Buscar

Trabalbo Jana Crimes digitais

Prévia do material em texto

ETEC de São Paulo - Extensão CEU Butantã
Técnico Em Recursos Humanos
 
CRIMES DIGITAIS
SÃO PAULO
2021
ETEC de São Paulo - Extensão CEU Butantã
Técnico Em Recursos Humanos
Janaina Pereira do Nascimento Assis
 CRIMES DIGITAIS
Monografia apresentada, no Curso de Técnico Em Recursos Humanos, com linha de formação em Aplicativos Informatizados.Instituto Paula Souza - ETESP, como requisito parcial para obtenção de avaliação do 1° semestre de 2021
Orientador: Prof
SÃO PAULO
2021
CRIMES DIGITAIS
Nesta Master Class, o palestrante Dr. Coriolano Camargo, Professor da Escola Superior da Advocacia Nacional, Presidente da Comissão de Direito Digital da OABSP Butantã e responsável pela Coluna de Direito Digital do Migalhas, o maior Portal Jurídico do Brasil veio falar sobre crimes contra a honra na internet, crimes sexuais na internet – estupro virtual, pornografia de vingança, Fraudes e Fake News.
Há dois tipos de crimes cometidos por meio da tecnologia:
Crimes tecnológicos puros, são os praticados por meio da tecnologia, mas sem uso da internet como por exemplo: fraudes da emissão fiscal, por telefone sofisticado que maquiam os números, são fixos para não serem identificados nas ligações e não estão muitas vezes conectados à internet.
Cibernéticos, são os cometidos com uso e no ambiente da internet, são os antigos crimes, como por exemplo, ameaças, estelionato, estupro, que migraram para o ambiente digital, sendo utilizados para cometer os crimes nas redes sociais, WhatsApp, Faceboock, Tinder, e relações mais íntimas como namoro.
O mundo físico e digital se torna únicos, para os criminosos utilizarem e cometer as mesmas destruições na vida das vítimas, além de causar consequências.
É possível fazer um Boletim de ocorrências em qualquer delegacia, ou pela internet e incluir os crimes de ameaças, distorção e qualquer crime que venha ter sofrido.
Quando a vítima opta por fazer um B.O ajuda muito a equipe de polícia a conseguir mais informações do sujeito para captura-lo.
O Dr. Coriolano comentou do caso de cinco mulheres que foram enganadas por um estelionatário, onde o indivíduo mentia dizendo que precisava de dinheiro para realizar tratamento médico, conseguiu várias receitas falsas médicas para enrolar as pessoas e com isso arrecadar muitas quantias.
	Outros crimes como, sexo, falsa informação, chantagem contratar um Hacker, induzir ao suicídio pessoas frágeis com dificuldades emocionais, levando até a morte, pode ser interpretado como crime digital.
É preciso tomar cuidado com as ofertas duvidosas, como ocorre na Black Friday todo os anos, produtos com variação de preços, como foi dito na palestra, um produto custa R$ 500,00 e em outros sites custa 290,00, cuidado. Os produtos podem ter sido de carga roubada e não tem nota fiscal por isso que é mais barato. Esse crime é ilícito e o sujeito pode ser autuado por receptação.
As Fake News quando traz danos morais, como angústia, com dores e exposição ao público podem responder criminalmente.
O palestrante também ressaltou sobre a falta de prudência, inteligência e humildade de alguns homens, em aceitar que no mundo feminino, os índices de corrupção, falta de moral e ética, até em seguradoras são menores. E em casos mais extremos, estas mulheres são alvo de feminicídio físico e moral. 
Achei o assunto interessante, não imaginava que teria tanto impacto para a sociedade, estamos expostos a situações que nem percebemos que se trata de fraudes.

Continue navegando