Buscar

avaliação I Políticas Sociais em Habitação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Políticas Sociais em Habitação
Avaliação I – Individual
Serviço social
1- A Constituição garante a todos os cidadãos, como preceito fundamenta, o direito à moradia.Em qual artigo isso é estabelecido?
A) Art 7º.
· B) Artigo 6º.
C) Artigo 3º.
D) Art 5º.
2- O direito à cidade, que deveria garantir para toda a população o acesso às políticas públicas básicas, não consegue se concretizar por diversos interesses. Fator que acaba refletindo na exclusão social. Porém, no cotidiano, o profissional de Serviço Social, independentemente de sua área de atuação, irá encontrar demandas relacionadas à cidade, sejam elas legais ou ilegais, pois todo cidadão está inserido em um espaço, urbano ou rural. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil conseguia atender as demandas que existiam para os imigrantes e migrantes, através da inserção econômica e da melhoria da qualidade de vida.
( ) O processo de industrialização e urbanização tinha como propósito abrir caminho para a independência brasileira, que por muitos séculos teve a dominação coronelista.
( ) Com o desenvolvimento econômico e o processo de urbanização, a evolução da sociedade sofreu o aumento da pobreza em todas as regiões do país.
( ) A segregação ambiental, como parte ativa da exclusão social, aconteceu devido a facilidade de acesso da população aos serviços de infraestrutura urbana, diminuição do mercado de trabalho e de profissionalização. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
· A) F – V – V - F.
B) V – V – F – V.
C) F – F – V – V.
D) V – V – F – F.
3- A questão social da moradia é um dos direitos humanos fundamentais que está garantido na Constituição Federal de 1988. Mesmo que nos últimos anos o investimento na Política Nacional de Habitação tenha sido bem maior, ainda não se consegue efetivar de fato uma universalização desse direito. A sociedade brasileira está passando por momentos de conflito interno, pois além dos crimes contra o patrimônio, é possível elencar uma série de atos que são consequências do crescimento desordenado de nossas cidades. Independentemente do tamanho das cidades, as diversas delinquências ocorrem, deixando a população ansiosa e com medo das causas do excessivo aumento dos números da violência. Que tipo violência é uma questão social que está inserida na realidade da sociedade neste milênio, sendo um reflexo do crescimento desordenado das nossas cidades brasileiras?
· A) Violência urbana.
B) Violência física.
C) Violência psicológica.
D) Violência no trânsito.
4- A sociedade brasileira está passando por momentos de conflito interno, pois além dos crimes contra o patrimônio, é possível elencar uma série de atos que são consequências do crescimento desordenado de nossas cidades. Assinale a alternativa INCORRETA sobre essa questão:
A) O aumento no uso de substâncias psicoativas, articuladas com atos crimonosos, incidem diretamente na segurança e no direito da coletividade. 
B) A depredação dos equipamentos destinados a uso coletivo como pontos de ônibus, praças e passeios são uma das características de ações criminosas contra o bem público.
· C) O crescimento torna difícil o desenvolvimento econômico, pois não é possível que empresas garantam sua lucratividade em grandes cidades.
D) A depredação e agressão ao meio ambiente vêm assolando as sociedades através de atos de vandalismos, ocupação abusiva do solo, emissão de gases tóxicos, e demais reflexos de ações criminosas quanto à qualidade de vida coletiva de toda população.
5- Diante da conexão com a lógica do sistema capitalista, de exclusão, o número de favelas no Brasil aumentou. O IBGE, no Censo Demográfico de 2010, classifica esses espaços como aglomerados subnormais. No que tange aos aglomerados subnormais, assinale a alternativa CORRETA:
A) Conjunto constituído por 50 ou mais unidades habitacionais caracterizadas por ausência de título de propriedade, observando algumas características.
B) Subprograma do Programa de Urbanização de Favelas, a verticalização das favelas.
· C) Conjunto constituído por 51 ou mais unidades habitacionais caracterizadas por ausência de título de propriedade com algumas características peculiares.
D) Conjunto constituído por 15 ou mais unidades habitacionais caracterizadas por ausência de título de propriedade, observando algumas características.
6- No final do século passado, os municípios foram obrigados a elaborar Códigos Municipais de Posturas. Mesmo sendo uma lei que existe desde o período colonial, não tinha a obrigatoriedade de ser elaborada, e sempre teve o objetivo de ordenar a complexidade existente na vida urbana. A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA:
A) A chegada da classe trabalhadora assalariada aos centros das cidades tornou necessária a criação desses códigos.
· B) Com o crescimento acelerado do meio urbano, os Códigos de Posturas tiveram uma determinada perda de importância.
C) Com o crescimento acelerado do meio urbano, os Códigos de Posturas tiveram uma valorização importante em nível municipal.
D) Os Códigos de Posturas existem desde o período imperial.
7- Na Constituição Federal, têm-se estabelecidos objetivos que estabelecem os parâmetros para a política urbana. Sobre eles, assinale a alternativa CORRETA:
A) Estatuto da Cidadania.
B) Institudo da Cidade.
· C) Estatuto da Cidade.
D) ECA.
8- O Ministério das Cidades (MC) teve como principal foco desenvolver ações que visassem suprir o déficit habitacional, por meio de construções de unidades habitacionais, com ações articuladas juntamente com a mobilidade urbana, saneamento básico e o planejamento do desenvolvimento das cidades. Em que ano ele foi criado?
A) 2014.
B) 2004.
· C) 2003.
D) 2010.
9- Não se pode negar que as áreas mais afetadas pelos conflitos do desenvolvimento urbano, pelas articulações da globalização e pela sociedade capitalista são os territórios mais pobres, as ocupações irregulares, pois são os resultados concretos das consequências da política liberal mundial. Outro fator que não se pode negar é que os governantes são os principais responsáveis por esta situação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que falta para a solução desse problema:
A) Políticas voltadas a violência somente nos territórios mais habitados.
B) A articulações da globalização no território.
C) Compreensão da realidade vivida pela população.
· D) Políticas públicas que ofereçam proteção à população em todos os sentidos.
10- O fenômeno da metropolização das cidades esteve diretamente ligado com o crescimento industrial em todo o território brasileiro. A respeito disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O Brasil, pós década de 1950, formou um “simulacro” da modernidade em torno do crescimento urbanístico das cidades.
PORQUE
II- Isso resultou na industrialização, urbanização, crescimento da classe média, fixação do salário e produção de bens de consumo duráveis. Assinale a alternativa CORRETA:
A) A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
B) A primeira proposição é falsa e a segunda é verdadeira.
C) As duas proposições são falsas.
· D) As duas proposições são verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.

Continue navegando