Buscar

AVA2_ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR_INGRID PERALTA DE FREITAS LOPES

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
INGRID PERALTA DE FREITAS LOPES 
AVALIAÇÃO VIRTUAL – TRABALHO DA DISCIPLINA
 
Rio de Janeiro
2022
INGRID PERALTA DE FREITAS LOPES 
 
  
AVALIAÇÃO VIRTUAL – TRABALHO DA DISCIPLINA   
Trabalho de Economia Internacional e Comércio Exterior 
apresentado à Universidade Veiga de Almeida – UVA, 
como requisito de nota avaliativa AVA2.
Profª. Ana Monica Hughes de Paula 
Rio de Janeiro
2022
	“As moedas representam a riqueza de um país e funcionam através da lei de oferta e demanda. Essa lei pode ser para mais, que é quando há uma valorização da moeda, ou seja, há muita moeda e muita compra de bens ou de serviços. E pode ser para menos também, que é quando há muita moeda e pouca demanda. É nesse contexto que surge a valorização e a desvalorização de uma moeda” (OLIVEIRA, 2021).
	A desvalorização da moeda é a redução de seu valor. Com isso, o poder de compra se torna reduzido em relação à outras moedas e aos bens e serviços oferecidos no mercado.
	Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira em unidades da moeda nacional – no caso do Brasil, o real.
	Essa taxa reflete o custo de uma moeda em relação à outra, não importa quais sejam. Dólar, libra, real ou qualquer outra moeda em circulação.
	O dólar, como a moeda mais forte, serve de parâmetro para todas as outras ao redor do mundo. 
	Perante esse dólar, o real perdeu 28% do seu valor desde 31 de dezembro de 2019. 
	Hoje, o valor do dólar em moeda nacional é R$ 5,15.
	Essa depreciação ou queda da taxa de câmbio, provoca um aumento nas exportações pois os produtos nacionais se tornam mais baratos e os produtos estrangeiros se tornam mais caros, o que diminui as importações. 
As empresas que dependem de insumos importados adquirem suas mercadorias com preços mais elevados e repassam esse aumento para o consumidor, gerando a inflação.
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) -0,36%. Menor valor histórico do índice, desde 1980.
Fonte: IBGE (2022).
Ao mesmo tempo, essa alta do dólar provoca um superávit na balança comercial, pois com o aumento das exportações e da produção nacional, maior quantidade de dinheiro entra no país, favorecendo a redução do desemprego e aumentando a renda das famílias, o que reflete no crescimento do PIB.
Produto Interno Bruto (PIB) – 
R$ 2.404 bilhões
Fonte: IBGE (2022).
Em virtude deste cenário, o que as empresas devem fazer?
A empresa PERGAMUS deve recuar e:
 
Suspender temporariamente as importações;
Comprar seda nacional;
Ofertar produtos com preços atrativos e promocionais para que não haja queda brusca nas vendas;
Optar por tecidos similares, como cetim ou poliéster.
A empresa SABORES deve expandir e:
Investir na exportação;
Expandir seus negócios para além da Europa;
Garantir segurança e qualidade nas exportações através de serviços especializados e cumprimento das legislações aduaneiras.
REFERÊNCIAS
Análise do cenário econômico atual: A fonte secou? Disponível em: https://distrito.me/blog/cenario-economico-atual/. Acesso em: 10 set. 2022.
O que é taxa de câmbio e como ela é calculada. Disponível em: https://blog.nubank.com.br/taxa-de-cambio-o-que-e/. Acesso em: 10 set. 2022.
O que move a dança da valorização das moedas. Disponível em: https://portal.unit.br/blog/noticias/o-que-move-a-danca-da-valorizacao-das-moedas/. Acesso em: 10 set. 2022.
Por que o real é a moeda que mais se desvalorizou em 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54549137. Acesso em: 10 set. 2022.
Principais razões e impactos da atual desvalorização do Real. Disponível em: http://www.coreconrs.org.br/economia-em-dia/918-principais-razoes-e-impactos-da-atual-desvalorizacao-do-real.html. Acesso em: 10 set. 2022.
Saiba o que significa a desvalorização de uma moeda. Disponível em: https://investidorsardinha.r7.com/aprender/desvalorizacao-da-moeda/#:~:text=A%20desvaloriza%C3%A7%C3%A3o%20da%20moeda%20%C3%A9,e%20servi%C3%A7os%20oferecidos%20no%20mercado. Acesso em: 10 set. 2022.

Continue navegando