Buscar

Atividades C e E

Prévia do material em texto

O que são ações musculares concêntricas?
É a força de contração muscular, em que o músculo diminui seu tamanho aproximando a origem da inserção.
Elevação lateral de ombros
Na fase concêntrica executamos os movimentos de abdução dos ombros ou braços, Abdutores ombro aproximadamente 90°: 
Principais músculos envolvidos: Deltoide porção medial, trapézio, deltoide porção anterior e supra espinal.
Agachamento ou Sentar e levantar
A  fase concêntrica ocorre quando se levanta ou ocorre a extensão dos joelhos. Principais músculos envolvidos : (Quadríceps) femorais, glúteos, adutores, eretores da espinha, abdominais e os posteriores da coxa.
Cadeira Extensora ou Extensão de joelhos
O movimento articular realizado na cadeira extensora é a extensão de joelho, sendo assim a fase concêntrica se da ao executar a extensão dos joelhos.
Principais músculos envolvidos: (Quadríceps) (vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral são os principais músculos trabalhados durante o exercício.
Subir Escada
Para subir escada, o corpo precisa produzir força concêntrica ao estender os joelhos para seguir para o próximo degrau.
Principais músculos envolvidos: (Quadríceps) reto femoral, vasto lateral, sóleo e gastrocnêmio.
O que são ações musculares excêntricas
O exercício excêntrico se constitui na fase de alongamento do músculo enquanto se desenvolve tensão e contração muscular para controlar o movimento, sendo que esta tensão é relativamente maior na fase de alongamento muscular.
 Durante as ações excêntricas, o músculo a gera tensão com o alongamento do seu comprimento na direção em que a força aplicada pelo músculo é contraria a direção do deslocamento. Essa ação gera maior quantidade de força quando comparada a ações isométricas e concêntricas.
Flexão Plantar
Durante a flexão plantar a fase excêntrica ocorre na descida. 
Principais músculos envolvidos: Sóleo e gastrocnêmio.Porém se a flexão plantar for realizada em um treino por exemplo é possível gerar força nos tendões e ligamentos, como por exemplo o tendão calcâneo e os ligamentos extensores e flexores dos pés.
Rosca direta ou extensão de cotovelo
A fase excêntrica esta na extensão do cotovelo,e o principal objetivo é a ativação do bíceps braquial, quando se executa a rosca direta.
Principais músculos envolvidos: Bíceps braquial, braquial e braquiorradial.
Marcha
O músculo sóleo, juntamente com o gastrocnêmio, atua na fase final de apoio, quando o pé precisa gera energia propulsora para lançar o corpo à frente. São esse dois músculos que irão gerar uma contração concêntrica proporcionando propulsão. 
Durante a fase de balanço eles agem excentricamente preparando o pé para as três sub-fases de balanço. Esses músculos são também estabilizadores ativos do joelho, agindo em toda a fase de apoio enquanto a articulação se encontra em ajuste ''frouxo'', limitando o deslizamento anterior do fêmur sobre a tíbia.
 Os músculos do quadríceps atuam tanto concentricamente quanto excentricamente durante a marcha. Eles realizam contração concêntrica quando preparam o membro inferior em fase de balanço para tocar o solo com o calcanhar, e em seguida, durante a fase de apoio, exercem função excêntrica dissipando as forças e diminuindo o impacto do peso do corpo com o chão, os vastos lateral e medial ainda são importantes estabilizadores da patela, não permitindo que aconteçam movimentos anormais.
Principais músculos envolvidos: Quadríceps, Isquiotibiais,Gastrocnêmio,Soleo;
Tibial anterior,Glúteos máximo e Médio,Iliopsoas e Tensor da fáscia lata.

Continue navegando