Buscar

Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
Disciplina: Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição
A alimentação inadequada pode levar aos riscos nutricionais como a subnutrição ou o excesso de peso, gerando aumento da suscetibilidade para doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta como diabetes mellitus, obesidade e doenças cardiovasculares. Estima-se que 388 milhões de pessoas morrerão de uma doença crônica nos próximos dez anos sendo que 80% delas ocorrem nos países de baixa e média renda. Cerca de um bilhão de pessoas, em todo o mundo, estão acima do peso. E sabe-se que os fatores de risco são generalizados (SPB, 2018, p. 82). 
Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópicos:
 
· Prevenção a alergia alimentar
· Prevenção da obesidade
· Doenças cardiovasculares
Juliana Maria Falcão Ribeiro Fonseca
Matrícula: 01395403
Curso: Nutrição
Doenças crônicas podem ser consequência de alimentação inadequada.
Alergias alimentares estão relacionadas à uma reação inflamatória que é desencadeada por uma substância presente no alimento ou bebida que pode levar ao aparecimento de sintomas em diferentes partes do corpo como mãos, rosto, boca e olhos, também podem afetar o sistema gastrointestinal e respiratório quando a reação inflamatória é muito grave. Apesar de muitos indivíduos desenvolverem intolerâncias alimentares, as alergias são menos comuns. As alergias podem estar associadas ao histórico familiar, meio ambiente, etc.
Os sintomas de alergia alimentar podem surgir até 2 horas após o consumo do alimento, bebida ou aditivo alimentar responsável por desenvolver a reação inflamatória no organismo. 
O diagnóstico da alergia alimentar deve ser feito pelo alergologista, através de análise dos sintomas que a pessoa relatar após consumir determinado alimento. Porém, para confirmar qual é o agente causador da alergia, pode ser recomendada a realização de testes de alergia na pele ou no sangue.
Outra doença bastante comum nas últimas décadas têm sido a obesidade. A obesidade se caracteriza pelo excesso de gordura no corpo e pode desencadear ou agravar muitas outras doenças, como apneia, infertilidade, problemas de coagulação, além de outras mais graves, que podem levar à morte.
A obesidade surge, na maioria dos casos, da influência mútua entre fatores genéticos, ambientais, emocionais e hábitos de vida. Entre os fatores mais comuns, estão a alta ingestão de alimentos/calorias, sedentarismo, fator genético e problemas hormonais.
Reconhecer os fatores que desencadeiam e estar vigilante aos sinais de distúrbios alimentares é importante para prevenir a obesidade. Desenvolver hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente, se reeducar e criar estímulos para optar por alimentos saudáveis, menos processados e pobres em gorduras e açúcares é uma forma de evitar o sobrepeso e a obesidade.
Mais uma das doenças crônicas preocupantes diz respeito a doenças cardiovasculares, que são um conjunto de problemas que acometem o coração e os vasos sanguíneos, e que passar a existir com a idade, normalmente relacionadas a hábitos de vida poucos saudáveis, como alimentação rica em gordura e falta de atividade física, por exemplo.
Algumas dicas que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são:
· Deixar de fumar;
· Controlar a pressão arterial, o nível de açúcar e a quantidade de gordura no sangue;
· Ter uma alimentação saudável, evitando gorduras e comendo mais verduras, frutas e cereais;
· Praticar exercício físico regular, pelo menos 30-60 minutos, 3-5 vezes por semana;
· Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
Além disso, para as pessoas que estão acima do peso, é recomendado emagrecer, pois está comprovado que o acúmulo de gordura é muito prejudicial para a saúde cardiovascular.
Referências:
Disponível em: https://www.tuasaude.com/sintomas-de-alergia-alimentar/#:~:text=A%20alergia%20alimentar%20%C3%A9%20uma,tamb%C3%A9m%20poder%20afetar%20o%20sistema acessado em 24/03/2022.
 Disponível em: https://gastrica.com.br/obesidade-saiba-como-se-prevenir-e-tratar/ acessado em 24/03/2022.
 Disponível em: < https://www.tuasaude.com/doencas-cardiovasculares/> acessado em 24/03/2022.

Continue navegando