Buscar

Antropologia atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antropologia
Atividade3
Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotídianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.
 
Etnocentrismo é um conceito antropológico resultante da discriminação de um determinado indivíduo ou grupo de indivíduos, que não possuem hábitos e caráter sociais iguais, sobre outro. O etnocentrismo caracteriza a demonstração de um indivíduo que considera seu grupo étnico ou cultural mais relevante e importante que os de cultura e sociedades diferentes.
Tanto o etnocentrismo como o relativismo cultural está intimamente presentes nas relações cotidianos e o primeiro deve ser combatido e o segundo deve ser incentivado.
O etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente, ou seja, desprezar as diferenças culturais existentes. Como foi apontado no texto desta questão, este tipo de “Fanatismo” prejudicaria outras culturas, pois simples motivos de se achar superiores ao pensar que sua cultura é correta, ou melhor, sobre qualquer outra. Neste ponto o etnocentrismo julgaria como ruim ou errado por exemplo, uma visão preconceituosa em achar que todos os moradores de uma favela são ladrões ou até mesmo os políticos, digo isso até mesmo na nossa cultura que está enraizada em que não se discute política e religião, seria um etnocentrismo? Acredito que sim. Estes são apenas alguns dentre vários outros exemplos que ilustram as diferenças culturais nos mais diversos aspectos.

Continue navegando