Buscar

obesidade e desnutricao

Prévia do material em texto

Obesidade e Desnutrição
 
 
O consumo de alimentos de menor ou maior que o necessário para um bom trabalho do organismo, pode provocar alguns problemas na saúde, entre elas a obesidade e a desnutrição.
A obesidade é uma doença crônica causada pelo acúmulo de gordura no corpo, e ela pode se originar de diversos fatores, no fisiológico, nutricionais, genético e psicológico, mas o principal fator, é o consumo excessivo de calorias mais que o necessário para a manutenção das nossas atividades diárias, com isso a conseqüência é o excesso de peso. A obesidade pode reduzir a qualidade de vida e ocasionar doenças como: Diabetes, Asma, doenças Cardiovasculares, gordura no fígado, e até alguns tipos de câncer. Já a desnutrição que é uma deficiência de calorias de um ou mais nutrientes essenciais, que pode ser causada tanto pela ausência de alimentos quanto pela impossibilidade de se alimentar de forma adequada, como nos casos de doenças graves como: câncer, anorexia, e bulimia ou parasitas, alergias alimentares, e diarréia. Na desnutrição, os ossos ficam mais visíveis e a pessoa pode apresentar;  fraqueza, irritabilidade, falta de concentração, desmaios, perda de massa muscular, baixa imunidade, anemia, dificuldade na cicatrização das feridas, pele, cabelo e unhas frágeis, e até mesmo levar à morte.
Para o diagnóstico, o parâmetro mais utilizado é o índice de massa corporal (IMC), consideram-se obesas pessoas com o IMC acima de 30, e desnutridas pessoas abaixo de 18. É possível tratar a desnutrição e a obesidade através de uma reeducação alimentar, adotando uma dieta balanceada rica em nutrientes, também é importante evitar comidas que podem prejudicar mais a saúde como as industrializadas, e também, ser acompanhado por um medico e um nutricionistas é fundamental.

Continue navegando

Outros materiais