Buscar

his 9

Prévia do material em texto

1. 
Durante a Idade Moderna, os reinos europeus tinham
práticas econômicas específicas, diretamente relacionadas
​​​​​​​ao colonialismo. Leia o trecho a seguir, retirado da carta de
Pero Vaz de Caminha, escrita após a descoberta do território
americano pelos portugueses:
“Senhor [El-Rei D. Manuel], [...] E hoje que é sexta-feira, primeiro dia de maio, saímos em terra com nossa bandeira; e fomos desembarcar no rio acima [...] Até agora não podemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal [....] Contudo a terra em si é de muitos bons ares, frescos e temperados como dos de Entre-Douro e Minho.”
Assinale a alternativa correta:​​​​​​​
D. 
A partir do trecho, deduz-se o interesse de Portugal em metais preciosos, o que está em conformidade com as práticas coloniais e mercantilistas, além da concepção metalista de riqueza.
2. 
As práticas bandeirantistas, durante muito tempo, foram narradas
de forma épica e heroica para a criação de uma identidade coletiva, baseada nos valores da coragem e do voluntarismo. Contudo, os relatos da época e os trabalhos historiográficos mais recentes têm desmistificado essa imagem das bandeiras e dos bandeirantes.  Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Uma das funções das bandeiras era o apresamento de indígenas
e sua comercialização como escravizados, evidenciando que essas missões não eram apenas exploratórias do território.
(  ) As bandeiras foram grupos originalmente constituídos para a destruição dos quilombos e a captura dos africanos e afro-brasileiros fugidos; posteriormente, devido ao seu sucesso, tornaram-se tropas de aprisionamento indígena.
(  ) Os bandeirantes eram jesuítas que, em suas marchas pelo sertão da colônia, buscavam indígenas para serem aldeados e, dessa forma, convertidos à religião católica, aumentando o número de fiéis na conjuntura da Reforma Religiosa.
(  ) As práticas bandeirantistas foram responsáveis pela ampliação do território da América portuguesa, e, na expansão territorial, houve uma série de conflitos com a Coroa espanhola em relação à posse da terra e à soberania.
A ordem correta é:
E. 
V – F – F – V.
3. 
O poeta Claudio Manoel da Costa (1729-1789) escreveu, entre os anos de 1769 e 1773, o poema Vila Rica, como era chamada à época a atual cidade de Ouro Preto. Leia os versos a seguir, retirados desse poema:
“Vê os Pires, Camargos e Pedrosos,
Alvarengas, Godóis, Cabrais, Cardosos,
Lemos, Toledos, Pais, Guerras, Furtados,
e outros que, heróis assinalados
se fizeram no arrojo das conquistas.
​​​​​​​Ó sempre grandes e imortais paulistas!”
Sobre o poema e o contexto histórico ao qual faz referência, são feitas as seguintes afirmações:
I – Os sobrenomes elencados no poema fazem referência aos indígenas, que resistiram heroicamente às investidas dos bandeirantes em seus territórios.
II – “Fazer-se no arrojo das conquistas" diz respeito aos benefícios econômicos e simbólicos que certos homens obtiveram ao se dedicarem à realização das bandeiras.
III – “Ó sempre grandes e imortais paulistas!” é um verso de ufanismo em relação aos “paulistas”, nomenclatura também utilizada para se referir aos bandeirantes.
Qual(is) está(ão) correta(s)?​​​​​​​
E. 
Apenas II e III.
4. 
O jesuíta italiano André João Antonil, em sua obra Cultura e opulência do Brasil, escrita em 1711, assim descreveu, no aspecto social, a descoberta de ouro na região das Minas:
“Cada ano, vêm nas frotas quantidade de portugueses e de estrangeiros, para passarem às minas. Das cidades, vilas e recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos e pretos, e muitos índios, de que os paulistas se servem. A mistura é de toda a condição de pessoas: homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clérigos, e religiosos de diversos institutos [...]”.
Com a mineração, houve significativas mudanças na estrutura econômica e social da América portuguesa no século XVIII. Assinale a alternativa que evidencia, respectivamente, uma transformação no aspecto econômico e social:
A. 
O deslocamento do eixo comercial exportador do Nordeste açucareiro para o Sudeste minerador e uma complexificação da estrutura e hierarquia sociais.
5. 
A descoberta de metais preciosos na América portuguesa no século XVIII ocorreu em um momento em que Portugal atravessava uma grave crise econômica. Para controlar a exploração de ouro na colônia e evitar a sonegação de impostos e o contrabando, uma série de medidas foi tomada pela Coroa. Sobre esse tema, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
(  ) A Igreja Católica foi a principal instituição a coibir a sonegação e o contrabando, já que o lucro e a usura eram considerados pecados, e a maioria da população era católica.
(  ) A Coroa criou diferentes impostos e obrigou os mineradores a utilizarem suas casas de fundição para, dessa forma, evitar que burlassem o fisco.
(  ) A concessão do monopólio de exploração do ouro para os paulistas gerou revolta nos grupos que recém haviam chegado à região das Minas, conhecida como Guerra dos Emboabas.
(  ) A extração do ouro e as práticas econômicas correlatas, como a agricultura de subsistência e o tráfico de africanos escravizados, extinguiram a produção açucareira no Nordeste.
A ordem correta é:
A. 
F – V – F – F.

Continue navegando

Outros materiais