Buscar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 01
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
	
TECIDO CARTILAGINOSO E CONJUNTIVO
O tecido conjuntivo é um tecido de conexões, composto de uma enorme quantidade de matriz extracelular, que é a substância entre as células, tem consistência variável, além de célula e fibras. Tendo como as principais funções proporcionar a sustentação e o preenchimento de espaços entre os tecidos, além de nutri-los. É importante salientar que existem vários tipos de tecidos conjuntivos e cada um com função específica. Pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito e em tecidos conjuntivos de propriedades especiais, a saber: adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo.
Tecido Conjuntivo Propriamente Dito, esse tecido é o típico tecido de ligação. Ele atua na sustentação e preenchimento dos tecidos, contribuindo para que fiquem juntos, estruturando os órgãos. Sua matriz extracelular é grande, composta de uma parte gelatinosa (polissacarídeo hialuronato) e três tipos de fibras proteicas: colágenas, elásticas e reticulares.
Tecido Conjuntivo Frouxo é constituído de pouca matriz extracelular, muitas células e poucas fibras. Isso torna o tecido flexível e pouco resistente às pressões mecânicas. Algumas células são residentes, como os fibroblastos e macrófagos e outras são transitórias, como: linfócitos, neutrófilos, eosinófilos. É encontrado pelo corpo todo, envolvendo órgãos. Além disso serve de passagem a vasos sanguíneos, sendo assim importante na nutrição dos tecidos.
Tecido Conjuntivo Adiposo é um tipo de tecido conjuntivo de propriedades especiais. Sua função é de reserva energética e proteção contra o frio e impactos. É constituído de pouca matriz extracelular, com quantidade considerável de fibras reticulares e muitas células especiais, os adipócitos, que acumulam gordura.
Tecido Conjuntivo Cartilaginoso é composto por grande quantidade de matriz extracelular, no entanto, ela é mais rígida nesse tecido do que no conjuntivo propriamente dito. Isso ocorre devido à presença de glicosaminoglicanas associadas às proteínas, além de finas fibras colágenas. Nas cartilagens, constituídas desse tecido, estão presentes os condrócitos, células que ficam alojadas dentro de lacunas na matriz.
Tecido Conjuntivo Ósseo é composto de abundante matriz extracelular, rica em fibras colágenas e moléculas especiais (proteoglicanas e glicoproteínas). A matriz é calcificada pela deposição de cristais (formados de fosfato de cálcio) sobre as fibras. A célula especial do tecido, o osteócito, fica no interior de lacunas na matriz rígida. É uma célula madura originada dos osteoblastos, células ósseas jovens.
Tecido Conjuntivo Sanguíneo é um tecido especial cuja matriz se encontra no estado líquido. Essa substância se chama plasma, nele estão as células sanguíneas: glóbulos vermelhos (hemácias) e glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas (fragmentos celulares). O tecido hematopoiético ou hemocitopoiético é responsável pela formação das células sanguíneas e componentes do sangue. Ele está presente na medula óssea, localizada no interior de alguns ossos. 
TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular relaciona-se com a locomoção e outros movimentos do corpo. Entre as suas principais características estão: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Os músculos representam 40% da massa corporal. Por isso, em muitos animais o tecido muscular é o mais abundante. As células do tecido muscular são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. São ricas em duas proteínas: actina e miosina.
As funções do tecido muscular são: movimento do corpo, estabilização e postura, regulação dos volumes dos órgãos e produção de calor. O tecido muscular é classificado em três tipos: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso ou não-estriado. 
Tecido Muscular Estriado Esquelético O termo esquelético deve-se à sua localização, pois está ligado ao esqueleto. O tecido muscular estriado esquelético possui contração voluntária e rápida. Cada fibra muscular contém várias miofibrilas, filamentos de proteínas (actina, miosina e outras). A organização desses elementos faz com que se observem estriações transversais ao microscópio de luz, o que conferiu o nome estriado ao tecido.
Tecido Muscular Estriado Cardíaco é o principal tecido do coração. Este tecido possui contração involuntária, vigorosa e rítmica. É constituído por células alongadas e ramificadas, dotadas de um núcleo ou dois núcleos centrais. Apresentam estrias transversais, seguindo o padrão de organização dos filamentos de actina e miosina. Porém, não se agrupam em miofibrilas. Diferencia-se do tecido muscular estriado esquelético por suas estriações serem mais curtas e não tão evidentes.
Tecido Muscular Liso ou Não Estriado sua principal característica é a ausência de estriações. Presente nos órgãos viscerais (estômago, intestino, bexiga, útero, ductos de glândulas e paredes dos vasos sanguíneos). Constitui a parede de muitos órgãos, sendo responsável por movimentos internos como o movimento dos alimentos através do tubo digestivo.
 Este tecido possui contração involuntária e lenta. As células são uninucleadas, alongadas e com extremidades afiadas. Ao contrário dos tecidos estriado esquelético e cardíaco, o tecido muscular liso não apresenta estriações. Isto porque, os filamentos de actina e miosina não se organizam no padrão regular apresentado por células estriadas.
É importante frisar que os tecidos estudados são essenciais para nossa formação enquanto estudante, pois através das teorias estudadas poderemos exercer uma boa prática profissional, diante disso, é relevante apontar que as aulas práticas são imprescindíveis, mesmo no ensino a distância, agrega e solidifica o aprendizado de forma eficaz, possibilitando que o aluno esteja bem preparado para o mercado de trabalho que a cada dia se torna tão competitivo. 
TECIDO OSSÉO
O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo, por ser muito resistente é o principal componente da formação de nossos ossos. Este tecido está associado à sustentação do corpo humano, a locomoção e a proteção de diversos órgãos.

Outros materiais