Buscar

OUTUBRO ROSA-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução - LILIAN
Outubro Rosa nasceu na década de 1990. O objetivo era estimular a participação da população no controle e prevenção do câncer de mama. Com isso, durante todo o mês, é relembrada a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil, perdendo apenas para o câncer no pulmão.
Dados indicam 57.960 novos casos da doença em 2017, ou 159 por dia.
Diagnóstico precoce – CAROL
A importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama é que isso aumenta a taxa de cura.
Dentre as formas de detecção precoce do câncer de mama está o autoexame. É através dele que mais de 80% dos tumores são descobertos. Por isso é importante que as mulheres fiquem atentas à qualquer alteração nas mamas.
O autoexame deve ser feito uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15.
É importante fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé e deitada. Durante o autoexame procure deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos.
Outra forma de diagnosticar precocemente o câncer de mama é com a mamografia. A Sociedade Brasileira de Mastologia indica fazer mamografia a partir dos 40 anos. Mas de acordo com histórico familiar isso pode mudar. Por isso é importante conversar com seu médico para definir a melhor idade para fazer esse exame.
As probabilidades aumentam quando existem quadros da doença na família, principalmente quando for a mãe, irmã ou filha. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve tomar cuidados especiais, realizando exames clínicos das mamas e a mamografia, uma vez por ano
Prevenção e a fisioterapia trabalhando - ARI
Além do diagnóstico precoce, há várias formas de prevenir o câncer de mama, com atitudes que melhoram também a saúde em geral:
Praticar atividade física. Você pode reduzir em até 50% as chances de câncer ao levar uma vida ativa. Alie a isso o cuidado com a alimentação, já que alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras protegem contra a maioria dos tipos de câncer. Outro fator que pode influenciar no aparecimento da doença é o sobrepeso que também pode atrapalhar o tratamento caso o diagnóstico da doença for confirmado.
Evitar o consumo de álcool em excesso também faz parte da prevenção já que o consumo em excesso é um dos fatores de risco de diversos tipos de câncer.
Não fume! O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, que levam a uma série de doenças como o câncer.
Além disso, vitamina D, garantida com banhos de sol de 10 minutos, cuidados com a saúde emocional e amamentar também entram na lista de formas de prevenir o câncer de mama.
Autoexame - MARA
*explicar o cartão que vai entregar*

Continue navegando