Buscar

TRABALHO ESTUDO DE CASO PROMOÇÃO DA IGUALDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO ESTUDO DE CASO PROMOÇÃO DA IGUALDADE
1. Moçambique extrema pobreza atinge 50% da população, sendo que 80% dos pobres estão no meio rural. A taxa de analfabetismo de adultos em Moçambique é de 44,9% em 2015. Mas o número de mulheres que não sabe ler nem escrever é duas vezes superior ao dos homens. O analfabetismo é mais prevalente nas áreas rurais, onde vivem 57% das pessoas não alfabetizadas, em comparação com 23% que reside nas áreas urbanas. Além disso vive uma situação de colapso ambiental. Os desafios de Moçambique são imensos, pois além de ser um país pobre e muito desigual, sofre com a alta degradação ambiental e o crescimento populacional é um dos mais rápidos do mundo. A população moçambicana era de 6,2 milhões de habitantes em 1950, passou para 30,5 milhões em 2018, deve alcançar 68 milhões em 2050 . Nesta situação de muita pobreza, desigualdade social e degradação ambiental, Moçambique foi devastada pelo ciclone Idai, que atingiu o sudeste da África, causando mais de mil mortes e deixando milhões de pessoas em precária situação de sobrevivência.
O apoio da comunidade internacional é fundamental, mas os moçambicanos precisam tomar consciência de seus problemas e tomar medidas para sair da armadilha da extrema pobreza. A ajuda para se levantar é essencial, mas são os próprios moçambicanos que devem caminhar de maneira independente e sustentável.
Na região aonde me situo Santa Tereza do Oeste-PR tem o índice de desenvolvimento humano municipal de 0,705 (médio), já a taxa de analfabetos, com 15 anos ou mais em 2012,era de 11,46%, 3 vezes menor que Moçambique em 2015.
2. No Brasil existem projetos de desenvolvimento, voltados para ajudar milhares de pessoas e promover a igualdade social, podemos citar o auxilio brasil, o sistema único de saúde (SUS) e as atividades da Itaipu binacional.
O Auxílio Brasil integra em apenas um programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O novo programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social. O Auxílio Brasil é coordenado pelo Ministério da Cidadania, responsável por gerenciar os benefícios do programa e o envio de recursos para pagamento.
O SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo, atendendo a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente desse sistema para tratar a saúde. Esse Sistema abrange desde uma simples avaliação para conferir a pressão arterial, até o transplante de órgãos.
A Itaipu é uma entidade binacional criada em 1974, pelo brasil e pelo Paraguai para utilizar o Rio Paraná, ao longo da fronteira dos dois países, para gerar energia hidrelétrica. Dentro da Dimensão social do desenvolvimento sustentável, as atividades da Itaipu são projetadas para ajudar a reduzir a pobreza, aumentar a segurança, alimentar e melhorar a nutrição e a saúde. Também promovem a geração de renda, a proteção de crianças e adolescentes, o respeito aos direitos humanos, a conservação da biodiversidade meios sustentáveis de produção e consumo.
Atividades como essas em países de extrema pobreza mudaria a vida de muitas famílias.
3. Na região que me encontro, Santa Tereza do Oeste-PR não existe um projeto de desenvolvimento a parti da ODS 10. Nossa região enfrenta sim alguns problemas sociais, mas em comparação com países de extrema pobreza, estamos no céu, temos creches gratuitas, o SUS, varios programas sociais, a taxa de desemprego é mínima, estamos no caminho certo, mas ainda temos que lutar para buscar a Igualdade.

Outros materiais