Buscar

Fórum Sociedades Anônimas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Insider Trading é o nome utilizado para referir-se aquele que obtém informações privilegiadas e ou sigilosas e que ainda não foram divulgadas sendo obtidas pelo cargo e posição que ocupa dentro da S.A e a divulga com intuito de obter vantagens econômicas indevidas para si ou para terceiros. Podendo até manipular artificialmente o mercado financeiro em razão de seu conhecimento. Violando assim com os deveres de lealdade Art. 155 e de informação Art. 157 da lei 6.404/76. Lei nº 10.303/01 alterou a Lei da CVM, incluindo os arts. 27-C e 27-D. Tal alteração, na prática, significou que a partir do advento de tal norma, o insider trading passou a ser considerado crime, tanto na modalidade de manipulação de mercado quanto de uso indevido de informação privilegiada. 
De acordo com a LSA, os administradores possuem três deveres essenciais para com a companhia: o dever de diligência de gerir o negócio com cuidado e competência, de servir com lealdade lembrando que atua para o bem da companhia, e o dever de informar, que está ligado a necessidade de transparência dos negócios da Sociedade Anônima.
 	Em relação ao caso em questão, vale dizer que a Sadia não foi transparente com os seus acionistas, deixando de informar a sua intenção em propor uma oferta para adquirir a Perdigão. Os acionistas são aqueles que investem, colocam seus investimentos em ações colocando em risco o seu capital eles têm o dever de serem informados e até mesmo de votarem numa decisão dessas, onde tal alteração irá impactar nas ações e na valorizarão de capital.
 Alem de comunicar aos seus acionistas são obrigados a comunicar também a bolsa de valores e a imprensa. Violando assim o artigo 157 §4. Causando assim insegurança para com os investidores, pois a Sadia e a Perdigão são as maiores empresas do ramo no mercado Brasileiro e a fusão delas gerará um grande impacto no mercado da bolsa de valores, fazendo o mercado fique instável e os investidores inseguros e com isso os investidores não tenham interesse nas ações.
Conforme o artigo 158 da Lei 6.404/76 o Administrador da S.A não e responsável pelas obrigações que contrair em nome da Sociedade e em virtude de ato regular de gestão. Mas o inciso I do referido artigo fala que se houver dolo ou culpa o administrador respondera civilmente pelos prejuízos que causar. No caso da Sadia/ Perdigão o administrador faltou com o dever de sigilo conferido por lei e não teve o dever de diligencia e lealdade.

Outros materiais