Buscar

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A música se faz presente na vida do ser humano desde a sua formação no ventre materno, onde o sujeito tem os primeiros contatos sonoros produzidos pelo funcionamento do corpo da sua mãe. 
BRITO (2003) afirma que na fase intrauterina os bebes já convivem com ambiente de sons provocados pelo corpo da mãe, como sangue que flui nas veias, a respiração e a movimentação dos intestinos. A voz materna também constitui material sonoro especial e referencia afetiva para eles (BRITO, 2003). 
A música evolui juntamente com a humanidade e é conceituada atualmente como a arte de manifestar as emoções diversas da alma através do som; som este produzido de muitas formas. 
Por possuir um grande poder comunicativo, a música se tornou importante ferramenta utilizada para comunicação entre civilizações, sendo usada como característica de cada comunidade e da sua cultura. 
A música é uma manifestação cultural e artística de um povo, sendo um instrumento utilizado para manifestar as emoções e os sentimentos passados de geração em geração. 
Compreende uma linguagem universal, possibilitando traduzir diferentes sensações em cada indivíduo que escutar. A música está presente em todo universo, na natureza e dentro do sujeito possuindo muita influência no desenvolvimento da humanidade, capacitando a união de diferentes sociedades, além de conectar sujeitos de culturas diferentes.
Segundo BRESCIA (2003, p. 25), a música é uma linguagem universal, estando presente em todos os povos, independentemente do tempo e do espaço em que se localizam. 
Dentro do contexto escolar, ela não se difere, usada de forma adequada e planejada, traz ao aluno o conhecimento e evolução em seu desenvolvimento e uma melhora no relacionamento afetivo com os outros alunos e até com o próprio docente, trazendo uma melhor convivência, em sala de aula. 
Conforme BRESCIA (2003, p.18) o aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, ampliar a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o sujeito.
Estudos comprovam que a musicalização auxilia em uma maior capacidade de aprendizado, controle emocional, concentração, coordenação motora e atenção.
Quando trabalhada de modo amplo, a música desenvolve o raciocínio, aprimora a criatividade do sujeito, permitindo ao mesmo, manifestar suas emoções e sentimentos, proporcionando relaxamento e prazer.
Com relação à saúde emocional, mental e cognitiva, a música contribui com grandes benefícios, tornando-se uma grande aliada da educação na metodologia do processo de ensino e aprendizagem. 
O estímulo com a musicalização na infância, auxilia a criança obter uma maior percepção de diferentes tipos de ritmos e sons, conseguindo identificar instruções mais graves e agudas, as diferentes em velocidades, intensidade e trabalhando a capacidade da memorização. 
A música disponibiliza grandes possibilidades para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, utilizando recursos diversificados que o educador se dispuser a usar e, associando a música com atividades lúdicas, viabilizará o estímulo do educando a explorar suas emoções e criatividade de maneira divertida, porém, trazendo um amplo conhecimento por ser interdisciplinar, estabelecendo relações entre as disciplinas.
Além do ensino de valores éticos, morais e a formação de cidadãos capazes de conviver em sociedade, o trabalho com a música ajuda ao aluno ter o conhecimento de si mesmo, seus sentimentos e emoções dominantes, auxiliando na convivência em sociedade. 
A musicalização é denominada como o processo da construção de conhecimento musical com o objetivo de despertar no aluno o gosto pela música e paralelamente contribuir na formação como cidadão. 
Através de atividades musicais, o educador consegue alcançar desenvolvimento no aspecto cognitivo do aluno, por intermédio de estímulos em situações reais ou fictícias, objetivando que o mesmo possa desenvolver um melhor aprendizado. 
No campo sócio afetivo, a criança pouco a pouco, forma a sua identidade, reconhecendo as diferenças existentes ao seu redor e ao mesmo tempo aceitando as suas limitações e capacidades, buscando ser aceito pelos amigos. 
Atividades como rodinhas, onde ocorre uma maior interação entre os alunos é recomendável para evolução no desenvolvimento sócio afetivo.
Sabe-se que os cursos de graduação em Pedagogia não especializam os docentes para o ensino de música, nem para sua utilização em sala de aula. Consequentemente se faz necessária uma formação especifica na área, uma vez que, de acordo com a LBD (Lei de Diretrizes e Bases), lei 11.769, artigo 26 diz que a música deverá compor conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do componente curricular.
Para utilizar a música em sala de aula sem formação especifica é necessário, no mínimo, obter o conhecimento das capacidades que o ensino da música traz ao aluno e aplicá-lo de modo planejado, a fim de conseguir realmente atingir seus objetivos de aprendizagem.

Continue navegando