Buscar

resumo - POLÍTICA DE SANEAMENTO BÁSICO

Prévia do material em texto

SANEAMENTO 
POLÍTICA DE SANEAMENTO BÁSICO: AVANÇOS RECENTES E OPÇÕES FUTURAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS
A indústria de implantação de sistema de saneamento básico possui vários obstáculos, assim como qualquer outro ramo. Neste setor as principais dificuldades estão ligadas a economia, isto é, um sistema de saneamento básico requer altos custos para ser implantado, o que acarreta na exigência da eficiência. Diante disto, se faz necessário que seja feito um balanceamento que resulte na máxima utilização dos recursos mobilizados, assim como na melhor distribuição destes recursos, de forma a evitar desperdícios. 
Atualmente a maioria dos sistemas de saneamento são geridos pelo setor público, o que não significa que o setor privado não seja uma boa alternativa. França e Inglaterra são exemplos de países em que seus sistemas de saneamentos são eficazes e os quais tem como responsáveis o setor privado. 
Quando se começou a implantar sistemas de saneamento no Brasil observava-se que o principal incomodo estava na deficiente da água ofertada, tanto em relação a sua qualidade como em sua quantidade. 
O crescimento do sistema de saneamento brasileiro se deu de acordo com o crescimento urbano, como acontece em todos os lugares. Soluções para problemas no setor de saneamento começaram a surgir, em que apesar de terem empasses burocráticos, resultaram em leis e políticas em prol da melhoria dos sistemas de saneamento, especialmente, em relação ao que diz respeito aos recursos hídricos. 
O país ainda não possui um sistema eficiente ao ponto de eliminar a concorrência dos gastos públicos gerados pela falta de saneamento. Áreas não saneadas estão sujeitas a proliferação de vetores de doenças, devido principalmente a esgotos a céu aberto e falta/contaminação d’água. Este senário resulta em gastos públicos em prol da saúde dos moradores destas áreas, gastos estes que podem ser evitados através de políticas públicas de conscientização associada a um sistema de saneamento eficaz. Desta maneira, é necessário que a gestão independentemente de ser do setor público ou privado tenha foco e dê mais prioridade ao saneamento.

Continue navegando