Buscar

ATIVIDADE A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A3
O etnocentrismo é o ato de pôr uma cultura, nacionalidade, raça, religião no centro de tudo, ou seja, como se fosse a única, e como se fosse a melhor de todas em relação às outras. O etnocentrismo é praticado tanto individualmente como coletivamente. Acontece que o etnocentrismo não é nada saudável, pois engendra consequências como o racismo e a discriminação, e às vezes chega ao extremo, levando pessoas etnocêntricas a matarem outras por serem diferentes. [...] pode levar a atrocidades e massacres, assim como as atitudes de Hitler que perseguiu, discriminou e dizimou milhões de judeus apenas por achar sua raça melhor. Ninguém sai ganhando por ser etnocêntrico, seja uma pessoa ou até mesmo um povo. Por descriminarem outras culturas, acabam se isolando no seu ‘’mundo’’ e perdendo a oportunidade de conhecer algo diferente e aprender algo novo.
HERCULANO, Gabriel. Etnocentrismo e suas consequências. SCRIBD, 2019. Disponível em: < https://pt.scribd.com/doc/127699335/Etnocentrismo-e-suas-consequencias>. Acesso em: 24 de jun. de 2019 (adaptado).
? Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.
RESPOSTA:
O etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente, ou seja, desprezar as diferenças culturais existentes. Como foi apontado no texto desta questão, este tipo de “fanatismo” prejudicaria outras culturas pois poderia aumentar a discriminação e a intolerância, pelo simples motivo de se achar superiores ou de pensar que a sua cultura é a correta ou melhor sobre qualquer outra. No meu ponto de vista, o etnocentrismo julgaria julgado como ruim ou errado. Por exemplo, uma visão preconceituosa em achar que todos os moradores de uma favela são ladrões ou até mesmo os políticos, digo isso até mesmo na nossa cultura que está enraizada em que não se discute política e religião, seria um etnocentrismo? Acredito que sim. Estes são apenas alguns dentre vários outros exemplos que ilustram as diferenças culturais nos mais diversos aspectos.
RESPOSTA2:
Imagine que você está, neste momento, e m um lugar muito diferente de onde você nasceu. Uma sociedade com hábitos, costumes e crenças que você não compartilha e, para ser honesto, sequer entende completa mente. O etnocentrismo trata- se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente, ou seja, desprezar as diferença s culturais existentes, e começar a achar que a sua cultura é melhor do que a de outras pessoas. Uma das principais conseqüências que o etnocentrismo poderia causar em uma sociedade, no meu ponto de vista, seria o aumento da discriminação e da intolerância. Pois, tudo o que seja diferente da sua cultura, numa visão etnocêntrica, seria julgado como ruim ou errado. Por exemplo : achar que todos os moradores de favelas são ladrões seria uma atitude preconceituosa e etnocêntrica. Por último, podemos cita r as atitudes homofóbicas que vem crescendo cada vez ma is. Estes são apenas alguns dentre tantos outros exemplos que ilustra m as diferenças culturais nos mais diverso s aspectos. O ponto alto da questão não está apenas e m se constata r as diferenças, mas sim em aprender a lidar com elas. Dessa forma, no momento de um choque cultura l entre os indivíduos, pode -se dizer que cada um considera sua cultura como mais sofisticada do que as culturas dos de mais.

Continue navegando