Logo Passei Direto
Buscar

técnicas de Conservação, Preservação e Gestão de Documentos avaliação 1

User badge image
Erika Kindler

em

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:766971)
A+Alterar modo de visualização
1A conservação preventiva em bibliotecas possibilita desenvolver ações estratégicas diretas ou indiretas sobre os acervos, e também sobre os ambientes em que estão acondicionados. Assim, a conservação preventiva realiza procedimentos que antecedem a deterioração dos acervos. Sobre as medidas de conservação preventiva, assinale a alternativa CORRETA:
A
Enxertos em partes faltantes do miolo, controle das condições ambientais, correto manuseamento.
B
Aumento dos níveis de temperatura e da umidade relativa do ar, remendos em folhas rasgadas e higienização das folhas e capas.
C
A higienização de livros/documentos, correto manuseamento e acondicionamento, controle das condições ambientais.
D
Recuperação de encadernações, higienização de livros/documentos, intervenções profundas e intrusivas.
2As unidades de informação atualmente precisam se preocupar com o estabelecimento de políticas de preservação digital. A Câmara Federal dos Deputados e o Arquivo Nacional são exemplos de bibliotecas ou arquivos que estabelecem essas políticas. Quanto à finalidade das políticas de preservação digital, analise as sentenças a seguir: I- As políticas de preservação digital têm a finalidade de orientar legalmente a preservação e acesso aos objetos digitais. II- Constituem registro material de um fazer científico, de uma cultura, de expressão artística e na área das ciências exatas. III- Visam superar a obsolescência dos objetos tecnológicos e dos próprios suportes informacionais. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
3Todo suporte informacional, seja ele em papel ou outro material, ao passar por uma intervenção que o modifique, deve receber registros documentais de seu estado anterior e posterior a essa alteração. Essa posição é considerada ética profissional. Sobre as atitudes éticas em que o bibliotecário deve se nortear, analise as sentenças a seguir: I- Respeito à integridade do material. II- Realizar a menor intervenção possível. III- Realizar o processo de documentação quando o acervo for somente de obras raras. IV- Seguir as anotações realizadas no desmonte da obra antes do restauro. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
4É a partir da ética que serão direcionadas as nossas ações, comportamentos e atitudes. A restauração e a conservação de acervos bibliográficos e documentais atende a princípios éticos que devem estar presentes no desenvolvimento de coleções. Há princípios éticos que devem nortear as atitudes de bibliotecários, arquivistas e museólogos, frente à preservação e restauração de bens culturais. Sobre as atitudes éticas na conservação e restauração, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O Código de Ética apresenta normas de conduta para o exercício das atividades dos profissionais e das ações biblioteconômicas. PORQUE II- A norma é o documento que aborda os objetivos, deveres e obrigações, direitos, proibições, infrações disciplinares e penalidades, aplicação de sanções, honorários profissionais e disposições gerais dos profissionais. Assinale a alternativa CORRETA:
A
A primeira proposição é verdadeira, e a segunda é falsa.
B
A primeira proposição é falsa, e a segunda é verdadeira.
C
As duas proposições são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D
As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
5Pode-se afirmar que a conservação é entendida como um "conjunto de melhorias do meio ambiente e dos meios de armazenagem e proteção que visam a retardar a degradação dos materiais do acervo" (ANTUNES, 2015, p. 110). Nessa definição, há dois tipos de ação conservadora. Sobre as possibilidades de ação conservadora em bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ANTUNES, C. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM - USP. In: VIEIRA, B. V. G.; ALVES, A. P. M. (Orgs.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
A
Preventiva e Restauradora.
B
Restaurativa e Interativa.
C
Recuperadora e Manuseio.
D
Higienizadora e Preventiva.
6A digitalização do acervo exerce relevância na preservação dos documentos originais, uma vez que admite acesso aos documentos sem precisar tocá-lo ou manuseá-lo. Para tanto, a biblioteca deve disponibilizar equipamentos tecnológicos de ponta, como escâneres planetários, que não causam danos ao acervo, backs digitais, escâner para material de grande porte e escâneres para microfilme. Sobre o processo de digitalização, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Dentre os critérios para digitalização de uma obra está a raridade, o ineditismo, a cronologia, o estado de deterioração ou fragilidade. PORQUE II- A digitalização é um procedimento caro que exige equipamentos de alta complexidade que adota padrões e normas que garantirão a preservação por longo prazo, além da qualidade do acesso através das imagens produzidas para transmissão na Internet. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
B
A primeira proposição é verdadeira, e a segunda é falsa.
C
A primeira proposição é falsa, e a segunda é verdadeira.
D
As duas proposições são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
7Arquivos, bibliotecas e museus são os três tipos de unidades de informação que possuem como ponto em comum os seus acervos formados por objetos, livros, obras de arte, documentos em papel, fotografias, entre outros. Especificamente no caso das bibliotecas, preservar é uma questão necessária e urgente. Sobre a preservação nas bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ANTUNES, C. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM - USP. In: VIEIRA, B. V. G.; ALVES, A. P. M. (Orgs.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
A
A preservação congrega três tipos de preocupação com os livros: ambiental, física e de transferência de conteúdo intelectual.
B
A preservação é a informação extraída desses acervos para divulgação aos seus públicos.
C
Preservar abarca todas as operações que são voltadas à manutenção e à possibilidade de acessos aos materiais.
D
As atividades de preservação buscam a extensão da vida química dos documentos.
8O conceito de segurança para acervos e funcionários é abordado por Teixeira e Ghizoni (2012). Segundo os autores, envolve cuidados de proteção contra roubo, depredações, danos gerais causados por condições de guarda e exposição inadequada e medidas de salvaguarda contra catástrofes. Sobre as medidas de segurança aos objetos, analise as afirmativas a seguir: I- Máscaras, chapéus, cestos etc. são peças que precisam de sustentação para não deformarem sua estrutura. II- Esculturas e estátuas devem ser retiradas de sua base e protegidas em seus relevos e extremidades. III- Uma pintura deve ser sustentada pela sua tela. IV- É recomendável o controle de acesso e de circulação de pessoas nos locais de guarda e preservação do acervo. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: TEIXEIRA, L.; GHIZONI, V. Conservação preventiva de acervos. Florianópolis: FCC, 2012.
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C
As afirmativas II e III estão corretas.
D
As afirmativas I, II e III estão corretas.
9A respeito da raridade de um livro, há alguns critérios que precisam ser considerados. Um deles é chamado limite histórico, ou seja, observar, por exemplo, os períodos que caracterizam a produção artesanal de impressos, bem como a fase inicial da imprensa em determinado lugar. Sobre os critérios das obras raras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O valor cultural de um livro é definidopor aspectos como a presença de ilustrações produzidas artesanalmente e os materiais utilizados para a confecção do suporte na impressão. ( ) Um critério para definição de obra rara é observar as características particulares do exemplar que se tem em mãos, como a presença de autógrafo ou dedicatória de personalidade importante. ( ) Preciosidade e raridade são características de obras raras definidas por dicionários e enciclopédias bibliográficas especializadas nesse tipo de publicação. ( ) Não ter sido restaurado e nem ter sofrido nenhum tipo de dano do tempo nas páginas da publicação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
V - V - F - F.
C
F - V - V - F.
D
V - F - F - V.
10O uso de critérios de raridade visa estabelecer a diferença entre obras valiosas e as demais. A definição para obra rara não é consensual. Rodrigues (2006) traz em sua obra aspectos para a verificação de livros raros. Sobre o que deve ser levado em consideração na atribuição de raridade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os períodos que caracterizam a produção artesanal de impressos, bem como a fase inicial da imprensa em determinado lugar, são indícios do limite histórico, da raridade de uma obra. ( ) Ilustrações produzidas artesanalmente, tipos de materiais para a confecção do suporte na impressão, tipo de papel e emprego de pedras ou materiais preciosos na encadernação levam a identificar uma obra rara. ( ) Publicações em pequenas tiragens, censuradas, expurgadas, primeiras edições são características do valor cultural de uma obra rara. ( ) A documentação detalhada da obra contendo o registro fotográfico e o fichamento com descrição minuciosa da restauração são indícios de uma obra rara. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: RODRIGUES, M. C. Como definir e identificar obras raras? Critérios adotados pela Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul. Ciência da Informação, v. 35, n. 1, p. 115-121, jan./abr. 2006.
A
F - F - V - V.
B
V - F - V - F.
C
V - V - V - F.
D
F - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina