Buscar

Máquinas Hidráulicas Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Diante da enorme variedade de exigências a que uma instalação hidráulica pode ser submetida, é natural que seja difícil de se encontrar, no mercado, uma única bomba, capaz de atender a todas as solicitações de vazão e altura manométrica. Por esse motivo, é necessário realizar a associação de bombas. A seguinte figura ilustra, esquematicamente, uma associação das bombas (a) em paralelo e (b) em série.
Figura - Associação das bombas (a) em paralelo e (b) em série
Fonte: Baptista e Lara (2010, p. 170).
BAPTISTA, M.; LARA, M. Fundamentos de Engenharia Hidráulica. 3. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.  
Comente sobre os principais componentes e apresente alguns benefícios e limitações das associações em série e em paralelo.
Resposta:
Esta técnica de associação de bombas é utilizada quando há a necessidade de atender uma vazão ou altura manométrica específica mas não encontra-se uma bomba no mercado que atenda. Dessa forma podemos realizar a associação de 2 bombas ou mais em paralelo ou em série (conforme imagem),dessa forma consegue-se variar altura manométrica,vazão ou pressão do fluido no recalque.
Para esse tipo de associação deve-se utilizar bombas que apresentem características iguais ou bem próximas,ou seja,mesma potência,vazão e etc.
Associação em Série: esse modelo de associação é mais utilizado quando se necessita variar a altura manométrica ,pois a vazão não é alterada mas sim a pressão,Sendo feita a somatória das alturas de cada bomba,onde a potência e a vazão permanecendo as mesmas sem alteração.
Ponto Positivo:Pode se trabalhar com abastecimento de reservatórios em níveis ou distâncias diferentes como também escalonadas.
Ponto Negativo: Em caso de manutenção de uma das bombas por estar em série as duas devem estar paradas.
Associação em Paralelo: esse modelo de associação é mais utilizado quando se necessita variar a vazão.sendo que a vazão é aumentada,a pressão é aumentada mas a altura manométrica permanece constante.
Ponto Positivo: O aumento de vazão pode acelerar o processo de enchimento de um determinado reservatório e no caso de manutenção pode-se isolar um equipamento e utilizar o outro,perdendo o volume de vazão sem perder o abastecimento. 
Ponto Negativo: Há a necessidade de calcular a pressão na linha pois com as variações de pressão pode-se causar fissura ou rompimento de conexões e válvulas.Neste caso a linha necessita de um constante cuidado e fiscalização por conta das variações de pressão ou o evento chamado “Golpe de Aríete” que pode causar danos a linha e componentes.Resumindo há a necessidade de um acompanhamento(manutenção preventiva) periódico mais completo.