e os pós-positivistas, que argumentam sobre múltiplas verdades para o fenômeno. A terceira assertiva está errada, pois o quarto debate coloca neorrealistas contra neoliberais, mas essas duas teorias têm pontos em comum
com as teorias originais, liberalismo e realismo. O marxismo participou do terceiro debate, adaptado para as teorias da dependência e do sistema mundo moderno, que são teorias neomarxistas e explicavam as RI pela perspectiva da dominação.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 1), p. 25 a 29.
'
Você acertou!
Você acertou!
A Liga das Nações foi a organização que surgiu no entreguerras baseada no pressuposto liberal, a partir do discurso de Woodrow Wilson. Esse organismo sustentou o pensamento liberal-idealista por um período, até que a eclosão da 2ª Guerra promoveu o fim da
Liga das Nações.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 2), p. 45.
'
(
Roteiro de Estudo
)
Avaliações
*
Trabalhos
+
Livro da oferta
,
Aula Ao Vivo
-
Tutoria
.
Fórum
/
Chat
0
Rádio Web
1
Avisos
TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 
http://www.uninter.com/
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/roteiro-de-estudo/VXG0qIWqjKwQplq%2B4DqYxw%3D%3D
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/5
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertamoipobra
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertaconferencia
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/4
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/2
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/chat
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/radiowebusuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso

Continue navegando